"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

terça-feira, 25 de setembro de 2012

IV Corrida e Caminhada da Metropolitana - Meu relato


Olá amigos, tudo belezinha?

Conforme prometido, voltei hoje (com um dia de atrasona verdade) para contar como foi a 2ª prova que participei no último fim de semana.

No domingo (23/09) fiz os 6km da IV Corrida e Caminhada da Metropolitana. Essa prova fez parte das comemorações do 56º aniversário da Metropolitana - um antigo acampamento da época da construção de Brasília, que se tornou um bairro da cidade satélite Núcleo Bandeirante.

Essa foi minha 22ª corrida oficial (a inscrição foi cortesia do amigo Cláudio Garbi do grupo Run Forrest Run - valeu presidente!!!)


Dessa vez minha motivação era apenas curtir um percurso novo e me diverti com os amigos. Não fui pensando num ritmo específico ou classificação. Além disso, eu estava sentindo um pouco de dor na região do tornozelo, era melhor não forçar muito na prova.

A PROVA – km a km 
(algumas pessoas me falaram que gostam do relato com detalhes, vou passar a separar o detalhamento nessa seção do post. Quem não quiser ler os detalhes pode passar direto para os resultados) 

o percurso e alguns dados da minha participação

Antes do início da prova, participei do aquecimento com os outros corredores e percebi que a dor era suportável. Então, decidi que daria para correr (grande erro).

Galera animada antes da prova
A largada foi tranquila, pois nessa mesma manhã tinham outras 02 corridas acontecendo em Brasília. E a da Metropolitana tinha pouca gente. Apenas 157 corredores completaram a prova.

Já que a ideia era me diverti, aproveitei para correr e ir tirando fotos dos amigos.

Me posicionei, com alguns amigos, lá no fundão e larguei tranquilo. Porém, o começo era em descida, e aí nem percebi que estava indo num ritmo maior que o necessário. Depois, analisando os dados do gps, vi que cheguei na placa de 1km com 5'02" de  prova.

Nos 2km seguintes, fui num ritmo mais moderado, acompanhando uma amiga. Porém, ao chegar na placa de 3km, percebi que ela tinha ficado um pouco para trás. Parei um pouco para esperá-la, mas ela falou para eu continuar.

 Nessa hora dois amigos do grupo Run Forrest Run, o Juarez e o Marcelo, me chamaram para acompanha-los. Começamos a correr juntos justamente no inicio de uma longa subida. Aproveitei para tirar mais fotos. Fomos num ritmo leve mas, a subida não foi mole, não.

Uma pequena crítica que faço à organização é que a água fornecida nos postos de hidratação não estava gelada. Já era umas 09h20 quando chegamos ao topo da "ladeira" e o clima estava muito quente. Uma aguinha gelada cairia bem.

Chegamos na placa de 5km comemorando o fim da subida . Agora era só curtir o fim da prova, que era numa leve descida.

Nos últimos metros, meus amigos, Marco e Eliana, ainda passaram me chamando para um sprint. Mas, preferi continuar com os Forrests e não forçar mais ainda o tornozelo dolorido.

Concluímos os 6km do percurso (que na verdade tinha 5,63km pelo meu gps) com 35min de prova.


Ganhei minha 22 medalha, mas no fim vi que não foi certo correr com dores. Inclusive, já levei vários puxões de orelha.

Pelos sintomas o Dr. Google está "diagnosticando" uma inflamação no tendão calcâneo. Estou perigando ter uma lesão séria por causa dos meus exageros, principalmente na prova da Adidas. e pela rápida elevação nas distâncias e velocidades em provas.

Tomei 02 decisões:
1ª - vou ao médico avaliar o estrago e seguir direitinho o tratamento;
2ª - vou treinar com uma assessoria e seguir os conselhos dos treinadores.

Esse negócio de auto-didata não está dando certo comigo, depois faço um post falando mais sobre essas decisões.



RESULTADO

Mesmo sem dar meu máximo, gostei muito de correr com a galera, fiquei em 91º na classificação geral masculino. Quem acompanha meus relatos já percebeu que quase sempre busco melhorar meus tempos, mas é muito bom também participar de corridas apenas curtindo os amigos e a paisagem. Nesse aspecto a IV Corrida e Caminhada da Metropolitana foi nota 10!!!

Valeu galera, foi show. Run Forrest Run!!!!


É isso aí pessoal, durante a semana volto dando notícias.

Abraços a todos.



4 comentários:

  1. Grande Danilo,

    Mesmo exagerando Parabéns pela 22ª Corrida !!!

    Uma otima recuperação, vai com calma.

    Forte Abraço

    Léo
    http://pisandoporai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Então o Danilo está com a orelha vermelha? hahaha
    Sei como e cara, a empolgação faz a gente ir além do que pode. Mas nessas aprendemos e temos novas oportunidades, como você comentou, correr para "curtir" a galera!
    Domingo farei uma dessa, já estava inscrito, entao não dá para faltar. Quando me inscrevi, não ia fazer a meia, mas ela apareceu "do nada" no meio do caminho e foi o meu foco. Se soubesse faria só 5, agora vou de 10 mesmo.
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Pois é ... Já comentei sobre isso, também ... Melhor ver o que é, 'te segurar' um pouco pra poder, em breve, retomar um treino saudável, né, amigo ?? Meu carinho (correr com dor não é nada saudável ... fica esperto, amigo !).

    ResponderExcluir
  4. Oi, DANILO.
    Parabéns pela prova. Correr de boa e com amigos não tem preço. Pelo andar da carruagem a sua nova equipe será a Forrest, isso? Me conte como será esta assessoria. Estou querendo muito fechar aqui em Floripa tbem. E cuide deste tornozelo. Uma lesão de tendão não é brincadeira. Ficar de molho é chato, mas parar de correr é pior. Veja isso sim. Faça uma ressonância e tire a dúvida.
    Força amigo!!!
    Forte abraço
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...