"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

BMS Run 21km Off road no Jardim Botânico - meu relato


Olá amigos, tudo beleza?

Sábado passado participei da última prova do ano valendo medalha. E essa foi especial, não só por ser a última, mas também pela beleza do percurso. Já tinha participado de algumas provas cross, mas anteontem, no Jardim Botânico, realmente foi uma aventura. Subimos e descemos algumas elevações, entramos em trilhas fechadas, cruzamos um pequeno riacho, corremos por grama, terra batida, cascalho, e um pequeno trecho de asfalto, e ainda tivemos que enfrentar um calorão, que até parado fazia suar. Foi realmente um desafio.

Essa prova foi organizada pela equipe BMS Team de Corrida de Aventura. O objetivo da prova, conforme descrito no regulamento: era fomentar a pratica de atividades físicas ao ar livre, e inclusive, em áreas de proteção ambiental de uso público. ... uma oportunidade impar de os participantes usufruírem o Jardim Botânico dentro de um contexto de competição e diversão. O percurso de 21km totalmente fora do alcance de veículos e poluição visual é propicio a uma integração homem-natureza que fica esquecido e perdido no dia-a-dia. Foi exatamente o que tivemos. Uma bela trilha no cerrado e muita diversão.

A BMS Team estará no mundial de corrida de aventura em 2013. Então, toda a arrecadação foi destinada à participação da equipe na etapa neozelandesa.

Nessa prova o percurso poderia ser percorrido individualmente, ou em dupla, nesse caso, era feito um revezamento entre os corredores numa área de transição, próxima ao 10ºkm.

Os amigos do Grupo Personal DF compareceram em peso para a última prova do ano, alguns correriam os 21k, mas a maioria iria de revezamento. Como eu ainda não estou 100% (dores chatas no joelho), meus professores indicaram correr em revezamento com o Marco, um amigo que participa de várias provas comigo. Mas, na véspera da prova ficamos sabendo que o segundo trecho era um pouco mais longo e difícil. Como nossa ideia era ir só para festejar, achamos melhor mudar as duplas. Colocamos nossas amigas Eliana e Cecília para correr o primeiro trecho e ficamos com a segunda parte, que seria mais técnica.
Expectativa dos amigos antes da largada.
Com as duplas montadas, às 09h27, debaixo de um sol de rachar, foi dada a largada. Segundo a organização, foram 150 participantes. Eu chuto que desses uns 40 iriam correr na modalidade revezamento, pois enquanto o pessoal corria a 1a parte da prova, eu e os outros 20 corredores que fariam a 2a parte do revezamento, fomos caminhando para área de transição, que ficava a uns 2,5km do ponto onde foi dada a largada. Veja aí em baixo um mapa completo do percurso:

Lá na área de transição ficamos na tensão, esperando nossos amigos e amigas chegarem. Com uns 40min de prova, começaram a passar os primeiros corredores. Aos poucos o pessoal do revezamento também foi chegando.

Eu e a Eliana, a grávida mais rápida da prova
Quando já tinha passado um bom tempo de prova comecei a ficar preocupado. Só restavam chegar a Eliana, minha parceira de revezamento, e a Ângela, minha professora no Grupo Personal, que fez parceria com uma amiga, a Michelle. A Eliana está grávida, ele tem que correr sempre de olho nos batimentos cardíacos para não forçar de mais. Mas, com 1h21m de prova, elas chegaram. Com o calor e as subidas do percurso, elas diminuíram o ritmo e caminharam um pouco. Foi um alívio vê-las bem.

Eu e a Michelle tocamos nas mãos das nossas parcerias e saímos para correr nossos 11km. Já eram 10:48 da manhã e o sol estava muito quente para imprimir um ritmo forte.  Combinei que iria acompanha-la. A trilha já estava deserta, achei melhor corrermos juntos. Seria bom para eu não forçar o joelho e ainda aproveitaria o percurso para curtir a paisagem.

Mesmo correndo num ritmo leve, não foi mole fazer o 2º trecho da prova. O percurso era desafiante, tanto pela altimetria, como pela vegetação fechada em alguns trechos. Mesmo assim corremos bem. Eu e a Michelle sofremos um pouco mais com o calor, mas conseguiu manter um bom ritmo durante quase todo tempo. Somente em alguns momentos tivemos que caminhar um pouco para recuperar o folego depois de uma subida.

Durante o percurso ainda erramos um pequeno trecho, mas um dos organizadores, que estava circulando de moto, nos encontrou e apontou o caminho certo. Acho que percorremos uns 400mts a mais por causa desse erro .

Valeu pela companhia Michelle

Ainda conseguimos passar por alguns corredores, que estavam indo num ritmo mais leve. E já no finzinho do percurso, passamos próximos da chegada. A galera toda estava reunida na tenda do Grupo Personal DF. Eles gritaram para dar força à nossa chegada. Passamos por eles e ainda fizemos um trecho de 1km entre as árvores para finalizarmos a prova passando pelo portal de chegada junto com os amigos, que nos acompanharam nos metros finais.


RESULTADO

Completamos os 11km em 1h24m19s, somados com os 10km da Eliana, nossa meia maratona nas trilhas do Jardim Botânico foram concluídas em
2h45m.

O tempo não foi lá essas coisas. Mas, essa prova era só de festa mesmo. Só quero correr forte no ano que vem, depois de treinar um pouco para fortalecer a musculatura, estou precisando.

O importante é que me diverti bastante e terminei a corrida inteiro, com aquele gostinho de quero mais. Foi uma ótima forma de encerrar o ano.

Quem quiser ver algumas fotos da prova deem uma passadinha nos seguintes links do facebook:



Tenho uma única crítica ao evento: a quantidade pequena de medalhas. Apenas os 100 primeiros foram premiados. Eu mesmo ficaria sem, se a Eliana não me desse a dela após a prova. Entendo que isso já estava no regulamento e que o objetivo do evento era mais de integração, do que de competição. Porém, a medalha é uma lembrança que todo corredor quer levar de uma prova. Outra observação que faço é sobre a largada. Não sei se a prova por ser no Jardim Botânico tinha alguma restrição de horário. Mas, como sugestão para próximas provas, se for possível, tente-se fazer a largada mais cedo, para evitar o calorão que castigou os corredores.

Deixando de lado essa questão das medalhas, a corrida foi show. Parabéns à BMS Team pelo evento. A trilha foi espetacular. Com certeza vou querer participar quando tiver uma próxima como essa. Desejo ainda muito sucesso a toda equipe no mundial.

Bom pessoal é aí. Desejo um Feliz Natal a todos que acompanham o Blog Confissões de um Confessor.

Esse fim de ano está muito corrido para mim, queria conseguir estar mais presente aqui no blog e principalmente visitando os blogs dos amigos. Espero melhorar meu gerenciamento de tempo em 2013.

Abraços a todos



3 comentários:

  1. Parabéns por mais uma corrida finalizada! Apesar de regras como essa da medalha estar no regulamento, creio que pelo menos a medalha de finisher deva ser entregue ao corredor. Eu pelo menos, gosto muito de poder guardar a medalha como recordação.
    Bom... Aproveito para desejar um feliz natal e ano novo! Espero que alcance as metas e objetivos para o próximo ano.
    Abraços,
    Paulo
    www.correcoracao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Gostei muito do seu blog, já estou seguindo!

    Eu também estou postando meu processo de emagrecimento no meu blog, se puder de uma olhada!

    http://sempadroess.blogspot.com/

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns pelo blog!

    Estou também na caminhada! ;)

    Vou te seguir!

    Abs e parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...