"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Circuito Capital Run Night - meu relato


Olá pessoal, tudo beleza?

Sábado corri na etapa Night do Circuito Capital Run. Essa foi a última etapa do circuito em 2012, em maio eu participei dos 5km da etapa  Sunset (veja o relato aqui) e em julho fui de popcorn  nos 10km da etapa Sudoeste (relato). Gostei muito de todas as etapas do circuito, e me arrependi de não ter me inscrito na de julho.

A Capital Run - Night, teve a largada no último sábado, às 19h30 no estacionamento do estádio Mané Garrincha. E foi show, literalmente!!!

Corrida a noite é legal porque acaba virando uma festa. Para essa, os organizadores capricharam, meus parabéns à equipe da BSB Fitness Eventos

Essa prova teve:

  • medalhas +100 - Uma premiação diferenciada para os 100 primeiros de cada percurso;
  • sorteio de brindes - ipad e tênis;
  • fogos de artifício na larga;
  • massagem para os inscrito; e 
  • um show com a Banda Faluja

Para quem não conhece, a Faluja é uma banda de pop rock aqui de Brasília que ano passado tocou no Rock in Rio. Vejam aí um clipe de uma música da Banda Faluja numa levada mais reggae:



A CORRIDA

Mais uma vez me atrasei um pouco para chegar. Eu tinha planejado chegar às 18h para poder bater papo tranquilo com os amigos e fazer um bom aquecimento. Mas, me enrolei um pouco, e cheguei em cima da hora. Só deu tempo de pegar o chip e desejar uma boa prova para quem consegui encontrar antes da largada.

Treinei bem durante a semana. Então, meu objetivo para essa prova  era concluir abaixo dos 51min e quem sabe levar uma das +100 para casa.  Mas, não comecei bem. Por causa do atraso, não consegui nem me posicionar bem na largada. Fiquei um pouco atrás e quando passei pelo portal já tinha 2min de prova.

Vejam aí o percurso e os dados minha participação:



A PROVA - km a km
(algumas pessoas me falaram que gostam do relato com detalhes, vou passar a separar o detalhamento nessa seção do post. Quem não quiser ler os detalhes pode passar direto para os resultados)

O percurso foi interessante, começava com 2km de subida pelo eixo monumental. No início perdi um pouco de tempo, tinha muita gente que largou lá na frente, mas já sai caminhando(!?!). Mesmo assim, como a pista era larga, rapidamente comecei encaixar um bom ritmo.

Foi tanta correria, que só tirei uma foto com o pessoal
depois da prova
Passada a subida, os próximos 3km eram em uma leve descida passando pelo Setor Militar Urbano. É um longo trecho em linha reta, com pouca iluminação e mais deserto. Aproveitei a descida para recuperar o tempo perdido no início e acelerei um pouco. Nessa parte da corrida deu para curtir a bela lua cheia que brindou os quase 2.000 corredores presentes.

Neste ritmo, passei pela placa de 5km com 23:48, um pouco a frente da minha meta, achei até que tinha forçado muito, pois veio depois uma subida leve. Tirando o início da prova, esse km em subida foi meu trecho mais lento. Foi duro, o psicológico começou a atrapalhar. Como eu estava correndo "sozinho" era difícil manter o ritmo.


Era hora de repor um pouco as energias. Num posto de hidratação, entre os km 6 e 7, tomei um gel de carboidrato que eu tinha levado. Peguei dois copos d'água, tomei um e derramei o outro na cabeça.  Refrescado, pude voltar a me concentrar no ritmo da prova. 

Do 8º km em diante os percurso de 10 e 5km se juntaram novamente, eles tinha se separado com 1,5km de prova, até então eu estava acompanhando vários corredores que iam num ritmo parecido. Eu já estava um pouco cansado, fui passando o pessoal que ia mais lento, mas tive que forçar um pouco para acompanhar o pessoal dos 10km. Foi difícil, mas consegui manter o ritmo de 4:50min/km.

Meta alcançada

No fim, tentei fazer um bom sprint, mas faltou perna, só deu para manter o ritmo para passar comemorando pelo portal. Meu relógio marcava 50:42.72, eu tinha conseguido fazer o sub51min. (relógio da prova marcava 52:31, a diferença foi por causa da largada mais atrás)

Observação: 
Corri com um GPS (vou falar mais sobre ele em outro post). No fim da prova ele marcava 10,47km. Perguntei para outros corredores e o deles também marcava pelo menos 450 metros a mais na prova de 10km. Até a placa de 7km estava batendo certinho a quilometragem.
É uma pena, se o percurso fosse aferido em 10km, eu tinha feito meu primeiro um sub50.




RESULTADO

Os resultados oficiais saíram ontem mesmo. O meu tempo líquido ficou em 50'40", a classificação geral masculino foi 107º de 427 e fiquei em 19º na faixa M3539. Não foi dessa vez que levei a medalha +100 pra casa. Ano que vem tento de novo .

Bom pessoal, foi uma prova dura. O clima, mesmo a noite, estava quente e seco (26°C e 28%), e quando o cansaço aparecia, eu olhava para lua cheia, respirava fundo e me concentrava na próxima passada, eu estava focado para vencer aqueles 10km e foi assim que terminei a prova muito feliz. É nessas horas que vejo como correr é bom de mais.

Em resumo, eu curti muito essa prova!!!
Foto da comemoração na chegada (via correprafoto.com.br)



5 comentários:

  1. Já tinha comentado, fizeste um baita tempo, amigo, estás de parabéns, mais uma vez ... Danilo, tu és exemplo de superação. Meu carinho.

    ResponderExcluir
  2. Show Danilo.
    Também estou devendo umas visitas nos blogs amigos. Essas semanas estão bem "corridas". Mas o carinho pelos amigos só aumenta.
    Deus te abençoe. Estou muito feliz com suas conquistas no asfalto e na web.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Danilo....essa história de largar mais atrás também tem me atrapalhado na conquista de melhores posições...mas no fim o que importa mesmo é nosso tempo líquido e a satisfação de ter feito o melhor!!!
    Achei muito legal a premiação para os Top 100 e do show, precisamos de gente criativa na organização das provas para nos mater motivados a participar dos eventos.

    Abraço e Bons Treinos
    Guilherme
    http://www.corrervicia.com

    ResponderExcluir
  4. Vim agradecer a constante presença e simpatia no meu cantinho. Bons treinos, amigo !

    ResponderExcluir
  5. DANILO, que legal a sua alegria e motivação com a prova. É o que sempre espero quando me inscrevo em uma corrida. E o resultado está em constante evolução, que isso rapaz??!! Parabéns pela sua participação. As fotos, o relato e a organização está ótimas...
    Forte abraço,
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...