"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

quinta-feira, 6 de junho de 2013

K21 Pirenópolis - Meu relato


No último sábado aconteceu, na linda cidade de Pirenópolis-GO, a etapa do cerrado do K21, conhecido circuito de meia maratonas de aventura em trilhas. No último post falei que estava a caminho da prova (e estava mesmo, escrevi e postei na van, rsrsrs). Hoje venho contar como foi. 

Adianto o relato falando que em termos de perpercurso, essa foi a prova mais difícil que já participei. Foram 21km duríssimos, com direito a um tombo, e pela 1ª vez senti câimbras durante uma corrida. Mas, também teve um visual lindo e uma grande alegria ao superar os obstáculos e concluir a prova. Em resumo, FOI SHOW!!!!

Mas, antes "vamos comecar pelo começo"

Prova Pedreira - Foto: Cláudio Garbi

O circuito K21 é conhecido por oferecer provas com alto nível de dificuldade. E, nesse quesito, a etapa de Piri (como é carinhosamente conhecida a cidade) não ficou pra trás. O percurso tinha de tudo: um pouquinho de asfalto, pista de terra batida, cascalho,  lama, trilha bem fechada, subidas intermináveis, descida íngreme segurando corda, travessia de rio pela água, travessia por ponte que balançava, passagem por uma pedreira, e o principal: a linda paisagem do cerrado.

Para particular havia duas opções de distânci:, 13 ou 21kms. Foram uns 536 concluintes, 222 no k13 e 314 no k21.

Vi que a participação da galera de Brasília foi maciça - Pirenópolis fica a pouco mais de uma hora de viagem, e como a largada estava prevista para as 14h, muita gente pode ir e voltar no mesmo dia. Foi o meu caso e de boa parte dos amigos do Grupo Personal DF. Os professores organizaram a "excursão" da galera e a festa já começou bem cedo.
Pessoal passeando pela cidade
Quem foi antes, pode participar do congresso técnico que aconteceu na sexta-feira, véspera da corrida. Lá recebeu várias orientações e viu que a prova seria uma pedreira (de verdade - passamos por uma pedreira, com pedras soltas e afiadas, rsrsrs). Foram exibidas fotos e a altimetria do percurso. Quem esteve lá disse que os corredores ficavam espantados a cada foto que era exibida. Olhem aqui o álbum.

Eu mais uma vez participei da prova com os amigos da assessoria onde treino, o Grupo Personal DF. Nós chegamos cedo e já montamos o acampamento. Passamos a manhã na cidade e almoçamos um belo nhoque no restaurante Mangiare Bistro, o proprietário, muito simpático, nos atendeu.A comida esta uma delícia, recomendo para quem visitar a cidade.

A PROVA – km a km 
(Nessa seção do post faço um detalhamento da minha experiência correndo a prova. Caso queira um relato mais curto, pule para o resultado, logo à abaixo)

Galera do Grupo Personal inaugurando o uniforme novo
Essa seria minha 2ª prova alvo do ano. Após a minha estréia nas meias maratonas, comecei um novo período de treinos para correr bem no K21. Seriam 53 dias de preparação. Comecei bem, mas um resfriado poucos dias antes da prova atrapalhou meus planos. Além disso, minha condromalácia velha de guerra tem me incomodado um pouco (isso é assunto para outro post).

Decidi correr a prova de maneira mais conservadora, sem forçar o ritmo. Até porque não dava para querer correr rápido no sobe e desce do percurso.

Veja abaixo os dados que registrei pelo GPS:


A largada foi exatamente às 14hs, numa das praças da cidade. E o clima ajudou, o céu estava bem encoberto e não fazia tanto calor para o horário. No finzinho da prova até choveu um pouco. Dessa vez larguei mais pra trás e sem pressa. Depois de um pequeno trecho na cidade, começou os 8k de subida!!! Isso mesmo, 8kms. Tinha algumas descidinhas intercaladas, mas esse período foi duro. O topo da subida foi num morro com várias torres e com uma linda vista da região.

Nessa subida teve vários tipos de terrenos. Meu ritmo variou bastante, nas partes mais íngremes caminhei, sem vergonha nenhuma. Na verdade todos ao meu redor estavam caminhando. Em alguns lugares a corrida virava escalada.


Como já falei por aqui várias vezes, "tudo que sobe tem que descer" né. Mas nessa prova a descida foi das boas. Pelo registro do GPS, foi um desnível de mais de 220mts em menos de 2km. Mesmo sendo em descida, esse foi um trecho complicado de correr. Tinha muita pedra escorregadia no caminho. Numa dessas levei um tombo dos bons, as duas pernas escorregaram e me sujei todo. O corredor que estava na minha frente perguntou se estava tudo bem e eu falei que só tinha machucado o meu orgulho, rsrsrs  . Era tão difícil essa parte, que num lugar precisamos usar uma corda para auxiliar a descida.

Essa ponte balançava viu!!!
Não sei bem se foi o esforço extra por causa do obstáculos, mas nos 12km, próximo ao local onde separavam os percursos de 13 e 21km, comecei a senti câimbras na panturrilha direita. Nunca tinha sentido isso correndo. No momento pensei em abortar os percurso maior. Porém, parei fiz uma massagem e a dor passou, voltando a aparecer só quando eu forçava muito o ritmo.

Durante a 1ª parte da prova encontrei com o Caique do blog "E aí, Corredor", desejamos boa prova um para outro, e cada um seguiu no seu ritmo. Ele esta se preparando para a maratona do Rio. Mas, na parte final voltamos a nos encontrar. Fomos correndo juntos e batendo papo. Foi ótimo para os kms passarem mais tranquilos. O Caique, inclusive, fez um ótimo relato da prova lá no blog dele, vejam aí nesse link.

No trecho do km 13 ao 14 passamos pela cidade, e depois pegamos uma trilha que ia margeando um rio até os 17k. Cruzamos o rio e novamente pegamos subida. Mais caminhada, corre um pouco, caminha de novo, faltava pouco.

Encontrei com uma amiga, que estava indo muito bem, a Lilian. No dia da prova era aniversário dela. Tentei acompanhar para chegar junto com ela, mas a panturrilha voltou a "gritar". A Lilian foi tão bem na prova que ganhou o troféu 3º lugar na faixa etária dela.  Parabéns Lilian!!!

Já o meu fim de prova, foi uma luta. Entrei na cidade junto com o Caique e decidi tentar continuar correndo, mesmo que devagar, até o fim. Na rua onde foi montada a arena, tinha muita gente incentivando, meus amigos do Grupo Personal DF também estavam lá. Aceleramos um pouco e passamos pelo portal comemorando:
Comemorando com o Caique - Foto: correprafoto.com.br

UFA!!!! Eu tinha conseguido, mais uma meia-maratona na conta. E essa foi pedreira, literalmente.

RESULTADO
A suada 12ª medalha do ano
Terminei a prova com 2h33m10s, bem próximo da meta que eu tinha previsto (de 2h30). Apesar de ter caminhado muito, fiquei realmente muito satisfeito. Minha colocação foi 137º de 247 na classificação geral masculino e 20º na faixa etária. Os resultados estão disponíveis no site.

O Grupo Personal DF ainda teve uma alegria extra, a nossa amiga Vânia, aluna mais rápida do grupo, conseguiu concluir a prova com 2h08m57s. E levou para casa o troféu de 3º lugar na classificação geral feminina. Fizemos a maior festa na premiação dela.

Mas, ainda faltavam alguns amigos. Enquanto não chegavam, nos juntamos e ficamos incentivando quem vinha, nas últimas forças, para concluir suas provas. Foi legal ficar ali na rua dando força e vendo o pessoal se superar.
Júlio aproveitando o rio .

Com mais de 3h de prova, da nossa galera do Grupo ainda faltava o Júlio. Começamos a ficar preocupados, pois ele corre bem, mas vinha se recuperando de dores na panturrilha. Depois ficamos sabendo dele que ao passar pelo rio ele não resistiu e foi nadar e brincar com umas crianças que estavam por ali. Às 17h14 lá vinha o Júlio, todo feliz para concluir a prova. Fizemos a maior festa e cruzamos o pórtico com ele. UFA! Todos do Grupo tinham chegado bem.

Foi a prova mais difícil que já participei, mas também foi BOM DE MAIS!!!


K21 PIRENÓPOLIS - A próxima estou dentro, com certeza!

Festa do Grupo Personal DF na chegada - Foto: correprafoto.com.br







5 comentários:

  1. Prova duríssima, hein, Danilo? Mas certamente muito gratificante de fazer e, principalmente, de concluir. Parabéns pela sua participação. Siga desbravando os caminhos por aí.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Danilo.
    Parabéns pela prova. Seu relato me encanta ainda mais a conhecer as provas da K42. Só escuto elogios. O percurso desta edição aí pareceu duríssimo. Não a toa foi seu primeiro tombo e cãimbras. Parabéns, guerreiro. Que venha a Meia de Floripa agora.
    Abraço e bons km's!!
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
  3. Puxa, amigo, que prova difícil, hein ??? Estás de parabéns, SUPERAÇÃO TOTAL ! E parabéns pela tua classificação, também, uma prova difícil destas, 20 na faixa etária está ótimo. E um parabéns a amiga Vânia, com um pódium. Eu fiz uma cross country há duas semanas atrás, achei bem legal. Também relatei. Claro, foi uma prova pequena, com percurso de 4,2 km. Beijo e bons treinos.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Danilo,

    Você é um vencedor!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo carinho, pela atenção, pelas leituras do meu blog, amigo querido. Um bom findi, aproveita bastante e boa prova ! Estarei orando, torcendo pra tudo ir bem pra ti. Beijão e bom findi (só cuida com as comilanças né ... comida diferente, etc e tal ...).

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...