"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Dicas do Confessor #3 - Motivação


"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"
Gandhi, líder espiritual e pacifista indiano.



Não sei se vocês já perceberam essa frase ali no topo do blog. Eu a peguei no facebook há algum tempo e até hoje a uso como lema. Acho que ela tem tudo a ver com o assunto das Dicas do Confessor de hoje.

Semana passada eu estava tirando umas fotos das medalhas das corridas que já participei e comecei pensar em como foi gratificante todo o esforço para concluir cada prova. Aí, lembrei que algumas pessoas me perguntam como manter a motivação?

Normalmente tais pessoas começam animadas com dietas e atividades físicas, mas com o tempo vão desistindo. Então, hoje vou falar algumas dicas que estão dando certo para mim quando o assunto é motivação.



DICA 6 - Procure fazer coisas que goste

Ninguém vai conseguir adquirir um novo hábito fazendo algo que não goste. Quer se manter motivado? É só tornar as mudanças de hábitos prazerosas. Não adianta ficar só sonhando com o resultado final resultado final e viver sempre no sacrifício para alcançá-lo. Então, a dica é: Descubra nos alimentos saudáveis, os que você gosta e invista neles. E, principalmente, encontre a atividade física que te realiza de alguma forma. Dessa forma pratica-la será algo natural. Eu descobri uma de minha maiores satisfações com a prática das corridas de rua, e olha que há 01 ano atrás eu mal conseguia caminhar.


DICA 7 - Defina metas e se desafie a cumpri-las

Já falei bastante sobre metas nos últimos dias, mas essa dica não podia faltar. Para mim é necessário ter metas claras para me manter motivado. Podem ser pequenas metas, algo como passar um tempo sem tomar refrigerantes, ou tentar correr uma quilometragem um pouco maior durante os treinos de um determinado mês. A cada meta superada a motivação só aumenta. Algumas pessoas para se motivarem mais ainda, definem prêmios para cada meta alcançada. Aqui só tenho um alerta a fazer: defina metas razoáveis, pois o efeito pode ser oposto, caso elas se tornem inalcançáveis.


DICA 8 - Receba bem os elogios

Se tem algo que levanta a alto estima de uma pessoa é o elogio. Mas não adianta nada alguém te dar um elogio e você ficar sem graça e não recebê-lo adequadamente. Você acaba por desestimular as pessoas a te elogiarem novamente dizendo coisas do tipo "eu não mereço", "não é para tanto", etc. Então, a dica é receba bem os elogios e retribua os elogios sempre que as pessoas também se superarem em algo. Quem não gosta de um boa massagem no ego, não é verdade?




DICA 9 - Registre e valorize o caminho que já percorreu

Quando eu estou um pouco desanimado tenho um remédio ótimo: Abro o blog e começo a ler posts e comentários antigos. Na mesma hora o desanimo vai embora. A dica é essa registre e valorize o caminho percorrido. Caso você não queira fazer um blog, tem várias opções: Registrar num  diário, tirar fotos, guardar lembranças (como as medalhas), etc. O importante é ter algo que te ajude a lembrar o quanto foi bom passar por cada etapa e te motive a continuar.

Ontem aconteceu um exemplo de como isso é útil. No fim da tarde eu estava em casa a toa, aí decidi dá uma lida em posts antigos do blog, acabei caindo nesse aqui: As dores no início das atividades físicas. Na mesma hora me animei a sair e fazer uma corridinha. Durante a corrida foi ótimo passar correndo em frente a um banquinho que a quase um ano parava para descansar de dores que eu sentia para fazer uma simples caminhada.




Bom pessoal, acho que ainda dá para falar mais sobre motivação, mas para o post não ficar ainda maior vou deixar para um próximo Dicas do Confessor. Quem não viu os outros posts com as dicas, seguem abaixo os links:
Dicas do Confessor #01 - Reeducação Alimentar
Dicas do Confessor #02 - Reeducação Alimentar


Obs.: Como já falei anteriormente, essas dicas são baseadas na minha experiência durante esses últimos meses. Nem tudo que funcionou para mim vai dar certo para outras pessoas e o ideal é sempre procurar um apoio profissional (médicos, nutricionistas, professores de educação física e psicólogos). Espero com esses posts, devolver um pouco do conhecimento que me passaram tanto na internet como no dia-a-dia. 
E por favor, deixe aí nos comentários sua opinião, ela é muito importante tanto para mim, como para outras pessoas que passarem por aqui. Vamos aproveitar um dos maiores benefícios da internet que é compartilhar experiências.


Abraços e uma boa semana a todos









8 comentários:

  1. Falllaaa Danilão !!!

    Parabéns pelas dicas, é isso ai passar as nossas experiencias para os proximos que virão com os mesmos objetivos, concordo contigo motivação é fazer algo que gosta, algo que está dando resultado, como nós gostamos de corrida, cada final de semana tem uma diferente com a Km diferente, então por isso que no meu caso foi facil emagrecer através das corridas....
    Continue assim..

    Forte Abraço

    Léo

    www.pisandopoai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É isso aí. Concordo com todas essas dicas. Comecei a correr para perder peso e tentar ser mais saudável. Agora que já consegui, não sei dizer por que corro. Eu sei que gosto e não consigo mais parar.

    ResponderExcluir
  3. Temos que ter cuidado com a dica 7.
    Eu fui "me premiar" por uma semana legal e comi 2 doces de amendoim (meu vício hahaha) numa tacada só.

    Obrigadão pelo post Danilo.
    Sucesso.

    www.corridasdoluizz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo Danilo, ótimo post, temos que saber lidar com os elogios e desafio só assim conseguimos encontrar nosso ponto de equilibrio, sendo assim tudo se encaminha, abraço, fique na paz.

    ResponderExcluir
  5. Coberto de razão, amigo !! É tão gratificante ver nossas medalhas, né, amigo ? Não importando colocação ou mesmo tempo, o que importa, INICIALMENTE, é nossa reviravolta, nossa vida nova e todos os benefícios que esta nova fase nos tem proporcionado. O restante é apenas um detalhe : melhorar tempos, performance, etc ... Beijo, excelente teu post.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do seu blog! Que força de vontade!!!Parabéns pelos novos hábitos. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Como sempre ótimas dicas! Tenho tirado muito proveito das pequenas metas.. Elas são com um injeção de ânimo e cada vez que as alcanço fico radiante. Iniciei um treino leve de corrida e caminhada... Quem sabe daqui um ano não nos encontramos por aí!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog,eu tbém comecei a correr para emagrecer ,só que eu pensava só emagrecer,a corrida pra mim era um sofrimento,acabei esquecendo dos kilos a mais e acabei curtindo a corrida e correndo com prazer,hj não vivo sem a corrida.
    bons treinos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...