"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Corrida JK 10K - Meu relato


Sábado participei da Corrida JK 10K. Foi o dia de correr atrás de minha 16ª medalha, e conforme falei no post  da semana passada, essa corrida iria acontecer num cenário diferente. A prova foi ao pôr do sol na ponte JK, um dos cartões postais aqui de Brasília.




OS PREPARATIVOS
Durante a semana treinei direitinho e senti que estava bem para correr bonito lá na ponte JK. Mas, antes da prova, meu sábado já começou na correria. Participei de um treinão de corrida cross com o pessoal do Grupo Personal DF. O treino foi preparatório para a próxima etapa da Cross Parque, mas isso é assunto para outro post.



Tudo pronto para corrida


Depois do treino da manhã, que foi mais puxado do que eu imaginava, almocei uma bela macarronada  e descansei um pouco até a hora da corrida.

Dessa vez consegui chegar com uma boa antecedência. Deu até para dar uma volta de carro pelo percurso, tirar algumas fotos, bater papo com os amigos e fazer um bom aquecimento.

Uma observação: Eu já tinha visto pela divulgação da prova que o percurso tinha uma altimetria complicadíssima. A partir do 4º km tinha uma subida forte até os 7,264km. Então, o desafio seria manter o ritmo nessa subida.



gráfico da altimetria fornecida pela organização

A CORRIDA

largada junto com a elite (rsrsrsrs)
Mais uma vez iria correr acompanhado do Marco, e dessa vez tentaríamos melhorar nosso melhor tempo nos 10km. A meta era completar a prova abaixo dos 54min.

Antes da largada nos posicionamos bem à frente, logo atrás da galera da elite. Além da prova de 10km, outros corredores iriam participar da corrida de 6km ou da caminhada, eles deveriam largar após o pessoal dos 10km.

A largada foi dada com um pouquinho de atraso, 9min. Segundo a organização da prova, a polícia militar pediu para aguardar um pouco enquanto finalizavam o fechamento das vias.

Largamos num bom ritmo, o 1º km era um pouco apertado, mas não houve atropelo. Quando entramos na ponte, pude ver como foi bem escolhido o cenário para a corrida. Dava para apreciar de um ponto privilegiado o pôr do sol no Lago Paranoá. Não resisti e peguei o celular para tentar tirar algumas fotos. Só essa aí em baixo que saiu com alguma qualidade para publicar (tirar foto correndo não dá muito certo, rsrsrs).



A ponte tinha uma pequena elevação no meio, mas era tranquilo correr por ela. Fomos mantendo o pace médio de 4:55min/km tanto na ida como na volta. Saindo da ponte, e passando pela placa de 4km, começaria o desafio da subida. Foi duro, se não fosse o Marco puxando o ritmo, eu não teria conseguido manter a média de 5:05min/km. Quando chegou o topo da subida o cronometro do frequencímetro marcava 38:49. Estávamos bem, agora era hora de aproveitar a descida.


Demorei um pouco para me acostumar com a inclinação da volta. Mas, depois de tomar um banho com um copo d’água no 8º km fui aumentando o ritmo. Ao passarmos pela placa de 9km já estávamos começando nosso sprint. Nos últimos metros encontramos alguns corredores mais lentos da prova de 6km, mas deu para continuar no ritmo. Chegando próximo ao portal de chegada já deu para ver pelo cronometro da prova que iríamos chegar com uma ótima marca. Passamos mais alguns corredores e concluímos a prova comemorando. Mais um desafio conquistado. Tempo extra oficial: 52’34”.



Dados da nossa prova:



RESULTADO

Segurei o post até agora, mas ainda não saiu os resultados oficiais. Assim que sair eu edito o post. O resultado oficial saiu hoje (21/08). Na classificação geral masculina, eu e o Marco ficamos em 96º e 97º, respectivamente. E o melhor, meu tempo foi um pouco melhor do que eu tinha marcado: 52'22"

Foi um percurso muito difícil e, ao mesmo tempo, gostoso de correr. Forçamos tanto no trecho de descida que cheguei ao fim com um pouquinho de dor na lombar. Mas já descansei bem no domingo e hoje está tudo tranquilo.

No fim, ainda batemos um papo com os amigos da Run Forrest Run, e encontrei com a Isabela do blog "Correr, O grande  vício". Depois da corrida não tem nada melhor do que confraternizar com a galera. (faltou só tirar fotos, foi mal amigos).

É isso aí pessoal! Meta alcançada, agora é começar a semana treinando leve para recuperar o corpo. No próximo fim de semana vai ter outra dobradinha de provas. Mas isso é assunto para outro post.


Um abraço e boa semana a todos


14 comentários:

  1. Oi, Danilo.
    Que energia boa correr no pôr-do-sol, em Brasília. Adoro correr sobre pontes. kkk A vista é sempre muito linda...
    Seu resultado foi ótimo, heim. Com toda aquela altimetria e ficou em sub53. Que beleza! Parabéns mesmo.
    Beijo e excelente semana pra ti.
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @correndodebem

    ResponderExcluir
  2. Olá Danilo!
    Passando pra ver o post e dar um alô!
    Ainda hoje as fotos entram no ar…
    Abracos nossos!

    ResponderExcluir
  3. Fala Danilo!!!

    Parabéns pelo post e pelo tempo que fez na prova, mandou muito bem!!!!
    Essa prova deve ter sido muito bacana mesmo! Quem sabe ano que tem eu corro!?

    Abraços e Vamo que vamo!!

    Leonardo Nista
    www.corroporcorrer.com.br

    ResponderExcluir
  4. Massa Danilão...e vqv... nada do resultado oficial ainda!

    ResponderExcluir
  5. Que bacana Danilo.
    Uma corrida bem legal e à tarde. Muito gosotos.
    Parabéns pelo resultado e pelas amizades conquistadas.
    Já percebi isso também, quando tem alguém ajudando, a gente se supera!
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Danilo!
    Estou super emocionada com a sua história e muito feliz pelos seus resultados. Eu começei a correr no final de abril e 4 meses depois já estou fazendo várias corridas de rua aqui em Vitória, inclusive já fiz 2 corridas de 10Km. E quero melhorar a cada dia...
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, correr neste horário é tri, Danilo, deve ser bem agradável. E que visual, hein ?? Tenho certeza que teu tempo oficial será excelente, pois tu tens capacidade muito boa, já demonstraste isso ! Beijo carinhoso e bons treinos (eu sofri uma cotovelada na prova de ontem rsrs ... postei hoje sobre isso).

    ResponderExcluir
  8. Ola Danilo,

    Muito boa essa prova ;)
    Agora vou passar a participar das de 10km, se eu tivesse feito 10k tinha acabado fazendo 14 huahau o carro que ficou longe hauha

    Abraços,
    Isa

    ResponderExcluir
  9. GRANDE DANILO

    Ótimas notícias. Seu peso cada vez menor e sua felicidade de correr cada vez maior. Muito bom, parceiro. Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Parabéns por mais esta etapa...e já a 16º corrida hein!
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. fala garoto, onde vejo o tempo oficial da prova? valew!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, foi publicado hoje lá no site do evento os resultados. Veja nesse link:
      resultado oficial

      Abraços

      Excluir
  12. Meta traçada, meta atingida. Assim que é bom. Ainda mais com essas altimetrias contra. Parabéns pelo tempo. Quando tiver buscando o sub 50 vai ser impossível pensar em tirar fotos hehe.

    ResponderExcluir
  13. muito bão mesmo hein man, torçendo nas tuas correrias ai.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...