"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

43ª Corrida de Reis - meu relato


Olá amigos, tudo belezinha?

Sábado (26/01/2013) aconteceu aqui em Brasília a 43ª Corrida de Reis. Prova tradicionalíssima aqui da capital e que nesse ano teve a impressionante marca de 12.000 inscritos. Depois da prova os dias foram tão atarefado que nem deu tempo de postar o relato sobre a participação. Mas, antes tarde do que nunca não é mesmo. então vamos lá.

Uma corrida que chega à sua 43ª edição só pode ser especial né. Essa é uma das poucas provas que eu já sabia da existência mesmo na época que eu nem me imaginava correndo. Acho que até meu pai já participou dela quando era mais jovem (tenho que perguntar para ele para confirmar).

O kit 
O primeiro diferencial da prova foi o "custo" da inscrição: para participar o corredor apenas deveria doar 5kg de alimentos. Confesso que fiquei até com um pé atrás quando soube que a organização da corrida era da Secretaria de Esporte do GDF e seriam disponibilizadas 10 mil vagas.

Porém, foi um sucesso, as inscrições se esgotaram em menos de 3 dias. E depois, mesmo com o acréscimo de 2 mil vagas, novamente as inscrições terminaram rapidamente e ainda ficou muita gente de fora. Eu e váaaaaaarios amigos estávamos garantidos.

Quanto a organização, felizmente eu estava enganado, já na entrega dos kits percebi que seria um evento muito bem organizado. E, diga-se passagem, o kit foi ótimo: Camiseta em tecido tecnológico, boné, garrafinha, calendário, número de peito e chip descartável. Muito bom mesmo.

No sábado, desde a primeiras horas do dia a chuva não deu trégua. Alguns amigos acabaram desistindo por causa do tempo, mas eu estava até empolgado de correr na chuva. A corrida estava marcada para as 19h, e às 17h40 eu já estava estacionando pertinho da arena montada para o evento, no estacionamento do Ginásio Nilson Neves. A largada foi no eixo monumental ao lado da obra do Estádio Nacional.
Aquecimento com os amigos do Grupo Personal DF
vejam mais fotos no álbum do Grupo,  

Mesmo chegando cedo não deu tempo de encontrar com todos amigos. Foi até difícil encontrar o pessoal no meio da multidão. Percebi que mesmo com chuva o quorum seria grande, tinham inclusive muito corredores sem número de peito. A quantidade de pipocas era perceptível, acredito que o pessoal que não conseguiu fazer a inscrição a tempo não queria ficar de fora da festa.

Faltando um 15min para começar a corrida fui com os amigos do Grupo Personal DF para a largada. Aproveitamos para fazer um aquecimento antes da corrida. Nesse momento a chuva finalmente deu uma paradinha.

Eu estava inscrito para os 10km, mas além do percurso mais longo, tinha também a prova de 6km. A organização decidiu fazer largadas diferenciadas, o pessoal dos 10k largaram na frente e depois viriam os corredores dos 6k.


A PROVA – km a km 
(algumas pessoas me falaram que gostam do relato com detalhes, vou passar a separar o detalhamento nessa seção do post)
Normalmente antes das provas eu sempre tenho algum objetivo em mente (apenas tentar concluir, correr forte e contra o relógio, acompanhar algum amigo, correr leve e descontraído, etc). Mas para essa corrida eu ainda estava na dúvida, pois meu joelho tem reclamado um pouco quando corro muito forte. E, além disso, estou treinando para estrear nas meias-maratonas.

Então, já na largada, decidi correr na sensação do corpo, sem forçar muito. A ideia seria concluir a prova em mais ou menos 55min. Queria correr num pace médio de 5:30/km, mas sem controlar muito tempo.

O percurso foi todo no Eixo Monumental, avenida larga e já conhecida de outras provas. Só o trecho final, e também o mais difícil, seria novidade para mim. Antes da largada me posicionei bem e, às 19h em ponto, saí em disparada junto com a galera dos 10km. O 1ºkm foi em leve subida, mas mesmo assim comecei mais forte que deveria. Veja aí embaixo os dados do GPS:


Chegando no retorno para o outro lado da avenida começou os 5km de descida até o Congresso Nacional. Eu já tinha corrida nesse trecho na Golden Four Asics e sabia que tinha que tomar cuidado para não machucar o joelho durante a decida.

Continuei num ritmo um pouco mais forte que o planejado. Passando pela placa de 2km encontrei com um amigo, o Thiago Medeiros, colega de treino no Grupo Personal. Corremos juntos um pouco, mas falei para ele que não queria ir tão rápido e que iria diminuir o ritmo. Mas, numa ladeira próxima à rodoviária, entre o 3º e 4º quilômetros, abri um pouco as passadas e o perdi de vista.

Chegando à placa de 5km dei uma conferida no relógio e percebi que mesmo sem querer eu estava forçando muito na descida, até me espantei com o tempo, 23min até ali!

Na corrida onde chegada e largada são no mesmo lugar, você já sabe: "tudo que desce tem que subir". Fiz a volta em frente ao Congresso e me preparei mentalmente para os próximos 4km de subida. Nesse momento, pra ficar mais "fácil", a chuva voltou . Na verdade era só uma garoa (foi até bom para refrescar um pouco). A subida da Esplanada dos Ministérios é leve e constante, então até a rodoviária o ritmo caiu um pouco, mas foi tranquilo.

2ª medalha do ano
A parte mais difícil da prova foi justamente a final, pois chegando próximo ao 8ºkm, a subida ficou bem mais íngreme e o cansaço bateu um pouco. Além disso, o percurso dos 6km se juntou com o de 10km e como eram muitas pessoas indo num ritmo mais lento, tive que correr um pouco em zig e zag. Para dificultar mais um pouco, nos último metros houve um afunilamento do percurso. No fim foi realmente difícil correr.

Foi duro esse finzinho, mas consegui fechar o percurso bem. Passei pelo portal de chegada com um pouco de dificuldade por causa da multidão, mas estava feliz. Eu Tinha concluído a prova com 49m56s!!! 



RESULTADO

O resultado da prova saiu somente na segunda-feira, mas com alguns problemas. Primeiro a lista veio sem tempo líquido, depois foi percebido que várias pessoas estavam sem tempo, ou foram listadas no percurso errado. No momento o site da empresa responsável pela cronometragem (www.cronotag.com.br) está fora do ar. Assim que corrigirem o problema eu atualizo o resultado. Opa! O site voltou. Minha classificação foi 448º de 1825 no geral masculino e 95º de 331 na categoria M3539. Tempo líquido de 49'51".

A prova foi ótima, superou bastante as minhas expectativas. Conversei com os amigos após a corrida e praticamente todos elogiaram bastante o evento. A crítica geral foi apenas sobre a questão do encontro dos percursos e o afunilamento no fim do percurso. E outra coisa que precisa ser melhorado para as próximas provas seria o atendimento no guarda-volumes, que não estava preparado para a quantidade de pessoas.

Mas, críticas a parte, a 43ª Corrida de Reis foi realmente uma festa. Parabéns aos organizadores e mais ainda aos corredores, esses sim foram um show a parte ao lotar a avenida.

É isso aí pessoal, gostei muito. Agora é continuar com o treinamento, pois em fevereiro participarei de uma prova muito legal. Serão 10 milhas correndo na trilha. Mas, isso é assunto para outro post.

Abraços,


Ps.: Fiquem aí com algumas fotos aéreas da prova:  (obs.: não consegui descobri o nome do fotografo para creditar)






13 comentários:

  1. Mas tu estás correndo muito bem, Danilo !! Magro e voando, rapaz ! Parabéns. Beijo e boa semana a todos aí.

    ResponderExcluir
  2. Esse relato ficou longo? Eu acho que o que você nos mandou ficou maior.

    Esse estádio é o da Copa?

    Legal que você já fez sub 50 no primeiro mês do ano. Não sei se estava no seu planejamento, mas, pelo menos, mostra que você não está mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs, é que no relato aqui do blog eu falo mais da minha experiência correndo a prova. Lá eu mandei para vocês mais dados sobre a corrida.

      Sim, é o novo Estádio Mané Garrincha ou Estádio Nacional, como estão chamando atualmente.

      Pois é, corri na prova mais forte do que tinha planejado. Mas, foi legal começar o ano já fazendo um sub50.

      Excluir
  3. Show de bola Danilo.
    Está correndo muito bem. E que prova meu amigo, essa fotos aéreas são lindas.
    Já tive a oportunidade de dormir duas quintas aí perto do Mané.
    Espero umdia dormir de um sábado para domingo para correr com vocês aí.

    Abraços

    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Luiz! Quando vir avisa antes para marcarmos alguma coisa.

      Abraços

      Excluir
  4. Parabéns!!! Mais uma pra conta, continue assim!!!

    ResponderExcluir
  5. Aeee Danilão !!!!

    Shoooooooowwwww está correndo muito meu amigo, continue assim cada vez mais leve e rendendo muito mais !!

    Forte Abraço e bons treinos

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Léo.
      Meu objetivo é ficar mais leve para correr melhor e evitar lesões.

      Um abraço e bons treinos para você também.

      Excluir
  6. Olá ,

    Vim parabenizar pela pesagem do desafio, continue firme e forte e os resultados vão sorrir para você...


    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Bruna. Estou devendo fazer um balanço do mês aqui no blog e comentar como estou retomando a perda de peso.

      Abraços

      Excluir
  7. Olá Danilo,

    Voltei para te parabenizar pela participação nesse mega evento que delicia, nem a chuva te assustou tudo de bom...

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Danilo, tu acredita que cheguei atrasada?? Me inscrevi p/correr 10km daí acabei fazendo somente os 6km! rs Mas foi ótima, gostei que a chuva deu uma tregua e aguardou o final do evento! rs
    by; Yoná Oliveira

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...