"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Golden Four Asics Brasília - Meu relato


Olá amigos, tudo belezinha?

Ontem, em minha opinião, aconteceu aqui em Brasília a melhor prova do ano. Muito bem organizada, percurso rápido e clima perfeito, com céu encoberto e pouco calor. Desde quando comecei a correr todos me falavam que a Golden Four Asics é muito boa, mas ontem pude comprovar.
Realmente a prova é show!!!


TREINO DE LUXO


Eu já sabia que ainda não estava preparado para correr os 21k de uma meia maratona. Depois da lesão que tive em setembro fiz algumas seções de fisioterapia e somente nas últimas semanas que retomei os treinos com mais intensidade. Mas ainda com pouco volume para correr todo o percurso de uma Meia.

A questão não era nem o folego, pois eu sabia que se fosse num ritmo mais leve, conseguiria concluir bem a prova. Mas, conforme fui orientado, o problema seria a quantidade de impacto que meus pés e pernas receberiam. O esforço poderia me prejudicar mais para frente.

Conforme falei, no último post, a solução foi fazer na prova o treino de 13km que estava previsto na minha planilha. Eu sabia que seria difícil me segurar, mas valia a pena ir para não perder a festa.

Devo muito a minha ida à Golden4Asics ao incentivo dos amigos do grupo Run Forrest Run. Quando eles me chamaram eu já tinha desistido da prova, mas surgiu a possibilidade de me inscrever. Eu decidir ir.


A EXPO

Foi ótimo consegui me inscrever, pois pude participar também da Expo Goden4Asics, uma espécie de feira que aconteceu no sábado, juntamente com a entrega dos kits.

Na Expo com a galera do Grupo Personal DF  e o corredor e treinador Adriano Bastos (mais fotos aqui)

A Expo foi no Centro de Convenções aqui de Brasília, com várias palestras, loja de produtos da Asics e stands dos patrocinadores com alguns serviços. Pelo evento pré-corrida, já deu para perceber que a organização para essa corrida era diferenciada.

"Energizando" os músculos (rsrsrsrs)
Eu aproveitei para testar a "ativação muscular" (!?!?) no espaço do Banco do Santander. Não sei explicar bem, mas era uma espécie de "massagem" feita com estímulos elétricos. Achei interessante.


A PROVA – km a km 
(algumas pessoas me falaram que gostam do relato com detalhes, vou passar a separar o detalhamento nessa seção do post)

O dia da corrida chegou, e como a largada estava marcada para as 7h, eu decidi acordar cedo, às 04:30 da madrugada. É que nessa prova a chegada era em um ponto diferente da largada, tive que ir mais cedo e deixar o carro no fim do percurso. Quando cheguei às 05h30 na Concha Acústica, local da chegada, ainda estava escuro, mas já tinha muita gente. Conversei um pouco com alguns amigos e peguei uma carona lá para a largada.

Chegamos lá Praça do Buriti e vimos que muuuuuuita gente iria participar da prova (uns 3.000 corredores). Por ser uma prova só de meia maratona achei que iriam bem menos corredores. O interessante é que veio gente de vários estados, algo que não é muito comum em corridas aqui na cidade.

Antes da largada ainda encontrei com os amigos do Grupo Run Forrest Run conversamos um pouco, fiz um aquecimento de leve e fui lá para o fundão para largar com eles. Como estava um pouco frio, achei melhor começar mais devagar até aquecer. Meu objetivo era concluir os 13km em 1h10m.
Dados da minha primeira "meia" meia maratona

A largada foi tranquila e sem atropelos, percebi que nessa prova a maioria dos corredores se posicionou conforme seu ritmo. Muito bom! Isso poderia acontecer também em outras provas aqui de Brasília.

Fiz o primeiro trecho de 3km em 16'20", essa parte foi somente em decida por uma larga avenida, o Eixo Monumental, até a rodoviária. Eu estava 20seg acima do planejado, mas ainda dava para recuperar. Chegando ao 1º posto de hidratação bebi um pouco de água e dispensei o isotônico (um diferencial da Golden4 é ter hidratação a cada 3km com água e isotônico). Nesse ponto entramos no eixão sul, outra grande avenida, essa corta Brasília de norte a sul. Já corri em outras provas por ali e sei que a ida seria tranquila, pois continuava em decida, mas a volta seria numa leve subida de cerca de 5km, era bom não me empolgar e continuar a dosar o ritmo.


Missão cumprida, agora 8km de caminhada
Como eu larguei mais no fundo, fui passando várias pessoas,  inclusive os corredores marcadores de ritmo (outro diferencial dessa prova). Logo na primeira parte passei pelos de 6' e os de 5'45". Eles corriam com balões presos à coletes que indicavam qual ritmo iriam. Marquei como meta passar pelos marcadores de 5'30". No início do 4ºkm já dava para vê-los um pouco distante. Segui no meu ritmo e consegui passa-los pouco depois do 6ºkm. Aproveitei que estava no 2º posto de hidratação para tomar um pouco de água e isotônico.

Continuei correndo e de vez em quando dava uma olhada no relógio para controlar o tempo e fechar o "treino" conforme planejado. Do outro lado da pista dava para ver os corredores mais velozes voltando.

O retorno era pouco depois da placa de 9km. Quando fui me aproximando e aproveitei o posto de hidratação para tomar um gel de carboidrato. Os próximos 4km seriam de leve subida.

Até ali tinha sido tranquilo. No entanto, não sei se foi por causa da subida, comecei a sentir um pouco de calor e cansaço nesse trecho. Ao chegar no posto dos 12km tomei, dessa vez, somente isotônico.

28ª medalha na coleção
Acelerei um pouco e quando vi chegando a placa dos 13km tive um misto de sentimentos. A princípio eu estava feliz por completar bem o "treino", estava sentindo poucas dores musculares, nada de anormal. Por outro lado fiquei com aquela vontade de continuar e fechar os 21km correndo.

Mas, quando cheguei aos 13km parei, fiz um pouco de alongamento, e fiquei olhando o pessoal passando. Até que veio um amigo, o Gustavo, e me deu os parabéns e gritou "é isso aí Danilo, dever cumprido!". Ele sabia que eu só correria os 13km. Naquele momento eu tive certeza que tinha feito a coisa certa. Faria o resto do percurso caminhando devagar.






Agora se eu falar para vocês que esses 8km caminhando foram mais difíceis que os 13km correndo ninguém acredita. Muitos amigos passaram me chamando para continuar com eles e alguns desconhecidos também me incentivaram a correr mais. Para passar o tempo fui tirando fotos e postando no facebook.

Acabei a prova feliz, ainda dei uma corridinha nos últimos 100mts para sair bonito no vídeo da chegada (rsrs).


Depois da corrida foi só encontrar os amigos para confraternizar. FOI SHOW!!!


RESULTADO

Os resultados oficiais ainda não saíram (assim que divulgarem eu publico aqui) saíram hoje (06/11), fiquei em 2.666º de 2.727 corredores e em 804º na categoria M3039. Lá no site da corrida já estão disponíveis fotos e vídeos da chegada. Eu consegui concluir a prova em 2h41m55s no meu GPS, mas na cronometragem oficial o tempo foi 2h43m33s. Não é o tempo que eu queria fazer na minha primeira meia maratona, mas estou feliz por concluir bem a prova. Hoje estou inteiro, já vou voltar para os treinos. Tenho um regenerativo de 4km para fazer hoje a noite.

Gostaria de dar meus parabéns à Asics e à Iguana Sports. A prova foi excelente, nota 10! Com certeza participarei de novo no ano que vem. Gostei tanto que, em 2013, vou tentar participar da etapa do Rio também.

Bom pessoal é isso, quem diria que um "treino" poderia ser tão bom né .

Abraços a todos e tenham uma boa semana.
Comemorando minha primeira ½ Meia (rsrsrs) 



7 comentários:

  1. Este circuito tem fama de ser, SEMPRE, muito bem organizado, amigo ! Beijo e bons treinos. Obrigada por teu carinho e atenção.

    ResponderExcluir
  2. Danilo.
    Tenho que te parabenizar pela obediência. Esse é um princípio muito poderoso.
    E ele vai trazer muitos bons resultados para você no futuro!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Danilo.
    Só ouvi elogios da #Golden4Asics. Parabéns pela prova!!
    Esta é apenas a primeira. Foco e força nos treinos, aí.
    abraços,
    Helena
    http://correndodebemcomavida.blogspot.com.br/
    @correndodebem

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela determinação em se manter saudável, Danilo. Fiz a primeira meia-maratona depois de 10 anos e gostei bastante da prova, porém algumas coisas podem ser melhoradas: água estava quente desde os primeiros postos de abastecimento, o lanche da chegada foi fraquinho e não houve pontos de controle de chip no meio da prova. Você comentou sobre o tempo da prova, achei estranho porque o meu tempo no garmin foi 2:01:29 e no líquido da prova foi de 2:03:04. Até entendo diferenças de distância, mas do tempo de cronometragem é esquisito, pois tenho certeza que dei start/stop nos locais corretos. Mais alguém notou esta diferença?

    Everton Lodetti de Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Everton,

      Alguns amigos também reclamaram da água quente. Eu dei sorte, nas vezes que passei pelos postos de hidratação sempre peguei água gelada.
      Sobre o ponto de controle da cronometragem, tinha um sim. Pouco depois dos 9km, lá no retorno do Eixão. Achei até estranho, pois não era com "tapetes", dessa vez eles usaram umas antenas dos lados da pista.

      Agora, sobre a diferença na cronometragem liquida, realmente foi uma grande falha. Estou acompanhando nas redes sociais e tem muita gente reclamando. Vamos ver como a Organização vai se manifestar.

      Obrigado pela visita e pelo elogio Everton.

      Abraços

      Excluir
  5. E aí, Corredor?!
    Rapaz, até te procurei na prova, mas não te vi. Estava prova é realmente show e sua conclusão foi a mesma da minha: "a melhor de Brasília este ano". Até o tempo ajudou, não é mesmo. Eu também tive problemas, perdi a largada. O que não achei ruim por que estou me recuperando lentamente de uma leve lesão no tornozelo, nada grave mas insistente. Acabei começando do Eixão, a partir da 102, na altura do Cine Centro S. Francisco. Acabei fazendo 17k. Foi ótimo.
    Parabéns pela sua disciplina, parceiro. Muitos amigos, que resolveram insistir em fazer os 21k sem estarem preparados, acabaram terminando o dia "de molho" rss.
    Grande abraço e boas passadas!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Danilo, blz, primeira vez por aqui. Parabéns pelo blog e pela dedicação e o peso perdido. Vim por procurar informações da mudança de percurso dessa prova, a fiz em 2011 e parece que a mudança foi boa. Tvz ano que vem volte a fazê-la. Valeu, abraços.

    Rodrigo Augusto
    corridaderuams.blogspot.com.br (passe por lá tbm)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...