"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Desafio das Torcidas e Corrida do Marmelo - meus relatos

Olá amigos, tudo beleza? Dessa vez o relato será 2 em 1. Nos últimos dias participei de 02 provas: O Desafio das Torcidas, no último domingo, e a Corrida do Marmelo, no feriado da quarta-feira.

No ano passado as duas aconteceram antes da minha estreia no mundo das corridas. E por motivos diferentes eu desejava muito botá-las no currículo. Porém, estou no meio da preparação para a próxima prova alvo (que será assunto para outro post). Então, para não ficar de fora, decidi usá-las como parte do treinamento.


3º DESAFIO DAS TORCIDAS


Essa foi 3ª edição da prova, que já entrou para o calendário de corridas da cidade. E eu não queria perder, pois seria a oportunidade de correr devidamente uniformizado - com a camisa do Flamengo, é claro .

A proposta do Desafio das Torcidas é unir os dois esportes mais praticados no país: Futebol e Corrida de Rua. A ideia é que os corredores participem representado os times que torcem. Além da premiação tradicional para os corredores mais rápidos, há também o prêmio para o time mais rápido.

Alguns convocados do Mengão
Nesse ano o corredor poderia escolher entre duas opções de percurso, 10 ou 5km. E dessa vez o desafio, propriamente dito, também teve suas regras alteradas. Buscando igualar as chances das torcidas, foi realizado um sorteio entre os inscritos para escolher 11 convocados (8 homens e 3 mulheres) que representaram seus times no Desafio. Os convocados largaram 5 minutos antes de todos, fizeram o percurso de 5km e tiveram os seus tempos somados. O time mais rápido levou o título. (Veja mais detalhes da regra nesse link).

Os times que conseguiram o quórum mínimo para a disputa foram os seguintes:
  • FLAMENGO
  • VASCO
  • SÃO PAULO
  • BOTAFOGO
  • FLUMINENSE
  • CORINTHIANS
  • PALMEIRAS
  • CRUZEIRO
  • GRÊMIO
Infelizmente não fui um dos sorteados para correr pelo Flamengo (que, aliás foi campeão nas outras edições). Mesmo assim, fui lá fazer minha prova/treino usando a camisa que até já mereceu um post aqui no blog. (naquela época eu comemorava conseguir usar uma camisa oficial)
Detalhe para a camisa que já está sobrando  - Foto: Correprafoto.com.br

A PROVA – km a km 
(algumas pessoas me falaram que gostam do relato com detalhes, vou separar o detalhamento nessa seção do post. Caso não goste pule para o resultado, um pouco mais abaixo)

Meu planejamento foi o seguinte: Adaptei um treino que estava devendo da planilha, a ideia seria correr os 10km tentando ficar com a FC entre 130 e 150bpm.

Os convocados prontos para a largada
Às 8h, com céu aberto e o calor já começando a aparecer,  foi dada a largada para os convocados. Me juntei com a galera na torcida e tirei algumas fotos. Eles saíram e pouco depois era a vez dos outros corredores saírem para seus percursos.

Na largada encontrei dois amigos, o Júnior e o Rodrigo. Mas, como eu iria correr segurando o ritmo e eles iram para os 5km, nos separamos e só voltamos a nos encontrar no fim da prova.

Por um descuido meu, somente fui disparar o Garmin com 1km de prova. A partir daí sempre que passava dos 150bpm o relógio emitia um alarme. Tentei me manter dentro da faixa de frequência, mas era difícil, principalmente nas subidas.

O percurso de 10km era até tranquilo, subida pelo eixo monumental, entrava na pista que corta o Setor Militar Urbano, depois passava por algumas pistas próximas ao Autódromo, e voltava para o eixo monumental, já próximo ao estádio, para concluir no mesmo local da largada.

Nos metros finais ainda soltei um pouco as passadas para concluir a prova correndo forte pelo menos na chegada.
Gráficos do Garmin - Corri o tempo todo tentando manter a os batimentos sobre controle


RESULTADO


Não foi muito legal correr o tempo todo escutando o alarme do frequencímetro, mas até que consegui manter os batimentos bem controlados. Terminei com a média de 153bpm, um pouco acima do planejado.

Os resultados estão disponíveis no seguinte link.

Meu tempo, como esperado, não foi dos melhores, 52m26s. Fiquei 129º de 248 no geral masculino.

Depois da prova fiquei para a premiação para saber qual seria o time campeão. Demorou um pouco, pois foi realizada toda a premiação individual primeiro.

Quando finalmente foi divulgado o resultado do Desafio, fomos informados que pelas novas regras o campeão infelizmente (rsrsrs) foi o Fluminense. Os convocados "pó de arroz" fizeram a prova no tempo somado em 6h40m19. Veja os tempos dos convocados em detalhes aqui.

Todas as torcidas juntas
A prova  foi legal, teve um pouco de calor, mas a hidratação funcionou bem. Achei que poderiam ter mais pessoas participando. A informação que consegui com a organização, foi que tiveram 1.100 corredores inscritos. Não foi uma corrida cara, a inscrição custava R$55,00 para quem queria o kit completo, ou R$35,00 para quem escolhesse o kit econômico (sem camiseta). E o mais bacana foi ver torcedores de times diferentes todos juntos confraternizando em torno do esporte. Com certeza vou participar das próximas edições.



8ª CORRIDA DO MARMELO

Em 1º de maio, dia do trabalhador, foi realizada na Cidade Ocidental, município do estado do Goiás, a 8ª Corrida do Marmelo. Essa é uma corrida que eu tinha muita curiosidade para conhecer. É uma prova mais simples, realizada numa cidade pequena do entorno do Distrito Federal. Esse ano teve apenas 272 concluintes. Já tinha lido alguns relatos elogiando a prova decidi participar como treino nessa também.

Muito sol na largada
A largada estava marcada para as 9h, um pouco tarde, mas acredito que pela quantidade de corredores que vieram de Brasília, distante uns 40km, a ideia seria permitir que todos pudessem chegar tranquilamente  A prova aconteceu num percurso muito bonito. Os 10km se iniciavam no centro passava por algumas ruas da cidade, saía numa estrada por uma região rural e pouco movimentada em direção ao Povoado de Mesquita, terminando em frente à igreja do povoado. Quem faria o percurso de 5km largava mais a frente no meio do percurso.

A organização disponibilizou alguns ônibus para levar os corredores dos 5km para sua largada e para trazer todos os participantes de volta para a cidade após a prova.

Não gosto muito de ficar reclamando aqui no blog sobre a desorganização nas provas que participo. Posso acabar sendo injusto, até porque organizar uma corrida não deve ser nada simples. Mas, na Corrida do Marmelo houve certa desorganização na entrega dos chips, faltou água em alguns pontos do percurso, acabou o kit reposição antes de chegarem todos os corredores, e houve muita confusão na premiação ao final da prova. Às 12h30 ainda não tinham liberado os ônibus para levar os corredores de volta à largada.  Espero que esses problemas sejam revistos para os próximos anos.


A PROVA – km a km 
(algumas pessoas me falaram que gostam do relato com detalhes, vou separar o detalhamento nessa seção do post. Caso não goste pule para o resultado, um pouco mais abaixo)


Novamente fui para treinar tentando manter a frequência cardíaca controlada. Dessa vez desliguei os alarmes do Garmin para não ficar incomodando ninguém durante a corrida.

Vejam aí em baixo alguns dados da minha participação:

Com o calor que estava fazendo e em função do percurso começar em subida, não consegui manter os batimentos muito baixos. Mesmo assim, corri muito bem com a respiração sempre controlada e sem fazer força. Dos 5km em diante era só descida, então acabei me empolgando um pouco e aumentei o ritmo progressivamente. Terminei a prova com 157bpm de média.

RESULTADO

Na chegada, mais uma vez soltei as passadas. Fiz um sprint usando a energia de sobra tinha para gastar. Passei muita gente no metros finais e fechei a prova com 51'33" pelo tempo oficial.

Os resultados estão disponíveis no seguinte link. Fiquei em 92º de 141 na classificação geral masculino e em 13º na faixa etária.

Problemas a parte, a Corrida do Marmelo foi uma prova gostosa de participar. Se o percurso fosse corretamente aferido em 10km, seria uma boa oportunidade para tentar fazer a melhor marca na distância.



CONCLUSÃO

Foi muito bom correr tranquilo e curtindo a paisagem nas duas provas. Mas, acabei ficando bem fora da programação do treino tanto numa prova como na outra.

Acho que depois dessa experiência, vou evitar usar provas como treino quando o objetivo for ficar numa zona de frequência cardíaca muito baixa. Mas, tanto pela curiosidade como pela diversão, valeu muito a pena participar das provas.

Bom é isso aí galera. Abraços e bons treinos para todos.



16 comentários:

  1. Um super evento, não é Danilo ?? E que imagens belas. Beijo, bom findi a ti e a toda a família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram duas provas muito legais. Ano que vem devo participar de novo.
      Abração Ivana

      Excluir
  2. Eu nunca tinha ouvido falar de nenhuma das duas provas. Mais o conhecimento foi bom. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A corrida do Marmelo apesar de pequena, já é antiga, essa foi a 8ª edição.
      Obrigado pela visita.
      Abraços

      Excluir
  3. Parabéns pela dobradinha de provas no final de semana e feriado, Danilo. Não sou muito fã dessas corridas temáticas associadas a um único time de futebol, mas essa iniciativa de uma corrida das torcidas, que possa servir para mostrar que é possível uma convivência pacífica, já considero bastante louvável. Deve ser divertido.

    Abraço, bom final de semana, bons treinos e corridas.

    Fábio
    http://fabionamiuti.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio, realmente a prova com todas as torcidas é uma forma legal de demonstrar ser possível a convivência. Foi divertido, queria muito ter representado meu time na corrida, mas não fui sorteado.
      Abraços

      Excluir
  4. Aaah no dia 28/04 eu estava correndo do Cross Country Guará,rs!
    Arrasou na corrida! Isso ae Danilo!
    Não participei da do Marmelo tive treinos pesados, fui descansar,rs!
    Parabéns pelo resultado !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hayara, eu fiquei com muita vontade de participar da Cross Country do Guará. Achei que faltou uma divulgação maior da prova, fiquei sabendo no dia anterior à prova. Pena ter acontecido no mesmo dia do Desafio, se não fosse isso eu tinha ido. Obrigado pela visita e bons treinos para você.
      Abraços

      Excluir
  5. Oi, Danilo.

    Parabéns pela participação em ambas as provas. Achei curiosa a realização do Desafio das Torcidas. Deve envolver uma logística e tanto para computar os torcedores de tantos times. Será que tinha o Avaí FC de Floripa? hahaha
    Sobre a prova do Marmelo, viajar pra correr é muito legal. Parabéns pelo tempo, afinal correr às 9hs não é fácil.
    Abraço e boas corridas.
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena, foi uma experiência diferente correr as duas provas segurando a FC baixa, pra falar a verdade não foi a melhor das ideias, dava muita agonia ter que diminuir o ritmo podendo correr mais, rsrsrs.
      Sobre o Desafio das Torcidas. Achei a proposta muito legal, queria muito ter sido um dos escolhidos para representar meu time. Ah! Pesquisei agora nos resultados e, infelizmente, não teve ninguém correndo pelo Avaí =(
      Abraços

      Excluir
  6. Parabéns Danilo! Sou Jander Rodrigues Organizador da 8ª Corrida do Marmelo, realmente não e nada fácil organizar um evento assim esse foi meu primeiro de corrida mas pode ter certeza que nos próximos anos iremos corrigir todos esses erros. Muito Obrigado que venha 9ª Corrida do Marmelo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jander,
      Obrigado pela visita. Tenho participado de muitas corridas e vejo que é um evento complexo. Como disse no relato, eu gostei de participar e conhecer a prova. Quero participar novamente e correr mais solto.
      Quando for divulgar a prova ano que vem me avisa para eu publicar aqui no blog também.
      Abraços

      Excluir
  7. olaa...eu estava no desafio das torcidas...a minha proxima corrida é a da uniao europeia, vc va?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcya, acho que minha próxima será Cross Parques em Águas Claras. Ano passado fui na União Europeia e gostei muito. Dessa vez não vou, ela coincidiu com um treino forte que farei no sábado de manhã. Tenho alguns amigos que irão.
      Boa prova para você, aproveita que será num percurso diferente.
      Abraços

      Excluir
  8. Vim te desejar um excelente findi, amigo. Beijo e bons treinos.

    ResponderExcluir
  9. Já estão divulgando a corrida do Marmelo de 2014.

    Cleu

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...