"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

quarta-feira, 27 de março de 2013

8ª Corrida do Coração - Meu relato


Domingo passado corri minha 5ª prova do ano. Dessa vez o desafio foi numa prova desconhecida por mim, mas que já se tornou tradicional aqui em Brasília. Foi a 8ª Corrida do Coração, evento que fez parte das comemorações do aniversário de 42 anos da Ceilândia, a cidade satélite mais populosa do DF.


Foi uma corrida que me surpreendeu. Muito bem organizada e com um valor de inscrição justo, R$ 39,00 pelo site. A prova tinha opções de 6 ou 10km, e organização do Supermercado Supercei. Foi uma corrida com tudo que deve-se ter: Uma boa estrutura para receber os atletas; largada no horário; percursos bem sinalizados e em avenidas largas, sem concorrência com o transito de carros; staff fiscalizando em todo o trajeto; hidratação com água a vontade (só faltou está gelada); sensores para o chip nas 3 pontas do percurso; uma boa dispersão; kit reposição; e boa divulgação dos resultados (foi até enviado SMS). Em resumo, foi um excelente evento, parabéns aos organizadores.

Para mim a Corrida do Coração se encaixou muito bem nos meus treinos. A preparação para a estreia nos 21km continua a todo o vapor e domingo era dia de testar o condicionamento. Conforme falei no último post, iria para correr na sensação, sem pressão de tempo. E foi assim que fiz, tentei manter um bom ritmo mas sem forçar de mais. Não seria dia de buscar recorde.

A PROVA – km a km 
(algumas pessoas me falaram que gostam do relato com detalhes, vou passar a separar o detalhamento nessa seção do post, caso não queira ler pule para o resultado)
Dados do GPS
Cheguei um pouco em cima da hora. Mas ainda deu para encontrar com os amigos. Fizemos a festa de sempre, tiramos algumas fotos e batemos um papo. Tudo muito rápido, pois às 08h a buzina da largada já estava tocando. Acabou que nem fiz um aquecimento decente.

Com o Thiago durante a prova. Foto: Grupo Personal DF
Como eu queria correr sem pressão nem me preocupei em largar muito na frente, isso acabou sendo um erro, pois tive que ir até a placa de 1km fazendo ultrapassagens para conseguir pegar um "transito mais descongestionado". O Thiago, um amigo que tinha largado um pouco mais atrás, me encontrou próximo ao 2ºkm e foi me acompanhando por boa parte do percurso.

Corremos juntos, conversando um pouco, mas num ritmo bom e constante até chegar nos 5,5km. Ali vinha a parte mais difícil da prova, uma longa subida com pouco mais que 1km de extensão. Depois analisando o registro do GPS, vi que foi a parte que meu ritmo caiu mais (uns 5:40/km).

Cheguei inteiro e feliz. Foto: correprafoto.com.br
Chegando no topo da subida falei para o Thiago aproveitar que ele estava bem e que soltasse as pernas para fazer um bom tempo. Eu preferia não exagerar para não piorar umas dores que tenho sentido no joelho. Ele foi embora e eu tentei me segurar para não ir junto .

Acabei descendo a ladeira até mais forte que devia. Mas, foi legal a sensação de correr dando passadas largas e sentindo o vento na cara. Passando pela placa de 8km veio mais uma curva e o terreno voltou a ficar um pouco mais plano. O cansaço começou a bater um pouco, mas tentei manter um ritmo bom.

Pela frente viria outra curva que permitia ver quem estava voltando para concluir a prova. Percebi que o Thiago estava há uns 20mts de distância. Fiz a curva e decidi acelerar um pouco para ver se chegava nele. Mesmo estando um pouco cansado foi meu km mais rápido, 4'12". Corri forte mais perdi o Thiago de vista e não consegui alcançá-lo, depois fiquei sabendo que ele também acelerou no final.

Fiz minha chegada comemorando. Depois de uma semana de muito treino, consegui acabar inteiro a prova e com aquele sentimento que daria para correr mais uma pouco. Só não gostei muito do tempo quando travei o cronometro do meu relógio, 50m09s. Se eu não tivesse economizado tanto no início tinha feito um sub50, mesmo não sendo o objetivo nessa prova.

RESULTADO
5ª medalha do ano
Já publicaram no site da prova os resultados. Fique em 296º na classificação geral masculina e em 60º na faixa etária de 35-39 anos.

Me impressionou a quantidade de atletas na corrida e também o tempo que o pessoal fez. Somando as duas distâncias, foram uns 1.700 concluintes, nos 10km 47 fizeram um tempo abaixo de 40min, praticamente a metade dos homens fizeram sub50.

Ainda no domingo, pouco depois da prova, recebi o meu tempo liquido por sms. Fechei os 10km em 50'11". É bobagem minha, mas ainda fiquei com um peso na consciência por não ter tirado esses segundinhos a mais .

Para fechar o post (que mais uma vez ficou longo, desculpem). Aconteceu algo no fim da prova que vale o registro. Na entrega da medalhas o pessoal do staff estava recebendo os corredores com muita cortesia, parabenizavam e colocava a medalha em volta do pescoço de cada um que chegava. Das 40 corridas que já participei essa foi uma das poucas que vi isso acontecer. Muito legal essa atitude, mais uma vez parabéns à organização. Fica com exemplo para outras corridas.

Bom é isso aí pessoal, a minha próxima prova será a Golden Four Asics RJ, no dia 7/abr. Continuo treinando forte para a prova.

Abraços e boa semana santa a todos.

7 comentários:

  1. Aeee Danilão show de prova !!!

    Parabéns pelo resultado, apenas 11s para o SUB-50,mas está valendo o foco agora são os 21K.

    FOrte Abraço e bons treino

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Danilo,

    Parabéns pela excelente prova.Quase pintou um sub50, mas fique tranquilo, já está no forno. Na próxima fornalha saí quentinho, quentinho. hehe
    Sobre a entrega das medalhas, em Floripa acho que a turma é mais da emoção então. Fui em diversas provas que colocaram em volta do meu pescoço, inclusive na meia do último domingo. Condecoração assim não tem preço, né?

    Abraço e bons km's!!

    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bah, amigo, está muito bom !!! Parabéns ! Meu carinho e bom feriadinho.

    ResponderExcluir
  4. O Danilo correr provas assim baratas e organizadas hj em dia e rarissimo ainda mais nesse preço que vcs pagaram, parabéns por mais uma concluida e desde ja desejo boa preparação para sua estréia nos 21Kms...Quer uma dica? Pois bem sempre quando vc for treinar e tiver que fazer por exemplo um treino de 10Kms ao final do treino corra mais 2 Kms e por ai vai, daqui a pouco vc vai estar tininido nos 21Kms ou mais...

    Boa páscoa e bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  5. Show Danilo correu gostoso, correu bem.
    E vc sabe que você a menos do que 50. Nessa foi dia de se preparar, não de destruir. Agora o foco são os 21!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá Danilo,

    lendo que essa foi a sua quinta prova em 2013, voltei a pensar como estão caras as inscrições, assunto que tem sido recorrente esse ano. Só fiz 2 provas, uma na qual foi a Corrida de Reis, então a inscrição foi aquela doação, né?
    Mas que bom que essa corrida organizada e a um preço justo. Parabéns ao staff da corrida do coração!
    E parabéns a você por mais essa conquista!

    ResponderExcluir
  7. Danilo, que bom a sensação de dever cumprido!! Bela prova, estou na torcida para sua estréia nos k21.
    Abraço, Karinne.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...