"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

quinta-feira, 30 de maio de 2013

1ª Corrida 24 horas de Brasília - Meu relato


O que falar de uma corrida que durou 24 horas?

Essa tem sido a pergunta que me faço desde as 7h da manhã do último domingo. Já atrasei relatos por vários motivos, mas pela 1ª vez fiquei sem saber como contar a experiência. Confesso que precisei de alguns dias para "digerir" a prova e ainda estou aqui enrolado para escrever. Mas vamos lá, vou começar com a parte mais fácil, falando da parte mais técnica da prova e depois tento passar para o relato, propriamente dito.

Let's Go ...

A 1ª Corrida 24 horas de Brasília

Como o próprio nome diz, essa foi a 1ª prova desse tipo aqui na capital. Dessa vez o desafio era correr a maior quilometragem durante 24 horas. A corrida poderia ser realizada individualmente ou em equipe.

A prova tinha um lado beneficente. Parte do valor das inscrições foi em benefício da Missão Salesiana/AMA, no projeto de perfuração de poços para fornecimento de água potável em comunidades indígenas no Estado de Mato Grosso.

Segundo a organização, foram aproximadamente 600 inscritos, divididos em 27 equipes. E, ainda, 11 corredores que decidiram encarar as 24 horas correndo sozinhos! Entre esses ultramaratonistas uma mulher. Vi a luta desse pessoal e posso dizer que são pessoas diferenciadas,  não só por suportar o desgaste físico, como por conseguirem também se manterem em movimento por tanto tempo num percurso relativamente curto.

Percurso:
A prova foi realizada num trecho da pista de corrida do Parque da Cidade (Dona Sarah Kubitschek). A largada foi às 7h da manhã do sábado (25/05) e o termino no mesmo horário do domingo.

O trecho escolhido para prova, de aproximadamente 4km, foi a meu ver um pouco difícil. Digo isso, em função de uma subida na parte final do percurso. Veja a seguir o percurso na imagem de satélite e logo abaixo o gráfico com a altimetria registrados pelo meu gps:


Equipe Grupo Personal DF

Participei da equipe da assessoria que eu treino: O Grupo Personal DF.

Para os professores do grupo e seus apoiadores a prova começou bem antes. Primeiro eles tiveram todo o trabalho de divulgação e montagem da equipe, que teve 21 inscritos. Em seguida, já na semana da prova, fizemos uma reunião para organizar e dividir as voltas de cada um.

Mas, o trabalho maior, acredito que foi na montagem de toda a estrutura de apoio. Parabéns aos Professores Gesiel e Ângela, que uma semana antes já estavam fazendo um reconhecimento da área; ao Francivaldo, que ralou muito tanto na arrumação como na alimentação da galera; à Michelle, que passou as 24 horas ajudando em tudo e louca para correr (ela está se recuperando de uma lesão); e a todos envolvidos que montaram uma das melhores estruturas de apoio da arena. Tivemos todo o conforto possível para passar as 24 horas em pleno parque.

Nosso espaço na Corrida 24 horas. Parabéns Grupo Personal DF!!!


As 24h da Prova – hora por hora 
(Nessa seção do post faço um detalhamento da experiência correndo a prova. Caso queira um relato mais curto, pule para o resultado, logo à abaixo)

Essa não foi a 1ª vez que participei de um revezamento. Mas, pelo esforço que é ficar 24h correndo, foi especial. Cheguei um pouco antes da largada e já senti um clima diferente. Não era só a temperatura fria da manhã que ia dando passagem ao calor do sol aparecendo. Dava para ver no rosto de todos tensão e euforia ao mesmo tempo.

Às 7h foi dada a largada e iniciou as 24 horas de corrida. Prova de revezamento é às vezes uma agonia , ficar ali na arena vendo o pessoal correndo enquanto se espera sua vez é complicado. Mas, para animar nossos corredores, aproveitamos que ficamos "hospedados" bem em frente à área de transição e gritávamos bastante na torcida. Acompanhe a página do Grupo Personal DF no facebook e o canal no youtube para ver as fotos e vídeos que tiramos por lá.
Kátia e Bernardo no 1º revezamento do dia

Tínhamos planejado mais ou menos a sequência do revezamento, então aos pouco iam chegando os corredores da nossa equipe. Pelo nosso planejamento calculamos que conseguiríamos fazer em torno de 65 voltas no percurso.

A parte da manhã foi tranquila, aos poucos fomos revezando e nos organizando. Às vezes fazíamos alguns ajustes no planejamento e aos poucos percebemos que estávamos mais rápidos que tínhamos imaginado.

Chegamos ao fim da manhã com 15 voltas nas primeiras 5h de prova. Até ali já tinham corrido a Kátia, o Bernardo, o Márcio, a Iracema, a Sílvia, o Izael, o Marco Amorim, e a Andréa. Todos se superaram fazendo suas voltas. Parabéns galera.

Nessa parte da manhã pode-se destacar o Bernardo que fez duas voltas seguidas e muito boas (pace médio de 4:16/km), e a Andréa do site Corre Pra Foto, que dessa vez largou a câmera e correu pra ganhar medalha na nossa equipe. Eu estava doido para correr e aproveitei para acompanhá-la na sua 1ª volta e tirar algumas fotos.
Felicidade da Andréa na sua 1ª volta

Numa das parciais que foram liberadas pela organização, estávamos em 24º. Mas, no horário do almoço, com o sol já alto e o calor apertando, entrou em cena dois corredores bem rápidos da nossa equipe, o José Augusto e o professor Gesiel (Gegê). Eles voaram na pista revezando cada um uma volta durante 2 horas. O Augusto chegou a fazer uma volta em 13m07s (pace 3:19/km) e o Gegê completou suas voltas na média de 16m30s cada.

Gegê e Augusto voando baixo
Os dois foram almoçar e a galera continuou a manter nosso chip rodando. Na próxima parcial nossa classificação já tinha subido para o 10º lugar, 7 voltas atrás do 5º lugar.

Das 14h às 18h, alguns corredores voltaram para correr de novo (Bernardo, Izael, Andréa, Iracema e Márcio) e novos corredores fizeram suas primeiras participações. Entre eles o Guilherme, o Nelson, o Caio, o Ricardo, a Maria Dantas, e o Gilberto.

Completamos 12 horas de prova com 36 voltas feitas. Praticamente todos correram bem melhor do que tinham programado. A Maria Dantas, por exemplo, conseguiu fazer 3 voltas direto. Foram uns 12km em 1h03m40s (pace médio de 5:18/km).

Eu também fiz minha 1ª volta para valer durante a parte da tarde. Fiz até um tempo bom, 18'31" (pace 4:40/km), mas comecei muito forte e sofri na subida. Tive até que caminhar uns 100mts para retomar o fôlego. Eu ainda não estava 100% de um resfriado que estava me incomodando há alguns dias.

Lua chegou para iluminar a noite

A noite chegou e quase todos já tinham dado pelo menos uma volta. Ainda faltavam meus amigos Cecília, Marco Venício e Rodrigo. Eles estrearam no percurso durante o período das 18h à meia-noite. O Marco infelizmente sentiu dores na panturrilha e não pode correr mais. A Cecília ainda fez mais uma volta próximo à meia-noite e o Rodrigo se juntou aos loucos corredores da madruga .
Por volta da meia-noite estávamos em 11º lugar, mas a distância em número de voltas para os primeiros colocados estava bem maior. Nas outras equipes o pessoal também estava animado.

Na madrugada o frio foi apertando e o número de corredores foi diminuindo. Ainda bem que tínhamos uma fogueira para nos aquecer e, principalmente, para secar as roupas.

Rodrigo animado. Eu nem tanto, rsrs
Eu fiz mais 4 voltas durante esse período, melhorei um pouco o tempo na 2ª vez, mas depois fique na média dos 19min por volta. Próximo às 3h da manhã fiz uma em 18:40 e, quando acabei, achei que não teria mais perna para continuar. Mas, ainda fiz uma última volta, já no sacrifício às 5h. Totalizei 6 voltas (contando a 1ª com a Andréa).

Teve um momento que todos já estavam bem cansados. Mas tivemos o reforço do Guilherme e do Augusto que voltaram para correr durante a madrugada. E, pouco antes de amanhecer, voltou também a Maria Dantas.

O Augusto, aliás, além de ser o corredor mais rápido da nossa equipe foi o que mais correu, deu ao todo 10 voltas, seguido do Gegê com 8 e do Bernardo com 7. Além desses, o Ricardo e o Nelson também deram uma força para passarmos pela noite fria do parque sem parar a braçadeira com o chip.

Quando foi amanhecendo, já próximo às 7h da manhã do domingo, o fim da prova foi chegando.


Fim das 24horas 

O fim da corrida foi muito emocionante. Quando faltavam 10min para completar as 24 horas, foram tocadas as sirenes das ambulâncias para sinalizar que todas as equipes tinham aberto suas últimas voltas. O DJ colocou uma trilha sonora com músicas edificantes e todos já foram entrando no clima de fim de festa.
O Gegê foi o responsável por fechar nosso revezamento. Ele partiu para última volta, enquanto nos juntamos para esperá-lo.

Cada atleta que chegava era recebido por sua turma fazendo festa. E não diferente na nossa vez. Com 23h54m12s de prova o Gegê veio fazendo um belo sprint enquanto todos nós gritávamos. Comemoramos muito com ele enquanto as outras equipes também recebiam seus corredores.

Faltando 10seg para o fim das 24h todos os presentes fizeram uma contagem regressiva:
10, 9, 8....  3, 2, 1 e Fogos foram disparados...

Eu confesso que naquele momento eu me emocionei. Com a trilha sonora de fundo e os pássaros assustados voando no céu azul, recém amanhecido, não tinha jeito de segurar a emoção.

Resultado

A medalha suada
Nós da equipe Grupo Personal DF, concluímos a prova com 73 voltas no percurso, percorrendo aproximadamente 290km. Ficamos em 8º na classificação geral. Comemoramos muito . Foi muito melhor do que tínhamos imaginado.

Aproveito para dar meus parabéns aos campeões da equipe Gran Curso/Caixa. Eles fecharam a prova com impressionantes 102 voltas, apenas uma à frente da 2ª colocada, a equipe Lo-Rã/Free Corner.

Parabéns também aos campeões e a todos os corredores da categoria solo. Esses sim são heróis. Aguentar correr durante tanto tempo não é para qualquer um. O campeão no masculino foi o José Cristiano de Oliveira, com 43 voltas. E no feminino, a Maria Matos Correa foi a única mulher a correr sozinha as 24h, vencendo o desafio com impressionantes 32 voltas. Os resultados com mais detalhes e com os tempos por volta estão disponíveis no site do evento.

Conclusão 

Apesar do cansaço, terminei essa prova super feliz. Foram pouco mais de 24 horas de muito suor, companheirismo e diversão. Agradeço muito a todos da equipe pelos excelentes momentos que passamos juntos. Parabéns à organização pelo ótimo evento, espero que no ano que vem tenhamos outro.

E para finalizar esse que deve ter sido o maior e o mais difícil relato que eu já escrevi, queria deixar um trecho de um relato que meu amigo Cláudio Garbi escreveu sobre sua participação na Meia de Paris (veja o relato completo na coluna dele do site Corredor de Rua). Acho que tem tudo a ver com o que aconteceu nesse último fim de semana no Parque da Cidade:

"…achei que corria por medalhas… achei que corria pra emagrecer… achei que corria por conta da saúde… mas percebi que apesar disso tudo fazer parte do cardápio, percebi que corro por histórias… corro por momentos… e essa esteve cheio deles…"


Valeu galera!!!

9 comentários:

  1. Uma Prova com muitas lembranças, mto bem organizada e melhor ainda pois só tinha de fato pessoas que gostam de correr nda de muvuca que so vão pela marca da camiseta no kit
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Rodrigo, e você mandou muito bem heim, PARABÉNS! Você tem razão provas assim são para quem realmente gosta de correr.

      Abraços e vamos que vamos, amanhã já tem outra prova, rsrs

      Excluir
  2. Nossa, muito lindo o teu relato ... E é bem isso aí, amigo, cada corrida tem um significado, um valor, uma vitória de vida, de emagrecimento, enfim, são inúmeros significados. Parabéns pela prova e pela alegria do momento. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadão Ivana. Você sempre por aqui e eu estou com falta lá no seu blog né. Vou remediar isso hoje prometo.
      Sobre a prova, é o que você disse mesmo, cada corrida tem um significado, cabe a gente valorizar cada um deles.

      Abraços e bons treinos para você

      Excluir
  3. Muito legal, Danilo. Parabéns a você e a todos que participaram. Um dia ainda quero fazer uma prova dessas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fábio. E você e desses loucos que podem correr sozinhos né? Eu fiquei de boca aberta pela performance da Maria Matos, única mulher a fazer a prova no solo. Não sei se um dia consigo uma proeza dessa, mas realmente bato palmas para esse pessoal que consegue correr por tanto tampo.
      Abraços e bons treinos para você

      Excluir
  4. O relato está incrível, Danilo! Parabéns pelo excelente desempenho durante a prova. Você é um dos grandes responsáveis por nossa equipe superar as espectativas e alcançar uma boa classificação. Muito obrigada! Cecília Evaristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cecília, obrigado pelo elogio, mas pode se incluir também como responsável viu. Parabéns pela sua participação também, e que venha muitas provas felizes como essa para a gente.

      Abraços e até o k21 Piri

      Excluir
  5. Nossa Danilo, só de ler o depoimento fico emocionada! Muito bacana toda essa sintonia do grupo, um dia queria passar por essa experiênciatambém! Parabéns pelo envolvimento, isso é o que chamo de Equipe, isso é o que defino superação! Muito emocionante essa prova! O relato ao final da prova é envolvente, se a gte não se segurar emociona mesmo só de idealizar a situação!!! Prfeito post!!!\O/
    by:Yoná Oliveira

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...