"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

1ª etapa do Circuito Ultra Trail do Cerrado - Fazenda Taboquinha - meu relato


Olá amigos, tudo beleza? Como foram de fim de semana?

O meu, para variar, foi correndo. Participei da 1ª etapa do Circuito Ultra Trail do Cerrado, na Fazenda Taboquinha, localizada na região rural da cidade de São Sebastião. Foi sem dúvida uma das minhas melhores experiências no mundo da corrida.

Já falei várias vezes aqui no blog que estou pegando gosto por correr em trilhas. É muito bom unir o esporte com a natureza. Eu me preparei bem para essa prova, inclusive aproveitei uma dica do meu professor e comprei um tênis apropriado para trilha e que estava num preço ótimo.

Lindo amanhecer a caminho da prova
 A Fazenda Taboquinha é velha conhecida dos corredores mais experientes aqui de Brasília. Sempre ouvi muitos elogios por quem já participou de provas ou visitou o local para treinar. Foi minha primeira vez por lá e já saí apaixonado, as trilhas proporcionam visuais de o folego (literalmente, rsrsrs).


PRÉ-PROVA

Como o local é mais afastado, combinei com os amigos de chegar o mais cedo possível para evitar contra tempos.  A entrega de chips e número de peito foi marcada para iniciar às 7h e a largada para as 9h.

Os tênis da galera limpinhos antes da corrida
É muito bom chegar cedo nas provas para ir entrando no clima, mas confesso que esperar a largada me deixou um pouco ansioso, às 7h30 já estava com o chip no pé.

O legal foi que o Grupo Personal DF levou vários alunos. Então, aproveitamos para já ir fazendo nossa festa na tenda. Tiramos muitas fotos, trocamos dicas, conversamos e rimos bastante. Quando vimos já estava na hora da largada.  O professor Gegê aproveitou para fazer um animado aquecimento com a galera antes da prova.

A organização precisou atrasar um pouco o início da prova, porque se formou uma grande fila de carros na entrada da fazenda. Às 9h ainda tinham corredores que não tinham conseguido entrar. Formos informados também que foi necessário fazer uma mudança de última hora no percurso e que não correríamos os 16km (pela minha marcação foram 14,5km).

A PROVA – km a km 
(algumas pessoas me falaram que gostam do relato com detalhes, vou passar a separar o detalhamento nessa seção do post)

Às 9h30 toda a galera se posicionou para a largada. Por ser uma prova de trilha fiquei impressionado com a quantidade de gente. Foram 287 concluentes!!!

A travessia do rio - Foto:  Francisco Chagas
A largada foi tranquila. O percurso começou numa pequena descida e uns 200 metros a frente já pegamos um obstáculo: A 1ª travessia do rio. Nesse trecho o rio era bem raso, só para molhar os pés mesmo.

Foi o teste de fogo (ou de água ) para os novos tênis. Nos treinos que tinha feito com eles ainda não tinha pego água.

Saindo do rio pegamos uma trilha de cascalho e bem aberta. Nessa hora já deu para perceber que o calor e as grande subidas seriam os grandes obstáculos da corrida. Eu decidi desde o início não forçar muito nessa prova. Minha estratégia seria correr leve até o 8ºkm e, se estivesse me sentindo bem, aumentaria o ritmo na 2ª parte da prova.

Com uns 2,5km passei pelo 1º posto de hidratação.  A parti dali descobri o significado do termo PIRAMBEIRAS. Meus amigos, que subidas eram aquelas? Deem uma olhada aí embaixo no gráfico a altimetria que pegamos (cor cinza):


O início da prova foi difícil, até o 5ºkm foram muitas subidas, tive até que caminhar algumas vezes. Mas, é isso aí, se fosse para correr em terreno plano e sem obstáculos essa galera não tinha se inscrito na prova né.  Aproveitei o ritmo para tirar fotos (vejam algumas na página do blog no facebook).

[edit] Veja também as fotos na página do Grupo Personal DF, ficaram muito legais [/edit]

Esse banho foi renovador
O 6ºkm foi só de descida até a 2ª travessia do rio. Dessa vez a água em vez de obstáculo, foi um oásis. O prof. Gegê estava por lá filmando a galera que passava. Parei e tomei um belo banho. Devo ter ficado uns 6min por lá. Perdi um bom pouco de tempo, mas como meu objetivo era diversão eu nem liguei.

O rio estava bom, mas ainda tinha muita prova pela frente. Continuei o restante da prova acompanhando o Júlio, outro aluno do Grupo Personal. Pegamos uma bela subida até o 2º posto de hidratação. Tomei um gel e reabasteci minha garrafinha, eu estava correndo com um cinto de hidratação.

Olha só a "medalha"
Continuamos no sobe e desce do percurso até os 11,5km para chegar ao 3º posto de hidratação. Nesse além de água a organização também disponibilizou isotônico.

O fim da prova foi a parte mais legal da corrida.  Pegamos uma pequena subida numa parte da estrada e depois saímos num campo aberto, o visual nessa parte da fazenda é incrível (a foto no fim do post foi nesse local).

A chegada da prova foi em clima festivo. A cada corredor que passava o pessoal aplaudia. Nos empolgamos e fizemos um belo sprint para passa pelo portal. Foi show!!!

No fim ainda recebi a medalha mais criativa da minha coleção. É isso mesmo que vocês veem na foto. Uma xícara de metal .


RESULTADO

Acabei mudando a minha estratégia durante a corrida, preferi curtir o momento e não aumentar o ritmo. Estou melhorando de umas dores no joelho, era melhor não exagerar. Foi ótimo, pois fiz a prova sem ficar me pressionando com o tempo. Mas mesmo assim foi um grande esforço para superar os 14,5km de subidas e descidas de baixo de muito sol. A prova não foi moleza.

E o mais legal é que curti durante toda a prova com os amigos. Correr com a galera é sempre ótimo.


O resultado da prova já estava disponível desde o domingo no site da Chiptiming. Meu tempo líquido foi de 1h49m52s. Fiquei em 135º no geral masculino e em 61º na categoria M3039.

Parabéns ao organizador, Frederico Gall e sua equipe, o evento foi muito bom. Todos gostaram muito.

Bom é isso aí pessoal. Correr em trilha é muito bom. Recomendo a todos que queiram ter uma experiência diferente da corrida no asfalto. Mas lembrem-se, é necessário um pouco de preparação, treinamento e, principalmente, cuidado para enfrentar uma corrida na modalidade cross country. Foi uma manhã para guardar na memória. A 1ª etapa do Circuito Ultra Trail do Cerrado foi muito show!!!

Abraços a todos.



  

13 comentários:

  1. Muito bom!!!
    Este Blog já parada obrigatória!!!!

    ResponderExcluir
  2. sem palavras...Corridas em Taboquinhas sempre são marcantes...Parabéns pelos relatos. Show show

    ResponderExcluir
  3. Nunca corri na Taboquinha, não sou muito amiga das trilhas. Mas confesso que fiquei curiosa em participar dessa prova. Parabéns pelo blog. Eu também tenho um: http://danicorredora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Show Danilo... Disse tudo, correr e se divertir com amigos junto a natureza...

    ResponderExcluir
  6. Muito divertida a prova Danilo e que medalha.
    Deu vontade de ir até aí conquistar uma dessa. Para ver e viver essas imagens e sua descrição desse lugar lindo!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Danilo.

    Parabéns por ter completado mais um circuito. Agora trail run, que isso heim amigo...onde você vai parar?? rs
    Muito legal. Meus parabéns!!!


    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Muito tri este Circuito, amigo !!! Parabéns !! Beijo e boa semana.

    ResponderExcluir
  9. Danilo tu me inspira!
    Nesse final de semana consegui correr sem sentir nenhuma dor nas pernas ou panturrilha =) Tô mega feliz \o/

    Eu amo trilhas e naturezas e agora começando a me apaixonar pela corrida, mais um tempo uno os dois!

    Beijo Charmoso :*

    ResponderExcluir
  10. Corrida em trilhas tem que ser pra se divertir e aproveitar a paisagem. Fazer tempo deixa para os profissionais, nós não vamos conseguir hehe.

    Ainda mais com essa altimetria absurda aí. Pelo menos tinha uma piscina natural no caminho. Achei a medalha criativa demais. Eu não ia gostar de receber uma xícara depois de sofrer nas trilhas e montanhas. Sei lá, é desmotivante.

    Parabéns pela corrida!

    ResponderExcluir
  11. Participei dessa prova aí. Corrida em trilha em paisagens bonitas é bom demais!

    Infelizmente, levei muito azar pois na travessia do curso d'água, logo após a largada, pisei de mau jeito numa pedra submersa e torci o pé! Na hora doeu e pensei em parar mas seria muito frustante e insisti em continuar na prova.

    Com o pé doendo segui adiante. Nas descidas não dava pra correr. Resultado: estou com o pé imobilizado e vou ser obrigado a ficar de molho por uns 15 dias.

    Meu aprendizado: Nunca mais vou atravessar um curso d'água correndo!

    João

    ResponderExcluir
  12. Maravilha Danilo!! Dia 31/03 vou participar de uma corrida de montanha em Santo André... Já corri uma aqui em Piracicaba e foi tenso! É muito legal unir o útil ao agradável... Correr num lugar bonito, com os amigos e sem se preocupar com tempo e tudo mais. Parabéns por conseguir fazer isso, não é uma tarefa fácil!

    Abraços e bons treinos!

    Paulo
    Corre Coração

    ResponderExcluir
  13. Danilo, vc é um exemplo de superação!! Bonita trajetória!! Sou nova na vida de blogueira, estou te seguindo tbm quero compartilhar meus momentos de corrida, quando puder de uma olhada no meu blog e se gostar siga-me ;D !! Saúde Guerreiro!
    http://correeguerreiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...