"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Etapa Verão do Circuito das Estações Adidas – meu relato


Olá amigos, tudo tranquilo?

O ano está acabando e com ele os circuitos de corrida. Hoje venho fazer o meu relato da última etapa de 2012 do Circuito das Estações Adidas. Desse só não participei da primeira etapa. Quando comecei a correr, no fim de março, já tinha acontecido a etapa de outono. Já as outras etapas, renderam bons momentos para mim, hoje relembrei esses momentos lendo meus relatos das etapas de Inverno e de Primavera.

Conforme falei no último post, eu não estava 100% para ir com tudo nessa prova. Então, diferentemente das outras vezes, nessa etapa fui apenas para me divertir e acompanhar os meus amigos, sem preocupação com tempo. A etapa verão aconteceu nesse domingo (09/12), na Esplanada dos Ministérios, palco já tradicional da prova.

A corrida mais uma vez estava lotada (os 5.000 oficiais e muuuuuitos outros corredores na pipoca). Eu até achei que dessa vez não teriam tantos inscritos, pois no mesmo dia aconteceu aqui em Brasília a Corrida Venceremos a Corrupção e em BH a Volta da Pampulha.

Encontrei com a galera na tenda do Grupo Personal DF. Foram vários amigos do trabalho, minhas sobrinhas, a turma que sempre corre comigo e os vários alunos da assessoria. Como sempre o clima na tenda estava ótimo. Deem uma passada nos álbuns com as fotos do grupo no facebook. Aproveite para curtir a página, a professora Ângela está sempre postando dicas legais para corredores:
Só a alegria no Grupo Personal DF. Foto: Correprafoto

Fizemos um aquecimento em grupo e depois cada um saiu atrás dos seus objetivos na prova. No meu caso, como a proposta era acompanhar os amigos, dessa vez não me preocupei tanto com os preparativos antes da corrida. Combinei com a Cecília, a Eliana e o Marco de tentarmos ir juntos durante toda a prova. A ideia era correr em fila nos primeiros kms e depois que o "transito" ficasse mais tranquilo iriamos de dois em dois para não atrapalhar muito quem viesse mais rápido.


A PROVA - km a km
(algumas pessoas me falaram que gostam do relato com detalhes, vou passar a separar o detalhamento nessa seção do post. Quem não quiser ler os detalhes pode passar direto para os resultados)


Escolhemos a posição na largada de acordo com o ritmo que pretendíamos correr. Quando entramos no meio da multidão a largada já estava sendo dada. Tinha tanta gente, que passarmos pelo portal com quase 4min de prova. A única coisa chata é que, mesmo indo num ritmo bem leve, foi difícil correr nos primeiros 2km. Muita gente que largou mais a frente, já saiu caminhando nos primeiros metros.


Vou até aproveita para fazer um desabafo: Eu acho muito legal o pessoal decidir participar de uma prova de rua mesmo que seja apenas para caminhar, mas uma coisa que eu não entendo é por que alguém que não vai correr rápido largar lá na frente? E o pior, tem aqueles que saem em grupo, caminhando e batendo papo fazendo paredões. Não custa nada deixarem para largar um pouco depois. A minha opinião é que as corridas são para todos, tanto os mais preparados como para os iniciantes. E é também para aqueles que só querem fazer uma caminhada, ou mesmo ganhar um kit legal, e aproveitam para confraternizar com os amigos. Vejo a prova como uma festa. Porém, não custa nada cada um achar seu melhor espaço durante a prova e pensar um pouco no próximo.

Dados do GPS

Bom, desabafo a parte. A corrida estava muito legal. O clima até aquele momento estava ameno e sempre é muito bonito ver a avenida tomada de gente correndo junto. Passamos pela Praça dos Três Poderes com uma bela vista dos corredores. Mas, quando chegamos ao ponto onde dividia os percursos de 5 e 10km, percebi que eu e a Cecília tínhamos perdido de vista o Marco e a Eliana.

Praça dos Três Poderes tomada pelos corredores
Decidimos continuar no ritmo que estávamos. Pelas minhas contas fecharíamos a prova abaixo de 1h10m, seria o recorde pessoal da Cecília. Fomos correndo e batendo papo até os 5km.

Esse percurso do Circuito das Estações não é fácil. São 5km descendo onde muita gente exagera na dose. E, depois, os outros 5km de subida, sendo que no meio dessa subida ainda tem a rampa do Congresso (terror de alguns corredores).

Quando fizemos a volta para iniciar a subida, comentei: "acabou o aquecimento, agora começa a corrida de verdade" (rsrsrs). Fizemos os primeiros 5km em 32'23".

Cecília em busca do recorde após a "rampa" do Congresso
Já durante a subida passamos pelo Marco e pela Eliana que desciam do outro lado da pista, eles deviam estar uns 2min para trás.

Diminuímos um pouco a velocidade durante a subida, mas ainda estávamos com folga para fechar dentro da meta de 1h10m. Quando chegamos na dita rapa falei para ela inclinar o corpo para frente e tentar manter o ritmo. Diminuímos um pouco a passada e levantamos mais os joelhos e rapidinho tínhamos deixado a ladeira para trás.

Os últimos 2km foram os mais difíceis. O sol apareceu e o clima ficou abafado. O 9ºkm foi o mais lento, 7m26s. Mas, mesmo cansados, conseguimos melhorar no último km. A cada placa com a contagem regressiva (500, 400, 300, 200, 100mts) fomos aumentando a velocidade. Na reta final a Cecília ainda fez um sprint que quase me deixou para trás .

Alcancei-a e passamos juntos pelo portal. Foi quando vi o tempo, tínhamos conseguido - 1h08m - novo recorde pessoal da Cecília. A marca anteriormente era 1h12m. PARABÉNS CECÍLIA!!!


RESULTADOS

O resultado já está disponível no site, fiquei em 898º na classificação geral, em 731º por sexo e em 151º na categoria M3539. Terminei a prova com um pace médio de 6'48". Bom, como eu corri num ritmo mais leve, meu resultado nessa prova não foi lá essas coisas. Na etapa de primavera eu tinha ido bem melhor, pace médio de 4'57". Mas, em termos de diversão essa prova valeu muito. Eu sempre gosto de ressaltar que é bom de mais correr com os amigos.

Quando fiz a inscrição para essa prova meu plano era tentar melhorar o tempo nos 10km. Estava treinando direitinho para isso, mas,tive que interromper os treinos para fazer uma viagem a trabalho. Voltei muito cansado, um dia antes da prova. Não seria prudente forçar.
Fazendo a festa com os amigos no pódio. Foto: Correprafoto

No fim acredito que correr leve nessa prova foi uma ótima decisão, porque apesar de ficar a prova toda com aquele gostinho de querer acelerar, corri tranquilo, ajudei uma amiga a melhorar a marca dela e terminei a prova feliz e sem dores.

Para fechar o ano ainda participarei de pelo menos mais 02 provas:

Nesse próximo fim de semana participarei de um prova num horário bem diferente, será a Corrida da Zero Hora. Isso mesmo a corrida será à meia noite de sábado para domingo. Tenho sentido umas dores no joelho e acho que essa será mais uma prova festiva, por enquanto não pretendo correr forte.

E no dia 22/12, participarei de uma prova organizada pela Equipe BMS nas trilhas do Jardim Botânico. Correrei em revezamento com meu amigo Marco. Essa deve fechar o ano.


E vocês, tem algum plano de provas para fechar o ano?

Quem for aqui de Brasília, ainda dá tempo de se inscrever nessas duas prova. Aproveitem!

É isso aí pessoal, agradeço a todos pelas visitas e comentários aqui no blog. Estou retomando aos poucos o ritmo de postagem e já já estarei respondendo todos os comentários.

Um abraço a todos




5 comentários:

  1. É isso ai Danilo, essa largada com o pessoal querendo correr tranquilamente saindo a frente esta piorando a cada dia que passa principalmente no Circuito Adidas que virou "Moda" participar dele em Brasília, e quanto a corrida zero hora ta animado mesmo pra dar 4 voltas em um mesmo percurso pra fechar os 10 km?
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por me acompanhar, Danilo! Sem vc, com certeza, eu não teria melhorado meu tempo! Que bom que vc está de volta! Bjks...

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha, amigo ! Por aqui, também, teve a Adidas, no domingo passado. Beijo.

    ResponderExcluir
  4. AÊ Danilão. Ajudando a galera também. Que felicidade.

    Eu tenho mais uma pra fechar o ano, a corrida solidária.

    Depois é só os treinos por conta para fechar os 1000 km no ano.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi, Danilo.

    Sei como é esta correria de fim de ano. Serviço no trabalho para concluir antes do recesso, compras de natal, confraternizações e o treino de corrida. Ufa, dá uma canseira mesmo. Minha última prova aconteceu neste domingo, em Floripa. A etapa da Corrida Contra o Cancer de Mama, da Yescom. Foi emocionante. Vou contar no blog até amanhã.
    Quero agradecer pela parceria e atenção constante que tem me dado no blog.
    Aproveito ainda para desejar um Feliz Natal e um 2013 com muita saúde e sucesso!!!
    Forte abraço

    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @correndodebem

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...