"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Circuito Brasília de Corrida de Rua - Etapa Lago Sul - Meu relato

Na noite anterior tudo já estava preparado para a prova
Ontem participei dos "10km" da Etapa Lago Sul do Circuito Brasília de Corrida de Rua. Coloquei a distância entre aspas porque no fim da prova descobri que era bem menor. Mas deixa esse assunto para daqui a pouco.

Eu estava bem preparado para essa prova, tenho treinado corrida pelo menos 3 vezes por semana. Nessas últimas duas semanas corri uns 60km e ainda fiz um trekking de 20km.

Meu objetivo seria correr sem forçar muito e tentar baixar meu melhor tempo na distância (54'37"). Iria correr de olho nos batimentos cardíacos e no relógio.




A CORRIDA

A largada estava marcada para as 8hs, mas por probleminhas fisiológicos, que não vem ao caso agora , cheguei um pouco em cima da hora para pegar o chip.

Ontem ocorreu também aqui em Brasília a Corrida e Caminhada Esperança. Então, fiquei impressionado com a quantidade de corredores na área da arena montada para a prova.

Com meu atraso, só deu tempo para fazer um pequeno alongamento e deixar para aquecer correndo mesmo.

Eu, Eliana e Marco após os "10km"
Comecei a prova com meus amigos que estão sempre participando dos treinos e das provas comigo, Eliana e Marco. Eles estavam inscrito para os 5km, mas decidiram, de última hora, tentar correr os "10km" também. Para não ficar no meio da muvuca, nos posicionamos lá no fundão e largamos uns 6mim depois do início da prova. Fomos num ritmo lento no início, para aquecer.

Um pouco antes da placa de 1km eu decidi começar minha corrida contra o relógio, me despedi dos amigos e passei a correr no ritmo que eu tinha planejado. Encontrei mais amigos e familiares durante os kms seguintes, cumprimentei eles, mas mantive o ritmo.

O percurso era praticamente plano, então deu para correr tranquilo a primeira parte da prova. Chegando na placa de 5km dei uma olhada no relógio e vi que estava marcando 27min. Ótimo era só manter a passada que conseguiria bater o tempo fácil.

Depois de uma leve subida, passei pelo posto de hidratação com isotônicos, e tomei logo 2 copos. Aproveitei também, que tinha um posto com água um pouco mais a frente, e peguei um copo só para derramar todo na cabeça. Com energias renovadas passei pela placa dos 8km e olhei novamente para o relógio, 43min. Hora de segurar a empolgação, e manter o ritmo. A ideia era gastar tudo no último quilometro.

Como eu tinha largado lá no fundão, acabei não achando nenhum outro corredor no mesmo ritmo para usar como referência e fiquei a prova quase toda passando todo mundo que via pela frente. Isso deixou minha motivação lá em cima. 

Chegando na placa dos 9km, eu nem olha mais os batimentos cardíacos, o cronometro marcava 47'45". Chegou a hora de gastar a energia final. Fiz a conta de cabeça e pensei que fazendo um bom sprint daria para fechar a prova abaixo dos 52min. Comecei a acelerar, mas para minha surpresa, apareceu o portal de chagada, por trás de algumas arvores. Foi aí que entendi que os "10km" eram bem menores, acelerei tudo nos 50mts finais, passei pelo portal comemorando mesmo assim. Aí foi só parar o cronometro do frequencímetro e caminhar um pouco para desacelerar. Pronto mais uma corrida na conta, apesar da distância menor estava muito satisfeito.


ORGANIZAÇÃO DA PROVA

Eu evito criticar os problemas de organização que percebo nas provas. Nunca sei se foram fatos que só me afetaram.Ou, muitas vezes, são imprevistos que não seria culpa da organizadora. Mas, nessa prova não dá para deixar de falar dos problemas.

Vou citar aqui em baixo os pontos que achei positivos e negativos:

Pontos positivos:

  1. Percurso plano - Muito tranquilo correr no trecho escolhido para a prova.
  2. Hidratação - Nessa época de seca em Brasília, foi bom ter 03 postos com água e mais um, entre os kms 7 e 8, com isotônico. Só faltou a água está um pouco mais gelada.
  3. Reposição energética - Após a prova o lanche para reposição energética veio recheado. Isotônico, paçoca, maça, banana e barra de cereal. Cheguei com tanta fome que comi tudo (rsrsrs).

Pontos Negativos:

trecho do regulamento


  1. Percurso de "10km": A prova de "10km" tinha no final aproximadamente 9,2km!!! Perguntei a várias pessoas que correram com gps e praticamente todos marcaram entre 9,1 e 9,2km. Li no regulamento da prova que os percursos poderiam ter uma variação de até 5%. Erraram de muito!!!
  2. Camisas do kit: Peguei o kit na sexta de manhã. Não gostei da escolha das cores e da quantidade de tinta nas camisas. Até deixei a camisa pegando um sol para ver se tirava um pouco do cheiro forte da tinta, mas no dia da corrida ainda dava para sentir. E ainda teve algo pior, ouvi relatos que faltou camisas para quem deixou para pegar o kit mais tarde. 
  3. Faltou medalhas:  Muitos corredores ficaram sem a medalha no final!!! Para mim essa é uma falha mais imperdoável. É brincadeira? Como assim, eles sabem quantas pessoas estão inscritas e levam medalhas faltando. O pior é que para tentar remediar, pegaram as medalhas que sobraram da 1ª etapa do circuito (a etapa Tiradentes) e colaram uma etiqueta por cima com o logotipo da etapa Lago Sul, foi essa que eu recebi. Já meus amigos, que chegaram um pouco depois, nem essa medalha etiquetada conseguiram pegar. A organização anotou os nomes e números dos vários corredores que ficaram sem medalhas, e prometeram entregar depois. Veremos...

Bom pessoal, eu decidi segurar um pouco a publicação do relato, e procurar na internet alguma explicação para as falhas, mas até o momento não achei nada. Vou mandar um e-mail para organização e incluo aqui caso eles respondam. Depois desses problemas vou pensar seriamente se participo das próximas etapas.



RESULTADO

Problemas de organização a parte. Eu fui na prova para correr e nessa parte foi muito bom participar da etapa Lago Sul. Senti claramente o resultado dos treinos, acabei a prova sobrando. Não senti nenhuma dor e me recuperei tranquilamente. Hoje já estaria pronto para outra.
resultado

Consegui atingir o objetivo de manter a frequência cardíaca sobe controle. Terminei a prova com média de 160bpm. O tempo líquido oficial foi de 48'22", fiquei em 309º de 577 na classificação geral masculino e em 62º na faixa etária. O pace médio, considerando a distância de 9,2km, foi de 5:15min/km.

Em função da quilometragem não dá para considerar que bati meu tempo. Mas mesmo assim, me diverti correndo essa prova. E isso é o mais importante. E no fim da prova ainda ganhei uma camisa do Kaymbras do Cerrado, ficou um pouco apertada, mas prometo emagrecer mais um pouco para correr com os amigos.




Amanhã volto para os treinos, pois no próximo fim de semana tem outra prova, e essa será especial, mas isso é assunto para outro post.



É isso aí pessoal, abraços e boa semana a todos.



Ps.: Desculpem o post enorme, demorei mais tempo para escrever do que para correr a prova .




11 comentários:

  1. NOssa, com exceção do percurso plano, nós corremos a mesma prova rsrsrs.

    Fiquei tão feliz, mas tão feliz com meu "record" de mais de 10min que quando desliguei o GPS do celular e vi que eram apenas 4km, quase xinguei! rsrs

    Mas mesmo assim, consegui fazer uma excelente prova, baixei meu pace (considerando uma subidona e a primeira prova que participei)e me diverti. Isso já vale né?

    Boa semana e bons treinos1

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Danilo!!!!
    Mais uma na conta e o melhor 10km!!!
    Continue focado assim, és um exemplo!
    Vi na tv o clima em Brasilia e logo pensei na sua corrida... nossa, o clima é mais um obstáculo! Parabéns por vencê-lo!

    Boa sorte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, amigo, ficar sem medalha é dose, né ? Uma falta de respeito o que fizeram ... A medalha, para muitos, tem um grande significado e é o objeto pelo qual sempre vamos olhar e lembrar com carinho de mais um percurso efetuado, remetendo a bons momentos ... Beijo, boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Oie guerreiro!
    Parabéns por mais uma prova!! Puxa..percurso errado e falta de medalhas, muito chato neh?
    E aí..resolveu treinar com assessoria esportiva? Para mim está fazendo muito diferença o acompanhamento profissional, super indico.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. hahaha, guri eu não curto cerveja não, mas marido adora kkkk

    nossa muito linda a tua postagem sobre motivação, que foto hein, medalhas e mais medalhas, mas o bonito mesmo é o que elas significam, ou seja, a chegada no teu objetivo, fim de prova...a sensação de "cheguei" consegui, me superei...

    sobre a tua pessagem, é assim mesmo, tem semanas que emagrecemos bastante, tem semanas que mantemos, e vamos levando...mas meus parabens cada vez mais longe dos 3 digitos

    uma pergunta, meio besta, mas ja perguntando, quanto tu fala em "eu tenho treinado corrida pelo menos 3 vezes na semana" é na esteira ou é na rua mesmo?, porque eu ouvi falar que a gente tem que fazer intervalo...o porque da pergunta, é que eu corro (hahaha) na esteira quase todos os dias, consegui aumentar a minha velocidade pra 7.3km e ja corro 30'...então devo fazer isso 3 vezes na semana ou posso fazer todos os dias, porque a esteira me entedia se eu ficar só caminhando...

    nossa meus parabens por estar cada vez mais se superando nas corridas, batendo os teu limites, adorei a postagem, uma pena isso hein, das pessoas ficarem sem medalhas, nossa e outra coisa o percurso ser menor...

    abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Fiquei sem medalha também... e até agora nenhum pronunciamento da Free corner... é mesmo muita falta de respeito conosco, que pagamos caro pelos kits e que estamos sendo tratados como meros "compradores", esqueceram que nós, mesmo que sejamos atletas amadores, primamos pelos melhores equipamentos (nisso incluo vestimentas e tênis, dentre outros), e simplesmente a Free Corner nos empurrou goela abaixo uma camiseta horrorosa,de péssima qualidade, com um cheiro insuportável de tinta como já citado no post e não dão a menor explicação sobre a falta de medalhas... Realmente, vou voltar a participar do circuito Adidas... esse sim, organização impecável, material de uma qualidade infinitamente superior e sempre de muito bom gosto. Estou decepcionada com a Free Corner.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela prova!! Continue firme com a meta que a prova especial está por vir, né??
    Abraço, Karinne.

    ResponderExcluir
  8. Fala Danilão !!!

    Parabéns pelo prova, e que chato hein ficar sem a medalha, isso não pode acontecer jamais, a medalha é a melhor e maior lembrança das corridas, é o simbolo do dever cumprido.....

    Bons Treinos e Forte Abraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Acho que povo da organização pensou "Vamos fazer um trajeto mais curto pro povo ficar animado com recordes" hahaha. Mas esqueceram que hoje muitos correm com GPS.
    O mais importnte é que você correu e bem. Como é gostoso ir passanddo a galera, não é mesmo Danilo?
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Grande Danilo. Parabéns por mais uma conquista apesar dos senões.
    O que vale é a diversão misturado com a saúde.
    Desta vez vc não conseguiu alguém para seguir ?

    Grande abraço e vamo que vamo.
    Osmir

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelas novidades no seu Blog.
    Provas feitas e com os LINKs. Ficou ótimo e organizado.
    Mas voltando a largada no final eu tbém acho que devemos fazer isso com uma certa frequencia.
    Nem sempre sair atrás atrapalha nosso tempo final e levanta nosso astral ir ultrapassando...rs.

    Abs
    Osmir

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...