"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Balanço das últimas provas



BMS, Meia de Buenos Aires, Circuito da Estações Adidas, Corrida Metropolitana, Cross Parques e Maratona Ecocross

Olá amigos, tudo belezinha? O ano está voando, não é verdade? Já estamos no meio de outubro, daqui a pouco começam as festas de fim de ano. E, por falar em festas, as últimas semanas foram recheadas de provas.

Pra variar fiquei enrolado com os relatos, mas para não ficar com muito assunto acumulado, decidi fazer um balanço das últimas provas que participei.


Vamos ao balanço:

BMS 18k Run
Data/hora: 31/08/2013 09:00
Local: Ermida Dom Bosco, Brasília/DF
Clima: 20°C muito sol
Sensação durante a prova: muito calor e baixa umidade
Distância oficial (e no GPS): 18km (19,2km)
Objetivo: Concluir abaixo das 3hs me divertindo com os amigos
Resumo: O BMS é um grande evento multiesporte aqui de Brasília. Contou com muito participantes divididos em várias provas. A principal era a modalidade Long 77k (3k run / 15k kayak / 15k run / 36k moutainbike / 8k kayak). Participei da BMS 18k Run, modalidade "apenas" de corrida. A prova foi dura, por um percurso de aventura com terreno muito variado. Teve trechos que era mais escalada do que corrida (rsrs). Eu decidi pegar leve, pois na semana seguinte estaria na Meia de Buenos Aires. Fiz a 1ª metade do percurso num bom ritmo. Mas, chegando nuns pequenos lagos, formados por um riacho, decidi parar e ficar nadando um pouco até chegada de um amigo, o Claudio Garbi. Fiz o restante da prova com ele. Fomos correndo num ritmo leve nas partes mais tranquilas e caminhando nas subidas. Concluímos a prova bem acima do tempo que eu tinha como meta, mas me diverti muito com a prova. Valeu a pena
Tempo (pace): 3h48'45" (12:00/km) - Se eu levar em consideração apenas o tempo em movimento, fiz a prova em 2h52'52" (rsrsrs)


Meia Maratona de Buenos Aires
Data: 08/09/2013 07:00
Local: Buenos Aires
Clima na largada: 15°C ensolarado
Sensação durante a prova: Um pouco de calor
Distância oficial (e no GPS): 21,1km (21,1km)
Objetivo: Curtir o percurso e concluir abaixo das 2hs
Resumo: Essa foi minha primeira experiência correndo uma prova no exterior. Não tinha intenção de fazer meu melhor tempo na distância (1h47'07" na Meia de Floripa), e na verdade nem treinei para isso. Viajei com minha esposa e com alguns amigos. Nossa ideia era conhecer um pouco a cidade, curtir com a galera e, ainda, correr a prova. Buenos Aires é linda, valeu muito a pena passar o fim de semana por lá, nos diverti bastante. Sobre a prova, fiquei impressionado com a quantidade de corredores. As largas avenidas da cidade ficaram lotadas. O percurso passa por vários pontos turísticos e é fácil você ficar observando tudo e esquecer-se de correr . Minha participação até o 9°km foi mais devagar que o de costume, acompanhei um amigo por um tempo, tirei fotos e curti o percurso. Essa festa toda me deixou bem atrasado para a meta de sub2h. Já na segunda parte da prova, decidi acelerar, e forçar o ritmo. Para se ter uma ideia a 1ª metade da prova fiz em 1h04m e a 2ª em 54m. Foi cansativo mas muito gratificante. Ano que vem pretendo voltar, quem sabe para a maratona.
Tempo (Pace): 1h58'04" (5:35/km)
Obs.: Quem quiser ler um relato muito legal da prova, recomendo uma visitinha no blog da Helena (Correndo de Bem com a Vida). Foi a primeira Meia dela e os posts que ela fez sobre a estada na Argentina ficaram ótimos.


Circuito da Estações Adidas
Data: 15/09/2013 08:00
Local: Esplanada dos Ministérios, Brasília/DF
Clima na largada: 17°C nuvens esparsas
Sensação durante a prova: Um pouco abafado
Distância oficial (e no GPS): 10km (10,1km)
Objetivo: Treinar a distância acompanhando os amigos
Resumo: Na verdade não estava inscrito na prova. Fui com dois amigos só para treinar no percurso. Largamos lá no fundão para não atrapalhar o pessoal que estava oficialmente na prova. Fomos batendo papo num ritmo confortável para todos. A prova, como sempre, foi super lotada e bem organizada. Fizemos um ótimo treino e ainda nos divertimos cumprimentando a galera.  No fim do percurso encontrei com mais amigos e fui presenteado com uma medalha que seria de um corredor inscrito que não pode ir (valeu pelo presente Lilian).
Tempo (Pace): 1h07'06" (6:38/km)


V Corrida Metropolitana
Data: 22/09/2013 09:00
Local: Núcleo Bandeirante, Brasília/DF
Clima na largada: 28°C muito sol
Sensação durante a prova: Calor, muuuito calor
Distância oficial (e no GPS): 6km (6km)
Objetivo: Correr forte para testar meu condicionamento, tentar um sub27min (pace de 4:30/km)
Resumo: Prova com os amigos do grupo Run Forrest Run, como sempre, é muito animada. Eu Já conhecia essa corrida do ano passado e sabia que o percurso, com suas subidas longas, seria puxado. Mas, já fazia um bom tempo que eu não forçava o ritmo em uma prova. Achei que seria uma boa oportunidade para testar a "maquina". Só não contava com o clima no dia. Largada às 9h com um sol de rachar, não é mole não. Saí forte no início e tentei manter o ritmo, mas foi difícil. A cada km o pace foi diminuindo. Passei como deu pelas subidas e no último km ainda consegui acelerar novamente. Deu para fechar a prova, com um bom tempo. Porém, um pouco acima da meta. Mesmo assim fiquei feliz com o resultado.
Tempo (Pace): 28'01" (4:39/km)


Cross Parques - Etapa Maritaca
Data/hora: 28/09/2013 16:00
Local: Parque da Cidade, Brasília/DF
Clima: 29°C Chuva fraca
Sensação durante a prova: Temperatura amena
Distância oficial (e no GPS): 5km (4,86km)
Objetivo: Correr de leve pra soltar
Resumo: Dessa vez a corrida foi no Parque da Cidade. Os amigos do Grupo Personal DF foram mais uma vez em peso. Corri o tempo todo com o Marco. Decidimos pegar leve, pois teríamos uma prova dura no dia seguinte. O percurso foi bem interessante, passamos até por uma pista de kart . Essa etapa como as outras foi muito divertida. E a chuvinha fraca que caiu no início, não atrapalhou em nada. Foi uma pena ter outra prova no dia seguinte, queria ter corrido mais forte essa prova.
Tempo (pace): 26'31" (5:27/km)


Maratona Ecocross
Data: 29/09/2013 09:30
Local: Lago Norte, Brasília/DF
Clima na largada (do 3° trecho): 29°C sol com alguma nebulosidade
Sensação durante a prova: Calor, muuuito calor
Distância oficial (e no GPS): 25km (25,2km)
Objetivo: Curtir o percurso sem forçar muito e tentar fechar abaixo das 3hs
Resumo: Foram 42km nas trilhas do cerrado Brasiliense. Essa corrida juntou dois tipos de prova que mais gosto: Revezamento e TrailRun. Revezei com o Murilo Uessugue, meu amigo e treinador da Orla Vocenoesporte. Ele fez os 17k iniciais e eu fiquei com os 25k restantes. Foi minha maior distância percorrida, só de lembrar as pernas doem (rsrsrs). Apesar do percurso não ser muito técnico, principalmente em estradas de terra e trilhas abertas, a prova foi dura. Muito calor e subidas e decidas beeeeeeem longas. Fiz o 1o trecho de 10km num bom ritmo, mas o último, de 15km, foi no esforço mesmo. Caminhei praticamente em todas as subidas e se não fosse a companhia de um amigo, o Vailson do grupo Run Forrest Run, não sei se conseguiria fechar minha participação dentro do tempo planejado. Mesmo com as dificuldades, adorei a prova e ano que vem quero participar novamente.
Tempo (Pace): 2h57'44" (7:03/km)


Ufa! Foi prova que não acaba mais. Ainda estou avaliando se vale a pena fazer um post detalhado para algumas delas, mas por enquanto cada uma dessas provas.

Bom pessoal, se alguém chegou até aqui , desculpem a demora com os relatos e esse post gigante.

Quando comecei a fazer relatos de provas aqui no blog minha intenção era fazer posts curtos no mesmo dia da corrida. Mas, com o tempo, senti que seria legal fazer relatos mais detalhados, porém cada vez fico com menos tempo para fazê-los. Gosto de registrar a participação com esses detalhes para servir como referência para quem pesquisar sobre a prova no futuro, e também como um histórico para eu poder relembra a emoção daquela prova. Ainda não achei um ponto de equilíbrio, mas tentarei me organizar para não ficar com tanta postagem pendente no futuro. É isso ai pessoal.

Abraços e boa semana a todos

14 comentários:

  1. Valeu o post Danilo, lendo os relatos me senti como se estivesse lá também. Parabéns e grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Valeu o post Danilo, lendo os relatos me senti como se estivesse lá também. Parabéns e grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Jefferson, você tem que participar de uma prova dessas com a gente cara. Vamos na Corrida do Judiciário, vai ser bacana.
      Abçs

      Excluir
  3. Danilo, parabéns pelas suas conquistas. É tanta prova, que fica difícil falar de todas. Mas, lógico, que eu tenho que falar da sua participação na Meia de Buenos Aires. Aliás, obrigada por mencionar meu blog no post (valeuu!!). Legal saber que pensas em voltar o ano que vem, eu tbem fiquei com esta sensação de quero mais.kkk E mesmo aproveitando os pontos turísticos, seu sub2h veio. Parabéns!!

    Ah! Vê se não deixa a gente desesperado por notícias. Corre e conta pra gente.
    abraços e bons treinos.
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos incentivos Helena. Realmente foi muita prova, né. Sobre Buenos Aires, meu único arrependimento foi não ter achado vocês por lá. Estou pensando seriamente em estrear nos 42km no ano que vem. Quem sabe será lá nas terras dos Hermanos.
      Sobre as notícias no blog, pois é não tem nem desculpas. Tenho que me organizar melhor para manter o Confissões.
      Abraços e bom fim de semana

      Excluir
  4. Danilo,
    Contabilizando, foram 6 provas em um intervalo menor do que 30 dias. Tá muito bem parceiro!!! Eu não consigo ter esse nível de recuperação muscular, deve ser por causa da idade (kkkkkkk) Parabéns por todas as provas (oficiais e não oficiais) e que venha a Golden4Asics!!! Vamos ver se a gente consegue um tempo para uma foto!!!
    Ultra abraço,

    Dionisio Silvestre
    http://correrpurapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi realmente muita prova né =)
      Mas, na verdade, quase todas fiz em ritmo de treino. Somente na Metropolitana puxei o ritmo, mas nesse caso eram "somente" 6km. Gosto de completar a rodagem semanal em provas, principalmente quando são baratinhas (rsrsrs). É um momento de diversão com os amigos. Esse ano tentei escolher umas poucas (4 ou 5) provas alvos, para nelas correr realmente para melhor meu tempo.
      Sobre a Golden4Asics, vamos sim tirar uma foto. Estarei na Expo durante todo o dia e devo chegar cedo na largada. Mas, na chegada você terá que me esperar um pouco. Ainda estou longe do seu tempo (rsrs).

      Abraços parceiro e bons treinos

      Excluir
  5. Sensacional, amigo, MEUS PARABÉNS !! És um vencedor, sempre ! Meu carinho e admiração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ivana, você sempre por aqui e eu te devendo umas visitinhas lá seu blog né. Desculpe amiga. Mas prometo dar uma passadinha por lá agora mesmo.

      Abraços

      Excluir
  6. Eclético, hein, Danilo? Parabéns pela batelada de provas dos mais diferentes estilos e distâncias. Também faço o maior gosto de ser clínico geral.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fábio, me inspiro muito no seu estilo de "clinico geral" para participar nessas provas todas.
      Abçs

      Excluir
  7. Quanta prova hein? E como disse o Fábio, do asfalto à lama rsrsrs.
    Muito legal ver que você continua empenhado.
    Sucesso meu nobre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Luiz,
      É muito bom correr, e com os amigos é melhor ainda. Nessas várias participações o que mais me motivou foi justamente o clima de companheirismo com a galera.
      Abçs

      Excluir
  8. Muito bom o site. Adorei os artigos.
    Obrigada
    Michele Hoster
    www.wtechfitness.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...