"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dicas do Confessor #01 - Reeducação Alimentar


Conforme prometido na semana passada, vou fazer uma sequência de posts com dicas sobre emagrecimento. Essas dicas na verdade não são invenções minhas. Muitas delas são informações que eu adquirir de várias fontes e estão dando certo para mim. Nestes posts vou dar minha opinião sobre cada uma e falar como é seguir a dica em questão.  

A ideia é fazer posts curtos com 3 ou 4 dicas, sempre marcados com a tag dicas-do-confessor, e com um assunto específico. Espero que gostem.

Nesse 1º post o tema será Reeducação Alimentar (a conhecida RA). Mas antes de qualquer coisa, vou definir o que é RA para mim: De forma resumida eu diria que é a mudança dos hábitos alimentares levando em consideração um maior conhecimento sobre o que comemos. Reeducação Alimentar não é uma receita ou uma dieta, é um processo de aprendizagem.

Vamos às dicas:

DICA 01 - Informe-se
No meu entendimento a Reeducação Alimentar para dar realmente certo depende do quanto você esta disposto a aprender sobre a alimentação. Nesse aspecto existem várias fontes de informação. Mas a 1a que que todos deveriam procurar é um bom nutricionista. Ele que irá entender suas necessidades, vai explicar as propriedades dos alimentos e montar uma dieta personalizada (se você precisar de uma dieta).
Além do nutricionista recomendo também ler livros sobre o assunto, e pesquisar na internet. Existem vários sites e blogs legais com muita informação e dicas interessantes. Procurem os que tenham informações mais embasadas e que não fiquem somente nos modismos. Eu leio vários sites, mas vou indicar um que acompanho desde o início do meu emagrecimento, o Emagrecer de Vez, dos que eu achei por aí é um dos melhores. Em termo de blogs existem vários (veja aqui na barra lateral do blog os que eu leio). Já em termo de livros, confesso que ainda não busquei nessa fonte, mas já vi muitos elogios ao Pense Magro da Judith Beck.


DICA 02 - Conheça novos sabores
Li em algum lugar que é possível mudar nosso paladar e eu percebi isso na prática. Eu detestava vinho seco ou o café não adoçado. Achava os dois muito amargos e não entendia como as pessoas gostavam. Mas aos poucos fui diminuindo o adoçante do café e passei a apreciar os vinhos menos adocicados. Acho que o açúcar mascarava o sabor, e agora aprecio essas bebidas. Não sou um conhecedor de vinho, estou longe disso, até porque só compro os baratinhos, mas foi uma boa troca que eu fiz. 
Então, se você é desses que detestam alguma comida que todos falam que é saudável, a salada por exemplo, sugiro variar. Saia da receita básica, alface+tomate, prove outros vegetais, inclua frutas que você goste.  Hoje em dia me alimento de legumes que eu sempre passava longe, como berinjela e abobrinha, e o principal é gosto muito desses alimentos. Então é isso, vá treinando aos poucos seu paladar que você aprenderá a ter prazer pelos alimentos saudáveis e a RA deixará de ser um sacrifício.


Bom, pessoal para o post não ficar muito longo vou ficar, por enquanto, somente nestas duas dicas. Semana que vem continuo com o assunto RA. Deixem aí nos comentários suas opiniões, dúvidas e dicas de assuntos.




Abraços





10 comentários:

  1. Oi Danilo! Adorei esse post e gosto desse gênero de post, porque me ajuda muito!

    Realmente, experimentar novos sabores é ótimo e descobri coisas muito gostosas, como por exemplo o damasco seco, que eu nunca tinha provado e agora gosto muito. Legumes e verduras idem!

    Quanto a nutricionista, eu tive algumas experiências. Mas tirar dieta do computador e imprimir pra mim, não gostei nada! Claro que existem melhores profissionais e temos que procurar um que realmente valha a pena!

    Tenho o livro Pense magro e gostei bastante.

    Parabéns pelo post!
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, amigo, em termos de paladar, a gente consegue se acostumar, né ? Eu fiz isso com inúmeros alimentos que antes eu não gostava ... acabei me acostumando com eles e, atualmente, como sem problema algum ... Meu carinho.

    ResponderExcluir
  3. excelentes dicas!
    é isso mesmo, vc falou tudo. e é sempre vou relembrar... obrigada!

    o beijo!

    ResponderExcluir
  4. Falei sobre ti no meu blog, mas agora fiquei na dúvida, se puderes, leia o post, não falei nada demais, mas podes não gostar!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Dicas valiosas, esse de experimentar novos sabores é muito boa!

    Ótimo fim de semana! Bjim.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Danilo,

    Cheguei até o teu blog pela Expatriada. Sempre que os blogs que eu sigo citam ou indicam outros eu venho conhecer... Adorei ter a oportunidade de encontrar teu blog, muito lindo e cheio de experiências pra compartilhar. Adorei!

    Tu és um exemplo de superação, força de vontade e persistência... Cara tu já mudou horrores e ainda tem um caminho pela frente. És um vencedor!

    Estarei te acompanhando =)

    Beijo Charmoso :*

    Um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  7. Minha 1ª visita ao teu blog e já curti de cara! Muito legal ver um rapaz falando sobre assuntos que geralmente nos pertence. Ler sobre emagrecimento e afins pela ótica de um homem certamente vai ser bem interessante e é por isso que vou adicioná-lo a minha lista. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olha amei esse post estou na fase de mudar algumas coisas na alimentação só como o trivial, vem dando certo mas preciso diversificar, lindo blog já estou te seguindo, grande beijo.

    ResponderExcluir
  9. Nossa você me deu uma ingessão de animo, muito obrigada, quer voltar a ter essa firmeza que você obtém hoje, estou aqui pela primeira vez e só tenho que te parabeniza ! obrigada !

    http://minhalutapeloemagrecimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi vi seu blog no blo de uma amiga vim aqui e adorei já estou te seguindo bjos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...