"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Perder peso é a mesma coisa que emagrecer?

  
Já tem algum tempo que quero falar sobre esse assunto: a diferença entre perda de peso e emagrecimento. Nessa semana a Camys do blog Pensando Magro fez um post muito bom falando sobre isso, deem uma passada por lá para conferir. E caso queiram mais informações sobre o assunto deem uma lida no seguinte artigo do site Emagrecer de Vez

Bom, normalmente medimos nosso progresso pelo peso na balança. Então pensando num IMC de 25, defini minha meta final em 81kg.

Nota: O IMC (índice de massa corporal) é o resultado da divisão do peso pela altura ao quadrado. Com o valor do índice é possível classificar o grau de obesidade (veja mais detalhes nesse link). 

Eu cheguei nesse valor, depois que montei a tabela ao lado, onde calculo os limites de peso para cada tipo de Obesidade (no meu caso).

Portanto, nesses últimos 09 meses, consegui sair de uma Obesidade Mórbida (IMC = 45) para uma Grau I (IMC = 32).

Coloquei essa meta de 81kg, pensado num IMC = 25, que seria equivalente a num peso "saudável", conforme essa classificação.  Isso significa que do meu peso atual eu teria que eliminar mais 25kg!!! 


Ou crescer para uma altura de 2,05mts  

O problema do IMC, é que ele só leva em conta o peso total. Desconsiderando as diferenças que as pessoas tem com relação composição corporal. Então, na verdade,  uma melhor medida para o emagrecimento seria o percentual de gordura no corpo.

Na última consulta com o Nutricionista, analisamos meu relatório da balança que mede a composição corporal e chegamos à seguinte conclusão:

Se eu consegui manter a musculatura que tenho hoje, 40kg, seriam necessários eliminar bem menos peso para chegar a uma faixa normal do percentual de gordura (entre 10 e 20%). 

Vejam aí o relatório mais recente que tenho:

Na data desse relatório eu estava com 33,5% de percentual de gordura. Para chegar a 20%, eu precisaria eliminar aproximadamente 18kg de gordura. Ficando assim com 90kg, o que ainda seria considerado sobrepeso. Taí comprovada a diferença entre a perda de peso e o emagrecimento.


Observação: Essa conta não é assim tão direta, normalmente com a perda de gordura eu também perderia água e massa magra.

A conclusão que eu chego é que graças às atividade físicas e principalmente à musculação, estou conseguindo manter a quantidade de massa magra. Isso demonstra que é um mito achar que só se emagrece fazendo atividade aeróbicas.

Comparando com o relatório mais antigo que tenho (20/10/2011), a diminuição no percentual de gordura já foi expressiva:

O post já ficou um pouco grande, mas se você leu até aqui e ficou pensando que o assunto é interessante, mas você não teria acesso a uma balança com bioimpedância para medir seu percentual de gordura. Indico usar outras formas:
  • Fita métrica, para medir as circunferências, principalmente a abdomnial; e
  • Usar calculadoras que tem na web para chegar ao valor do percentual. Indico a do site Emagrecer de Vez, (veja nesse link).

Bom pessoal é isso aí, fazia tempo que eu não falava de outra coisa a não ser corrida. O assunto perda de peso acabou ficando acumulado. Desculpem o tamanho do post.


Abraços





4 comentários:

  1. Parabéns, amigo, muito esclarecedor. Meu carinho.

    ResponderExcluir
  2. Fala Danilo, concordo contigo, pus como meta o peso de 80Kg mas tá difícil. Faço dieta e atividade física mas o peso não está diminuindo muito. Acredito que estou transformando gordura em massa magra, sem perder peso. Vou voltar no Adelmir e ver o que podemos fazer. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana essas explicações, Danilo, a minha nutri falou sobre IMC na minha última consulta, que tem que ser levando em conta a estrutura óssea, essas coisas todas, que eu sei que vc bem sabe... Mesmo assimm, continuo usando os valores do meu IMC pra calcular às minhas metas, mas já marquei uma consulta com um médico ortopedista que é especialista em Biompedanciometria e Medicina Esportiva, quero fazer todos esse exame pra poder recalcular minhas metas, com valores mais realistas, né??? E tô super empolgada, pois quero começar a me aventurar pelas corridas de rua também, tenho lido tanto sobre isso que estou muito a fim de correr também, e vc foi/é um grande inspirador pra isso...
    Adorei o post, viu???
    Bom final de semana pra vc.
    Beijos,
    Beth Matos =)

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você danilo e parabéns foi um otimo desempenho!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...