"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

quarta-feira, 20 de março de 2013

Circuito Cross Parques etapa Seriema - meu relato


E no último sábado foi dado início ao Circuito Cross Parques 2013. A 1ª das 10 provas previstas para esse ano aconteceu no Jardim Botânico de Brasília. Mais uma vez foi uma ótima experiência correr numa prova desse circuito.

Quem já participou das corridas Cross Parques sabe como são boas. É uma festa para levar a família toda, pois sempre tem atividades para as crianças e acontecem em locais muito bonitos.

Animação com o Grupo Batunkenjé
Na prova desse sábado já deu para perceber a evolução em termo de organização. A arena, bem completa, foi montada no anfiteatro natural do parque. Tinha tenda para massagens, guarda-volumes, algumas ações promocionais de patrocinadores e no palco principal muita animação com a música do Grupo Batunkenjé.

 Uma novidade nessa prova foi o uso de chip para cronometragem do tempo. No ano passado as provas tinham marcação manual. Observação: Não vi tapete com os sensores na largada. Se realmente não tiver sido registrada a largada de forma individual, o tempo final será apenas o bruto mesmo. No meu caso a diferença com o que eu marquei no  meu relógio  foi pequena, apenas 3 segundos.


A PROVA – km a km 
(algumas pessoas me falaram que gostam do relato com detalhes, vou passar a separar o detalhamento nessa seção do post, caso não queira ler pule para o resultado)

Em algumas provas eu gosto de planejar bem como pretendo correr. Tento analisar o percurso e se for o caso até fazer um reconhecimento. Para essa, uma semana antes eu fiz um treino com a galera do Grupo Personal DF. Percorremos o percurso que foi divulgado no site da corrida. Meus planos nesse sábado era correr dando o meu melhor. Tentaria fechar a prova com um pace médio de 4:50/km. Minha ideia seria forçar nas partes mais planas para compensar atrasos nos trechos  de subidas. Além disso, não queria exagerar muito nas descidas para não judiar dos meus joelhos velhos de guerra.

Parte da galera na largada
Porém, já na largada vi que os planos teriam que mudar. Ainda não sei o porquê, mas o percurso foi totalmente diferente do divulgado. A largada foi para direção inversa e pegaríamos mais sobe e desce nesse novo trajeto.

Vejam aí em baixo os dados do meu GPS (o gráfico em cinza mostra a altimetria):

Na largada eu confiei que o chip marcaria o tempo líquido e acabei saindo um pouco mais para trás do que deveria. Mas, como o 1ºkm foi praticamente todo em em descida, aproveitei para acelerar um pouco e chegar mais a frente. Próximo à placa de 1km encontrei com um amigo, o André (o @eco_runner no twitter), ele ia num bom ritmo, então decidi tentar acompanhá-lo.

Durante os 2º e 3ºkm o ritmo variou um pouco por causa das subidas e descidas, mas consegui seguir de perto o André. Passamos pelo posto d'água mais ou menos no meio do percurso e aproveitei para me refrescar um pouco jogando água na cabeça. Até ali estava me sentido muito bem.

O trecho seguinte foi o que corri mais rápido. Era uma longa descida, com algumas voltinhas pelo percurso, que se prolongou até os 4,5km. A descida acabou na volta para a pista de terra onde começou a prova. Nesse momento eu já estava bem cansado. Não tinha conseguido acompanhar o André na descida e passei a correr acompanhando outro amigo, o Thiago, que entrei durante próximo à placa de 4km.

A melhor visão durante a prova (rsrsrs)
O último trecho da prova foi o mais difícil. O Thiago ficou um pouco para trás e eu fui correndo "sozinho" no final. Foram uns 600 metros  intermináveis de subida.

Meu ritmo caiu bastante, passei pela placa de 5km pensando em caminhar um pouco. Mas, já tinha ido tão bem até ali e já dava até para ver o portal de chegada. Então, puxei o restinho de energia que ainda tinha para me arrastar até o fim. Consegui acelerar um pouco e cheguei praticamente junto com a 1ª colocada entre as mulheres, tentei até passar por ela, mas as pernas não respondiam mais aos meus comandos .


RESULTADOS
4ª medalha do ano
Foi mais uma vez uma ótima experiência participar de uma etapa da Cross Parques. Esse ano, se possível, pretendo participar de todas as provas.

Na entrega dos kits fomos informados que as próximas etapas serão pagas. Conforme já falei em outros posts, esse circuito tinha o diferencial da inscrição ser apenas 5kg de alimento. Não gostei muito da notícia, porém prefiro esperar mais informações para dar minha opinião sobre esse assunto.

Os resultados demoraram um pouco para ficar disponíveis, mas hoje já podem ser vistos no site.

Aliás, se tem algo que precisa melhorar na organização do Circuito é o site. Ele ficou muito mais bonito, mas ainda é pouco funcional. A divulgação do resultado não ficou legal da forma que apresentaram. É difícil pesquisar o nome na lista, e a classificação foi emitida somente por categoria. Outro problema é o sistema de inscrições que não tem suportado a alta procura. Espero que melhorem para as próximas etapas.

Pelos resultados apresentados no site, a etapa Seriema do Circuito Cross Parques teve ao todo 535 concluentes. Meu tempo oficial foi 24'57", ficando em 17º de 60 na categoria M33-38 e em 59º de 325 homens.  Para ver o resultado geral eu peguei os resultados e joguei numa planilha, caso alguém queiram ver seguem aí os links:


E para fechar o evento com chave de ouro, o Grupo Personal DF ainda ganhou o troféu de assessoria com maior número de participantes.
Festa da galera no pódio. Vejam mais fotos no álbum do evento no facebook do Grupo Personal DF

A próxima etapa está prevista para o dia 13/04/2013 na Flona - Floresta Nacional. Já estou contando os dias, é lugar que nunca corri. Quem quiser participar sugiro acompanhar a página do Cross Parques no facebook para ficar ligado quando surgirem mais informações.

Bom pessoal é isso aí! Desculpem a demora em publicar o relato. O dia-a-dia está muito corrido e domingo que vem já tem outra prova, mas isso é assunto para outro post.

Abraços.


14 comentários:

  1. Danilo!!!

    Que beleza de circuito. Correr em parques deve ser uma delícia, heim. Em Floripa temos parques, mas nenhum arborizado assim com distância para uma prova. Que privilégio o seu. Deu uma invejinha branca...
    Vi o gráfico da sua participação e percebi o quanto você evoluiu de um ano para outro. Muito legal observar o gás dos amigos. =)
    Parabéns pela prova!

    forte abraço e bons km's!!

    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Helena, eu antes de começar a participar desses circuitos nem imaginava a quantidade de parques e muito menos que dava para correr neles. Hoje em dia é um dos circuitos que mais gosto de correr.

      Valeu pelas palavras de incentivo. Um abraços para você também.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Foi muito legal a prova né Samuel. Vi que fez um ótimo tempo. Parabéns!!!

      Excluir
  3. Nossa, Danilo, muito bom mesmo, amigo, parabéns. Beijo e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Foi realmente muito bela Paulo. Esse circuito é legal também por contar com a presença de vários amigos. Acaba que cada prova é uma festa.

      Abraços e bons treinos para você.

      Excluir
  5. Foi muito bem mesmo Danilo. Arrepiou garotinho.
    c comentou que são 10 no ano, vai em todas?
    Abraços

    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz,
      Cara vou tentar, mas tem duas que estão programadas para datas que talvez não consiga ir. Gosto muito dessas provas, para melhorar gostaria que as distâncias fossem maiores, mas em parques seria difícil fazer isso. Esse circuito lembra um pouco as provas que você tem aí em Curitiba nas Corridas da Lua Cheia.

      Abraços

      Excluir
  6. Oi, Danilo,

    Tu é uma das minhas inspirações pra correr e... tchan, tchan, tchan... Me inscrevi na minha primeira corrida \o/ Vamos ver como será!

    Beijo Charmoso :*
    www.charmosapoli.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Poli,

      Vou ficar na torcida para você curtir bastante. Vai tranquila e faz exatamente o que tiver treinado que não terá erro.

      Abraços

      Excluir
  7. Correr em percursos assim, aliado a natureza é bom demais...Quanto as problemas ocorrido nesta prova vamos torcer para que isso não ocorra mais, o ideal é os corredores informar aos organizadores o acontecido.
    Parabéns a vc Danilo e sua equipe pelo pódio.
    Um abraço e bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Jorge, é muito bom correr na natureza. Eu sou super fã.

      Abraços

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...