"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

quinta-feira, 15 de março de 2012

Como gerencio meu emagrecimento

Essa semana li no site Emagrecer de vez um artigo sobre como monitorar corretamente os resultados para não se frustrar (você pode ler o post neste --> link). Concordo totalmente com as informações postadas por lá. Inclusive já seguia algumas das dicas.

Tenho trabalhado no meu emagrecimento como num projeto. Para mim é importante gerenciar todo o processo para que eu tenha a real noção do progresso.

Estou usando as seguintes ferramentas, para gerenciar o projeto:

1. Planilha com controle de peso e circunferências, todo domingo tenho atualizado os valores:




2. Aplicativo no celular para registro de Cal/dia e atividades físicas. Eu uso o Noom, que para mim é um dos melhores para celulares com Android:



3. Acompanhamento da Composição Corporal - Nas consultas com o nutricionista, faço o acompanhamento numa balança com análise por bioimpedância. Utilizamos uma balança que gera um relatório bem completo, com informações sobre % de gordura, quantidade de massa magra e água no organismo. O legal é que o equipamento ainda segmenta o corpo para você ter uma melhor noção onde estão as maiores concentrações de gordura. Seguem aí trechos de dois relatórios (um no início do projeto e outro mais recente, na última consulta):




4. Escrever um diário - É muito importante registrar o seu dia-a-dia, ajuda a manter o foco e sempre que pinta algum desanimo, é só reler o diário que você se motiva na hora. No meu caso o diário acabou virando o blog ;-)





Acredito que para alcançar os resultados esperados é preciso esforço, mas nem todo mundo precisa fazer todo esse "gerenciamento". Entendi que isso era necessário NO MEU CASO, pois cheguei a pesar 150kg! Para minha altura esse peso equivale a um IMC de 46 = Obesidade Mórbida. Eu precisaria eliminar praticamente metade do meu peso para ficar com um peso saudável. Porém, se fosse para eliminar poucos quilos, de 5 a 10 por exemplo, com certeza eu não iria fazer um controle tão trabalhoso e cheio regras.

A dica é: Se você busca o emagrecimento, faça algum planejamento e gerencie o progresso conforme sua necessidade e disposição.

É isso aí pessoal. Um abraço a todos.


5 comentários:

  1. Ola, encontrei seu blog na lista de blogs na pagina do Desafio das Estações. Como voce eu também faço o gerenciamento do meu peso em tabelas... Vi que voce usa uma tabela do tipo Excel para o gerenciamento, nesse tipo de tabela voce também pode fazer previsões (usando as trendlines dos graficos), eu faço isso e fico muito motivada a seguir adiante! Parabéns pela sua força de vontade e pelos kg perdidos!! Sucesso! Carol Candea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carol!
      Eu não tinha pensado em usar Gráficos de Tendência, vou pesquisar sobre o assunto. Abçs

      Excluir
    2. Onde tu conseguiu essa planilha com controle de peso e circuferências? Eu estou procurando uma e não estou achando.

      Excluir
  2. Boas dicas, vou ler o link indicado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...