"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Maratona Brasília de Revezamento - Meu Relato

Em 21 de abril de 1960, o então presidente Juscelino Kubitschek inaugurava Brasília, a 3a capital do país. No último domingo, 53 anos depois, nas comemorações do aniversário de cidade, o Jornal Correio Braziliense realizou a 7a Edição da Maratona Brasília de Revezamento. Evento que já entrou para o calendário de corridas do DF, como um momento de congregação entre amigos corredores.

A galera do Grupo Personal DF não podia ficar de fora dessa. O Grupo montou 05 equipes, totalizando 28 atletas, divididos em equipes de 4 ou 8 pessoas. Eu, juntamente com os amigos Izael, Rodrigo e Edimar, participei da equipe Grupo Personal - OSKININGUEMSEGURA  . Corremos cada um 10,5km para completar os 42km da maratona.

Veja aí como foi mais essa festa...

PREPARATIVOS

"Congresso Técnico" do Grupo Personal DF
Esse é o segundo revezamento que participo. Na 1a vez (veja aqui o relato), fui o responsável pela equipe e vi que é uma grande responsabilidade. Mas dessa, com a assessoria, a trabalheira ficou por conta dos professores. E fui só para curtir mesmo, rsrs.

Pelas regras da prova, cada equipe deveria ter um capitão, mas como os professores organizaram tudo, eu até brinquei com o Prof. Gegê falando que ele era o general das equipes. Graças ao trabalho deles acabou tudo dando muito certo.

Três dias antes da prova os professores organizaram uma reunião onde apresentaram as equipes e explicaram como seria o revezamento. Nesse dia também ficamos sabendo que o percurso não seria moleza. Muito sobe e desce nos 10,5km de asfalto. Vejam aí em baixo o registro da altimetria do meu gps:

Matéria no Jornal Correio Braziliense
O esquema do revezamento seira o seguinte: Nas equipes de 4 atletas, cada um deveria fazer uma volta completa no percurso, a transição ficou ao lado do portal de chegada e largada. Já as equipes com 8, tinham mais uma transição no meio do percurso, nesse caso cada um corria um trajeto de 5km aproximadamente

As equipes do Grupo Personal ficaram assim divididas:
(detalhe para a criatividade do Prof. Gegê ao dar nome às equipes)

  • Octeto misto - OSKININGUEMVAIJUNTO
  • Octeto misto - OSKIMANDAMBEM
  • Quarteto masculino - OSKIMAISCORRE
  • Quarteto masculino - OSKININQUEMSEGURA
  • Quarteto feminino - ASKIDAMSHOW

Parte da galera foi na retirada dos kits e foi fotografada para uma matéria que o Correio Braziliense fez sobre a corrida. A reportagem, com as fotos e algumas dicas dos Profs. Ângela e Gegê, saiu na edição de 20/04 do jornal e está disponível também nesse link.


ANTES DA PROVA
O domingo amanheceu bonito, com céu claro e até um pouquinho frio. O combinado era para todos chegarem antes da largada para nos organizarmos.

Galera do Grupo que chegou antes da largada
Às 7h20, a Esplanada dos Ministérios já estava lotada de tendas das assessorias. Tinha muita gente chegando e se preparando para a Maratona.

A estrutura montada para a corrida era enorme, com tudo pronto para que o revezamento ocorresse sem atropelos.

Ainda estava rolando na mesma área um campeonato de balonismo que deixou o céu ainda mais bonito ainda. E, um pouco mais acima, próximo à rodoviária, estava sendo feito os últimos ajustes no palco onde mais tarde aconteceriam vários shows. Todos os eventos faziam parte da festa do aniversário da cidade.

Na nossa tenda, foram dadas as últimas instruções, cada um foi pegando seu kit e os primeiros a correr iam se preparando para a largada.

A PROVA d'OSKININGUEMSEGURA
(algumas pessoas me falaram que gostam do relato com detalhes, vou passar a separar o detalhamento nessa seção do post, caso não queira ler pule para o resultado)
Izael, Rodrigo, Edimar e Danilo
Às 8h05 foi dada a largada e começou a agonia de ter que esperar a vez para correr . O Izael foi o nosso 1º corredor. No "congresso técnico" ele fez a previsão de fechar a prova em 53min, acho que na hora ele nem lembrou que o percurso era de 10,5km, e esses 500mts fazem diferença. No resultado final não temos o tempo líquido, mas próximo às 9h, o Izael chegou com 55'38" de tempo bruto. Parabéns Izael! E olha que ele é o mais experiente da turma. Quero chegar na idade do Izael correndo desse jeito.

O próximo foi o Edimar, tanto ele como o Izael tinham compromissos, então não puderam curtir muito o pós prova. Eu fiquei batendo um papo com amigos de outras equipes enquanto eles corriam, então nem falei muito com os dois após a volta deles. O Edimar não tinha passado a previsão de tempo dele, mas chutamos que ele faria em 1h mais ou menos. Eu ainda vi ele saindo forte e o Rodrigo tentando filmar a passagem do Izael para ele. O Edimar nos surpreendeu, correu bem e em 55m03s já estava de volta. O cara voou. Parabéns Edimar!

Rodrigo me passando o "bastão"
Agora era a vez do Rodrigo, nosso corredor "câmera man", ele correu levando sua GoPro - Já já deve publicar o vídeo da corrida, eu coloco o link aqui assim que sair. O Rodrigo fez a previsão de completar a prova em 1 hora. Mas quando ele começou a correr o friosinho da manhã já tinha ido embora. Tinha um pouco de vento, mas o sol já estava castigando. Marquei a hora que ele saiu e fui dar mais uma volta nas tendas dos amigos e ver se a tensão da espera diminuía. Às 10:57, com um ótimo tempo de 59m57s o Rodrigo me passou a munhequeira do revezamento.  Sub1h num percurso bem complicado e com muito calor, Parabéns Rodrigo, mandou muito bem!!!

Finalmente chegou minha vez. Ser o último do revezamento tem a vantagem de passar pelo portal comemorando, mas é angustiante ficar esperando a vez. Fiz a previsão de completar em 55min. Não era dia de tentar recorde, até porque o percurso tinha mais de 10km e era cheio de subidas. A primeira metade do trajeto era tranquila, fui me segurando um pouco nas descidas para não quebrar no final e para poupar o meu joelho, que não está permitindo exageros. Cheguei relativamente bem no ponto onde começava a subir, lá pelos 6,4km - até ali tinha passado pouco mais de 30min. Correr na descida é uma maravilha só pace abaixo de 5min/km.

Aí começou a tortur.. a subida. O calor tinha diminuído um pouco por causa do vento e ainda tinha o alívio da bela vista do Lago Paranoá, à esquerda. Tentei ao máximo não quebrar muito o ritmo, mas não teve jeito. As parciais dos kms seguintes só foram aumentando. No 8ºkm, ainda tinha que superar uma subida em curva com um desnível lateral na pista.
O sprint no final - montagem feita pelo Gegê

No fim, já entrando na Esplanada, veio a rampa do Congresso, o último obstáculo e já conhecido pelos corredores de Brasília. Passei pela rampa até com certa facilidade, acho que já era a adrenalina do fim da prova me empurrando. Pouco depois da placa de 10km mirando a chegada, vi o Prof. Gegê gritando para eu arroxar no final. Foi a motivação que faltava. Comecei um sprint daqueles. A ideia era passar pelo portal de chegada antes das 3h45. Corrigi a postura e gastei tudo que ainda tinha de energia. Passei pelo portal comemorando. Travei meu relógio com 52'57", dois minutos abaixo da minha previsão.

O mais legal é que o tempo da equipe foi ótimo. Fechamos a maratona em 3h44m55s. Valeu Izael, Rodrigo e Edimar. Mandamos super bem!!!


RESULTADO E FESTA


O resultado está disponível no site da corrida: http://www.maratonabrasiliadereveza.com.br. A galera das equipes do Grupo Personal correram muito bem, todos completaram a prova bem e super felizes. E ainda fizemos a maior festa na chegada da nossa última equipe.

Parabéns ao Jornal Correio Braziliense, a corrida foi um sucesso. Não tenho nada a reclamar. Só elogios para a organização por parte de toda a galera.
Pessoal que ficou até o fim chegando junto

Para ilustrar o post usei várias fotos lá da página do facebook do Grupo Personal DF. Quem quiser ver mais fotos, segue aí o link para os álbuns:
(tem uma minha depois da chegada que eu não tive coragem de publicar aqui, rsrsrs)
Festa na chegada



Bom pessoal, é isso aí! Mais um relato enorme (desculpem) e com um pouco de atraso né (desculpem também, rsrsrs).

Parabéns a todos os corredores e ao Grupo Personal pela festa. Foi mais uma ótima manhã de domingo. O próximo desafio dessa turma toda vai ser no revezamento da 1ª Corrida 24 horas de Brasília. Quem quizer saber mais sobre essa próxima festa, procurem os professores lá na página no facebook para saber mais.

Há! E antes que eu esqueça. Parabéns à Brasília, que a pesar das sua mazelas, ainda é uma cidade linda - 53 anos com corpinho de 20 .

VALEU GALERA!!!!!!!

5 comentários:

  1. Woow man que relato , mto show essa corrida, medalha top com percurso bom também ,mas meu tempo ta nem perto do de vcs kkkk nossa equipe ficou F***
    grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso Rodrigo, seu tempo foi ótimo rapaz. Nós somos tudo pangaré, mandamos super bem =)
      Valeu

      Excluir
  2. Amei esse post!!!
    Fechamos assim com chave de ouro esse Revezamento!!!
    Parabéns Danilo, cada vez melhor ler seus relatos!!!

    ResponderExcluir
  3. Bah, amigo, que pangaré, que nada, vocês foram MUITO BEM. Parabéns a todos os participantes !!! Beijo, bons treinos e bom findi (aqui a net está travando, acho que o recado vai duplo rsrs ...).

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela corrida Danilão!! Você e todos os companheiros foram feras!!

    Abração!

    Paulo
    Corre Coração

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...