"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

IX Corrida do Judiciário - Meu relato

Olá pessoal, bom dia! Como foram de fim de semana? 

O meu foi de muita correria. No sábado participei de duas corridas a IX Corrida do Judiciário e a última etapa do Circuito Cross Parques. E no domingo ainda fui assistir e acompanhar minha esposa, mãe, irmãs e amigas que participaram da Corrida Feminina McDonald's 5K.


A Corrida do Judiciário era uma das provas mais esperadas por mim e meus amigos. Comecei a correr há 08 meses, incentivado por colegas lá do trabalho (veja aqui com foi minha 1ª prova). De lá para cá o grupo só cresceu, e boa parte da galera trabalha no STJ.

O Tribunal já organiza essa corrida há muitos anos. Ela faz parte do programa Vida Ativa do STJ, que promove várias atividades que buscam a melhora da Qualidade de Vida dos trabalhadores do órgão. A participação na prova era restrita à servidores e seus parentes, terceirizados e estagiários, tanto do STJ como de diversos outros órgãos do judiciário. A prova desse ano, teve a participação de mais de 350 pessoas que podiam correr nos percursos de 5 ou 10km, e ainda tinha a possibilidade de participar de uma caminhada no trajeto de 3km.


Eu me inscrevi para os 10km e fui para essa prova com a intenção de dar o meu máximo. No dia anterior participei até de uma noite de massas com alguns amigos para reforçar as reservas de energia. Porém, fui também com um plano B também. Caso surgisse alguma dor relacionada àquela lesão que senti mês passado, eu iria aproveitar que o percurso era de duas voltas e fecharia minha participação correndo apneas 5km mesmo.



A PROVA – km a km 
(algumas pessoas me falaram que gostam do relato com detalhes, vou passar a separar o detalhamento nessa seção do post)

No sábado acordei cedo tomei um café da manhã leve e fui para o "trabalho". A largada estava marcada para as 9h em frente ao STJ. No caminho um termômetro de rua já marcava 21°C às 8h, a promessa seria de uma corrida literalmente quente. Cheguei ao local da prova com tempo de sobra para pegar o kit (camiseta, numero de peito e chip), bater papo com os amigos e fazer um bom aquecimento. Eu estava tão pilhado que me posicionei lá na frente para a largada.

Detalhes do percurso

Tudo pronto, às 09h05 foi dada a largada pelo presidente do STJ. Eu aproveitei que o 1º km era em descida e saí bem forte, fechei em 3m40seg!!! Quando olhei para o relógio nem acreditei, mas eu já sabia que vinha uma subida pela frente, então reduzi e tentei achar um ritmo confortável. Durante a subida deu para sentir que o calor seria o maior obstáculo da prova.

No 1º posto de hidratação, próximo da placa do 3ºkm, peguei dois copos d'água, tomei um e me molhei com outro. Agora vinha uns 2km de descida. Desci num bom pace de 4'50"/km, mas quando cheguei próximo do ponto onde dividia os trajetos de 5 e 10km bateu aquela dúvida, lembrei que teria outra prova a tarde e, a pesar de não está sentindo nenhuma dor, o cansaço já era grande e o calor só aumentava.

Decidi continuar, meu objetivo agora era terminar bem a prova. Mais a frente viriam 2km de subida. Como eu larguei mais a frente, e com a divisão dos percursos, nessa parte corri praticamente sozinho. O calor estava castigando muito e a partir do 6ºkm meu ritmo caiu bastante, para 6'10"/km. Nesse trecho fui ultrapassado por alguns corredores.

Chegando ao fim da subida, próximo próxima à placa do 7ºkm, vi um "oásis" , era o 2º posto de hidratação. Mais uma vez bebi um copo d'água e me molhei com o outro. Dessa vez aproveitei também para tomar um gel de carboidrato. Voltei para um ritmo mais forte, mas as pernas já estavam pesadas.

25ª medalha com sub50'.
Segui tentando manter um ritmo de 5min/km, e ao passar pela placa de 8km dei uma olhadinha no relógio para conferir como eu estava. Até aí estava olhando mais os batimentos cardíacos. Meu tempo de prova até ali era 40min12seg, vi a possibilidade de um sub50 surgindo.

Aproveitei o último posto de hidratação para mais um gole d'água e dessa vez me molhei com praticamente dois copos. Respirei fundo umas 3x e me concentrei para o fim da prova. A chegada ia ser diferente.


A CHEGADA (ultrapassando e sendo ultrapassado)

O último km foi na superação. Aproveitei a descida e botei como meta tentar ultrapassar um corredor que estava a uns 20mts de mim e, quem sabe, um outro que estava a uns 100mts. Fui acelerando e consegui passar pelo primeiro faltando uns 400mts para a chegada. Como já estava perto do outro corredor, continuei naquele sprit. Fui passando por ele nos metros finais da corrida, ele ainda tentou manter a posição mais eu vinha forte. Porém, nesse momento o 1º corredor que eu tinha passado veio com tudo e me ultrapassou faltando uns 10 metros para a chegada. Eu já estava no meu máximo, não daria para dar o troco, foi uma chegada bonita. E o mais legal é que minha mãe e o Wagner, um tio meu, estavam lá torcendo. Eles iam para o trabalho, viram os cones na rua e decidiram parar para assistir a prova.

Felicidade da galera após mais uma prova concluída



RESULTADOS (1º troféu da nossa turma)

No fim parei o cronometro do meu relógio com 49m37s, bem melhor que eu esperava. Fiquei realmente muito feliz por concluir bem a prova. E principalmente sem sentir nada da lesão, somente dores musculares mesmo.

Mandou muito bem Eliana!
Os resultados oficiais ainda não saíram. A organização deve divulgar ainda hoje no blog da corrida. Assim que sair publico por aqui também.
[edit: saiu o resultado. Meu tempo liquido foi de 49'43", fiquei em 15° na classificação geral masculino]

Mas, um resultado que deixou toda a galera feliz, já foi conhecido na hora. Nossa amiga Eliana, foi a 2ª colocada nos 5km feminino.

Ela iria correr os 10km, mas pediu para trocar para os 5km, porque iria correr ainda as outras 2 provas do fim de semana. Mesmo correndo tranquila e sem buscar tempo, ela mandou muito bem. O engraçado é que a Eliana nem imaginava que tinha ganhado o troféu. Só na hora da premiação que ela ficou sabendo, quando chamaram pelo nome dela.

Parabéns Eliana! Ficamos todos muito orgulhosos por você.


O saldo da corrida foi super positivo. Todos os amigos se superaram para concluir seus percursos no calorão que foi a manhã de sábado. Eu gostei do percurso, com subidas desafiantes, mas gostosas de serem vencidas. Foi uma luta contra o psicológico, e se não fossem os treinos com o Grupo Personal, com certeza não teria concluído tão bem a prova.

Parabéns aos organizadores. O evento foi show!!! Minha sugestão para a próxima seria uma largada mais cedo e pelo menos mais um posto de hidratação no percurso.

Bom pessoal é isso aí, agora deixa eu correr para o STJ, dessa vez para trabalhar . A noite volto para contar como foi a Cross Parque e se der tempo, posto hoje também sobre a Corrida Feminina McDonald's 5K.

Abraços e uma ótima semana a todos.



2 comentários:

  1. Grande Danilo.
    Cara. agora me deu uma pontinha de tristeza.
    Eu trabalho no judiciário e não tenho como participar de uma corrida dessas.
    Mas ao mesmo tempo me deu uma baita alegria pela sua corrida. E também pelo 2º lugar de sua amiga
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. E o meu Tribunal, agora que está pensando em começar algo, amigo ... Belo post. Beijo e boa semana.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...