"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

sexta-feira, 14 de junho de 2013

3ª Meia Maratona de Floripa - meu relato


Quando me inscrevi para a Meia de Floripa O2, já conhecia a fama de ser uma ótima prova. E, no último domingo, pude comprovar isso. Uma Meia que foi inteira em termos de beleza e resultado.

Quando fui para Floripa, cheguei a cogitar correr apenas a prova de 10km. Mas, como estava num bom dia, decidi que dava para encarar os 21.097,5 metros. O resultado foi um inesperado recorde na distância. Fiquei muito feliz.

“Rápida como Berlim, fria como Nova York, plana como Chicago, Bonita como Floripa”

Essa é a propaganda que a O2, organizadora da prova, faz da Meia de Floripa. Nunca corri em nenhum desses lugares (na verdade nunca fui a nenhum deles, rsrsrs), mas posso afirmar que, exageros à parte, a propaganda está certíssima. Corredores de todo Brasil vão à capital catarinense buscando justamente essas qualidades.

Replica da ponte no palco
Antes da corrida, não estava tão frio como NY, mas o suficiente para quem é acostumado com o clima do cerrado usar um agasalho. A largada estava prevista para as 7h30. E, eu e minha esposa, chegamos cedo à arena.

A arena, aliás, ficou muito bonita. Tinham alguns murais para fotos e, no palco principal, montaram uma réplica de um dos cartões portais da cidade, a ponte Hercílio Luz. Ficou show, mas a fila para fotografia estava enorme.

Mesmo chegando cedo, me empolguei com no bate papo com alguns amigos que encontrei antes da prova, e quando percebi, já estava em cima da hora para a largada. Resultado: Não fiz um bom aquecimento e larguei muito atrás. Passei pelo pórtico com 4m30s de prova.


Painel com o percurso
PERCURSO

Essa foi a 3ª edição desa prova em Florianópolis. Além dos 21km ainda teve as opções de percursos de 10 ou 5km.

Quando me inscrevi, o percurso divulgado no site era o já tradicional. Com largada e chegada na parte continental da cidade, travessia da ponte para ir à ilha, e passagem indo e voltando por uma parte da orla.

Mas, esse ano o percurso foi alterado, ficando todo na ilha. O novo percurso continuou com as qualidades do antigo. Bonito, rápido e plano, mas perdeu o diferencial - uma pena.


A PROVA – km a km 
(Nessa seção do post faço um detalhamento da minha experiência correndo a prova. Ficou um pouco longo, caso queira um relato mais curto, pule para o resultado, logo à abaixo)

Como falei, não tinha muito ideia de como iria nessa prova. Os treinos da semana, já em Floripa, foram promissores. Mas, após a pedreira que foi a prova de Pirenópolis, uma semana antes, ainda não sabia como as pernas iriam responder para longas distâncias.

Meu plano era correr soltou até o ponto onde os percursos de 10 e 21km se dividiam. Lá decidiria em qual continuaria. Se conseguisse fazer os 21km abaixo das 2h já estaria satisfeito.

Mas, para ter uma referência, configurei o Virtual Partner do meu GPS num pace de 5:08/km (suficiente para melhorar o tempo na Golden Four RJ). No fundo eu queria muito bater meu tempo de estreia em meia maratonas, mas para não ficar me pressionado, até desliguei o alarme sonoro a cada km. Decidi correr na sensação a maior parte do tempo.

Foto que tirei durante a prova. Olha só o congestionamento.

Largar sem aquecimento e no fundo do pelotão me fez ir muito lento no 1º km. Tive que fazer um pouco de zig zag para passar alguns corredores. Mas, com a linda paisagem das pontes ao fundo, nem me estressei com esse "congestionamento" inicial. Até porque foi culpa minha estar ali atrás.

Sem me preocupar muito com o tempo nesse inicio, eu até aproveitei para tentar tirar fotos correndo mesmo. Somente com 2,5km de prova, quando o pessoal que faria o percurso de 5km fez a volta, a pista ficou com um pouco mais de espaço para correr.

Entrada do túnel - Mais uma foto correndo
Continuei aumentando o ritmo aos poucos, fazendo ultrapassagens e tirando fotos. Próximo aos 4km, o percurso continuava para o sul da ilha em direção a um túnel. Lá dentro tive que dar uma paradinha para amarrar um cadarço que tinha se soltado (esqueci-me de dar o nó duplo – fiquei com muita raiva de mim mesmo, nessa hora ).

Chegando aos 5km dei a primeira olhada no relógio. Fiquei impressionado, marcava 25min de prova. Estava me sentindo muito bem, mas sabia que não dava para manter aquele ritmo até o fim.

No momento de fazer a volta dos 10km nem pensei duas vezes, continuei no percurso dos 21km, que fazia faria a volta um pouco mais à frente.

Agora iríamos voltar em direção ao norte da ilha. Após a 1ª olhada no relógio fiquei empolgado e decidi que era dia tentar recorde. Me concentrei mais na corrida e parei de tentar tirar fotos. Dessa vez a volta pelo túnel foi sem parada para amarra cadarço .

Na região dos viadutos, único trecho com algumas subidinhas, passei pelos 10km com 51min de prova. Até ali estava tudo indo bem. Porém...

Parciais do GPS
...bom..., não ia falar sobre isso aqui, mas como o nome do blog é Confissões de um Confessor......num certo ponto da corrida, comecei a sentir um pouco de desconforto estomacal. Vocês sabem como é né, eu estava de férias e digamos que não me comportei muito bem nos dias que antecederam a prova. Comi e bebi a vontade. Ainda bem que só ficou no desconforto mesmo. Ufa!

A temperatura começou a esquentar um pouco e até ali, com medo do pior, eu tinha bebido pouca água. Mas, com 1h de prova, decidi arriscar e tomar um dos saches de gel que tinha levado. Bebi um copo de água para ajudar e continuei.

Aos 12km o percurso passava ao lado da arena e lá já tinha bastante gente por lá. Foi muito legal passar no meio da galera com todos dando força, estava realmente muito animado. Até me arrepiei quando passei por lá, no entanto acho que foi mais por causa do gel fazendo efeito do que por emoção .

O trecho seguinte era um pouco mais monótono. Agora só tinham corredores dos 21km indo juntos. O cansaço começou a aparecer e, pelas minhas contas, estava praticamente 1min à frente do meu melhor tempo. Decidi economizar, diminuir um pouco o ritmo e deixar para forçar mais no final. Fui assim até a volta do percurso, com uns 16,7km.

Quando cheguei aos 18km com 1h32 de prova, o recorde já era praticamente certo. Mas, eu estava me sentindo um pouco melhor do desconforto. A temperatura já estava uma pouco mais alta. Então, peguei dois copos d'água no posto de hidratação, bebi a metade de um e me molhei todo com o resto. Decidi acelerar, eu iria gastar todas as energias nesse final de prova.

Foi aumentando de forma progressiva. Conferi o ritmo quando cheguei na placa de 19km - 4:55/km - muito bom. Depois, na de 20km - 4:41 - melhor ainda. Nos 21km não via mais nada, já estava rezando para a prova acabar, rsrsrs - depois, pelo GPS, vi que foi num ótimo ritmo de 4:16/km.

Esse final foi alucinante. De longe, quando vi o portal e comecei um sprint. Fui chegando mais perto, mas não tinha percebido que era necessário passar um à frente, fazer a volta e aí sim atravessar o portal pelo outro lado. Fazer o que né? Mantive a velocidade e segui o percurso.
Mosaico com algumas fotos fornecidas pela O2. Detalhe para o "falso" sprint e a comemoração na chegada

Fiz a voltinha, e dessa vez, quando vi o portal de frente, tirei energia não sei de onde. Acelerei tudo, tinha muita gente incentivando na chegada, devo ter passado uns quatro corredores nesse sprint. E dessa vez o arrepio que veio era de emoção mesmo. Passei o portal comemorando muito. Tinha dado o meu melhor. E quando travei meu cronometro -  marcava 1h47m08s. Comemorei mais ainda, tinha conseguido melhorar meu tempo em mais de 2min. FELICIDADE TOTAL!!!




RESULTADO E AVALIAÇÃO DA PROVA


Foi como se tivesse ganho troféu
A corrida foi show!!! Mais tarde quando recebi o sms com o tempo oficial ainda ganhei 1seg no tempo líquido. A partir de agora meu novo recorde pessoal é 1h47'07".

O resultado já está disponível no site. Fiquei em 538º na classificação geral e em 87º por faixa etária.

Em termos de organização a prova foi boa, seguiu o padrão das provas da O2.

Mas, não gostei:

  • Da mudança no percurso sem qualquer informação oficial da organização;
  • Da simplicidade do kit - esperava algo melhor pelo valor da inscrição, R$100,00;
  • Da fraca hidratação com isotônico, havia apenas um posto próximo aos 12km;
  • Da medalha da meia ser igual à dos outros percursos;
Porém, gostei muito:
  • Dos preços e produtos da loja na entrega dos kits;
  • Do percurso plano, beleza da orla, clima ameno e sem vento;
  • Da organização geral e estrutura da arena;
  • Da animação da galera recebendo os atletas na arena;




ENCONTRO COM A GALERA E COMEMORAÇÃO

Após a prova me encontrei rapidamente com o simpático casal, Guilherme e Juliana. O Guilherme tem o ótimo blog Correr Vicia. Ele está voltando de uma lesão e foi para fazer o percurso de 10km, correu muito bem. Vejam o relato dele nesse link.

Um pouco depois, rodando pela arena, encontrei também outro amigo blogueio, o Ênio Augusto, do Estrupícius Radioativus, outro blog que não perco um post. O Ênio usou a prova de 21k como último treino longo para a maratona que vai participar no próximo domingo. Ele vai lá para Porto Alegre em busca de um sub 4h. Boa prova para você Ênio.

São o Ênio e o Guilherme que fazem o ótimo podcast Por Falar em Corrida - já fiz um post falando sobre ele. No corre-corre nem consegui conversar direito com os dois, desculpem amigos. Até foto fiquei devendo (o Guilherme tirou uma, está lá no post dele).

Chegada acompanhando o Cláudio
<edit> Tinha esquecido de um fato muito legal que precisava estar nesse relato: 

O Cláudio Garbi, também participou da prova. Ele fez uma corrida de superação. Sentindo muitas dores no pé. Quando percebi que ele não tinha chegado ainda, fiquei esperando um pouco antes da chegada.  

O cara é um exemplo que inspira muita gente e com muito orgulho fui acompanhando a passagem dele pelo pórtico. Foi emocionante. </edit>

Além dos blogueiros, encontrei também com meus amigos do grupo Run Forrest Run. Após todos chegarem aproveitamos para iniciar a comemoração tomando uma cervejinha.


Comemoração com os Forrests
E, para finalizar a manhã com chave de ouro, meus cunhados, que nos hospedaram super bem durante toda a semana (valeu Gilma e Antônio, vocês são o máximo), nos levaram para a Praia da Joaquina.

Na praia tomei coragem e entrei na água fria para brindar o resultado. Foi um banho para lavar a alma. É isso aí pessoal, adorei correr em Floripa. Quem sabe ano que vem eu volto para participar da Volta à Ilha.

Comemorei muito essa medalha

10 comentários:

  1. Olá Danilo.
    Que foto linda essa última. Parabéns pela arte.
    E vale a pena treinar em Brasilia e correr à beira mar, não é mesmo?
    E que final meu filho, o que fiz no meu melhr 10 você fez nos 21. Tenho orguho de conhecê-lo!
    Abraxx

    ResponderExcluir
  2. Resultado fantástico e grande relato, Danilo. Parabéns por ambos. Esse vigésimo primeiro quilômetro foi treino de tiro??? ;-)

    Conheço SC, mas não Floripa. Espero ter um dia a oportunidade de correr lá também.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, que final de corrida foi esse? Se não tivesse diminuído o ritmo no meio era sub 1h45'. É bem possível nas suas próximas meias.

    Foi muito legal você me achar lá. Espero que tenha gostado de Floripa, mesmo com o banho de mar gelado haha.

    Parabéns pelo recorde e valeu pela torcida da maratona.

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS Danilo, para nós és um vencedor.Maravilhoso o seu relato no blog, o seu desempenho na corrida e acima de tudo a honra de ter hospedado um casal tão querido em nossa casa em floripa, foi muito bacana. Sabes que estamos esperando para a volta a ilha kkkkkkk. Bjos para ti e para a Laudiene, que DEUS ABENÇOE !

    ResponderExcluir
  5. Que emoção, amigo, estás de PARABÉNS !!! Pelo resultado, pelo percurso, enfim, por tudo. Meu carinho e admiração.

    ResponderExcluir
  6. Show de bola Danilão!! Parabéns pela prova e pelo relato!! Você está ficando cada dia melhor nos dois!!

    Abraços!!

    Paulo
    Corre Coração

    ResponderExcluir
  7. Danilo, não é querer puxar sardinha, mas adorei o seu relato da Meia da O2. Que emocionante, cada parágrafo. Sua participação foi excelente. Que bom que gostou de correr na ilha e pelo jeito aproveitou muito bem. Fico contente pelo amigo. Espero encontrá-lo em 2014 (ou quem sabe em Buenos Aires).
    forte abraço e parabéns!!
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
  8. Olá Danilo,

    tenho muita vontade de correr essa meia maratona. Ela está na minha lista de corridas pra quem sabe ano quem vem.
    Parabéns pelo seu tempo, foi excelente!

    Abraço,
    Daniela.

    ResponderExcluir
  9. Cara, estou impressionado com tudo que li aqui. Para começo de conversa, seu blog é profissional.....acho qe voce poderia ganhar dinheiro com ele.....tem coisas aqui no blog que não tenho a menor ideia de com se faz....qualquer hora pego umas dicas com voce. Com relação a sua evolução, é quase inacreditavel. Voce é um vencedor, não conheço ninguem com tanta determinação. São tantos feitos, que nem sei qual o mais dificil. Perder mais de 50 Kg (sem entrar na faca), correr 21Km em 1h em 47 min....sem contar que voce participa de corridas toda semana.....cara, é foda....Para completar, concordo com o Luiz Souza, a foto ficou muito maneira...Em outubro eu devo correr a Track&Filed em Brasilia...quem sabe corremos juntos...Um grande abraço e parabens.....

    PS: So nao compartilhamos o mesmo time de futebol.....sou carioca e cristão.

    ResponderExcluir
  10. Po cara, to impressionado com tudo que li...primeiro que seu blog é profissional, voce poderia ganhar dinheiro com ele....tem coisas aqui que não tenho a menor ideia de como se faz....depois tenho que pegar algumas dicas com voce. Com relacao a sua evolução, voce é um vencdedor. Não conheco ninguem com tanta determinação. Todos os seus feitos são desafios enormes....perder mais de 50kg (sem entrar na faca - minha esposa é endocrinologista e conhece pouquissimos casos parecidos), correr sua 1a meia maratona em menos de 1h 50 min e voce ainda participa de corrida toda semana.....aí, é foda....ja me tornei um leitor do seu blog...na realidade passei o sabado lendo isso...tem post para dar e vender....

    Pretendo correr s Track&Field em Brasilia em Outubro...quem sabe nao corremos juntos...

    Parabens pelo seu blog e pela sua historia....Um grande abraço,

    PS: SO nao compartilhamos o mesmo time de futebol...sou carioca e cristão.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...