"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

terça-feira, 29 de outubro de 2013

X Corrida do Judiciário - meu relato

Olá amigos, tudo tranquilo?

Sábado passado foi dia da Corrida do Judiciário. Prova muito esperada, por mim, e pelos colegas do STJ que também correm.

O evento integra o programa Vida Ativa, que promove algumas atividades esportivas que buscam a Qualidade de Vida dos trabalhadores do tribunal.

Esse ano a participação foi restrita a servidores do judiciário e seus familiares. Segundo informações dos organizadores a prova teve cerca de 300 inscritos.



Essa foi minha segunda participação (veja aqui o relato do ano passado).

Organização, Percurso e Calor (muito calor)

A corrida já é tradicional, essa foi a 10ª edição do evento. A prova fechou com chave de ouro as comemorações da Semana do Servidor, e teve como tema o aniversário de 25 anos do Tribunal.

Apesar do pequeno número de participantes, a prova foi bem organizada. O kit veio com o básico: uma boa camiseta, número de peito e chip descartável. A cronometragem funcionou direitinho e já liberou os resultados. No pós prova: massagem, frutas, barra de cereal, bananada e bastante água - nada a reclamar.

Dados do GPS com altimetria
O percurso foi o mesmo dos outros anos. Duas voltas passando pela sede de vários órgãos (TST, TSE, TCU, STF, PGR e o próprio STJ). Não é a melhor prova para tentar recorde, mas vale muito a pena pelo desafio.

Por causa de duas looonnnnngas subidas, são 10km complicados . Vejam aí ao lado, nos dados do GPS, o gráfico com a altimetria.

Nesse ano, assim como no passado, tivemos a dificuldade extra de enfrentar um calorão daqueles. O sol veio com tudo, acho até que um posto de hidratação a mais, lá no começo do 7ºkm, seria interessante. Nem tanto para beber a água, mas para jogar na cabeça refrescar mesmo . Foram 3 postos (nos 3km, 5,5km e 8,5km), pelo menos a água estava sempre bem gelada.

Além da prova de 10km, ainda havia a opção de correr 5km (apenas uma volta) ou fazer uma caminhada de 3km.  Foi uma pena a limitação de participação para servidores e familiares. Espero que em outros anos volte abrir vagas para mais pessoas (terceirizados, estagiários, servidores dos outros poderes e, se possível, para o público geral).


A PROVA – km a km 
(algumas pessoas me falaram que gostam do relato com detalhes, sempre separo o detalhamento nessa seção do post. Caso não goste pule para o resultado, um pouco mais abaixo)

Faltando uma semana para correr uma meia maratona, a Golden Four Asics, minha prova alvo do 2º semestre, fiquei muito na dúvida no que fazer. Para completar os treinos, tinha previsto correr 15kms nesse fim de semana. A ideia era correr forte os 10km da Corrida do Judiciário e fazer um trote de 5km no domingo. Porém, na parte da tarde teria mais uma etapa do Circuito Cross Parques, e eu não queria perder (mas isso é assunto para outro post). Incentivado pelos amigos decidi sentar a bota na "corrida caseira" e pensar depois na recuperação.

Pessoal animado antes da prova
Minutos antes da largada, me separei dos amigos e fiz um aquecimento um pouco meia boca. Me posicionei para a largada ficando lá na frente, me sentindo o próprio corredor de elite (rsrsrs). Às 9h a largada foi dada pelo presidente do STJ.

Como eu já conhecia bem o percurso e queria aproveitar o 1ºkm em descida, sai com tudo e fiz meu km mais rápido até hoje (3m33s!!!). Por uns 300mts eu era o primeiro colocado .

Quando começou a subida, cadenciei um pouco o ritmo para aguentar todo o percurso. A 1ª volta, até o 5ºkm, foi perfeita. Cheguei a ver de perto os primeiros colocados dos 5km entrando para completarem a prova deles. Acho que se tivesse inscrito no percurso menor, poderia até beliscar um troféu (quem sabe?!?).

Na 2ª volta veio a subida mais longa e eu tive que pagar o preço, tanto pelo calor, como pelo início muito rápido. O 7ºkm foi o meu pior (pace de 5m22s), me lembro bem desse momento. Acho, inclusive, que foi mais o psicológico que atrapalhou. Perdi um pouco a concentração, estava olhando muito para o relógio e fazendo contas durante a subida. O problema também é que fiquei sem contato com os corredores que estavam um pouco mais à frente e correr sozinho naquelas condições foi difícil.

Bom, mas desculpas à parte, quando a subida acabou peguei dois copos de água no último posto de hidratação, me molhei todo, e decidi dar tudo que tinha no final. Forcei bastante e até consegui passar por 2 corredores. A chegada foi no limite das forças. Passei pela linha de chegada com aquele sentimento de ter superado o desafio.

Vejam aí em baixo uma comparação entre as parciais nos dois anos que participei.

Comparação com a prova do ano passado

Resultado

Da euforia, por ter feito uma boa prova, passei para um pouco de desapontamento. No meu relógio eu tinha ficado a 8s do meu recorde nos 10km =(

Avaliando melhor após a prova, e levando em consideração as condições, eu ainda tinha motivos para ficar feliz com o resultado. Pois, melhorei em praticamente 2min o tempo comparado ao ano passado e, para quem nem sabia se correria forte, foi muito bom. Até porque a prova alvo será no próximo domingo.

Na cronometragem ainda ganhei 2seg. Meu tempo, oficial foi 1h47m51s. Na classificação, fiquei em 9º lugar entre os 38 homens que concluíram o percurso de 10km. Vejam nesse link os resultados.

Parabéns aos vários amigos que também participaram da prova. Todos gostaram muito do desafio. Foi realmente uma superação! Essa prova é muito puxada. Mas, queria dar os parabéns especialmente para uma amiga que era virtual e que agora conheci pessoalmente na prova. Ela começou a correr distâncias maiores a pouco tempo e superou não só as subidas, mas também o psicológico. Vejam aqui no instagram um pequeno relato dela. Parabéns Simone!!!
Parabéns galera


Inspiração inusitada

No fim da corrida fui procurado pelo campeão dos 5km, o Edvaldo Ferreira. Ele veio me contar que acompanhava minha história aqui no blog e que tinha servido de incentivo para ele perder peso e voltar a correr. Agradeci os elogios (e no momento fiquei até um pouco sem jeito ).

Valeu Edvaldo, fiquei muito honrado com a menção
No dia seguinte à prova, fiquei ainda mais honrado, o Edvaldo lembrou de mim novamente na hora que deu seu depoimento pós prova para a Comunicação Social do STJ.

Parabéns Edvaldo, você é um verdadeiro campeão!

Vejam aí ao lado parte da  reportagem que saiu no portal do STJ.

Bom pessoal é isso aí! Mais um relato enorme (eu não tem jeito mesmo, rsrs). E ainda estou devendo falar de mais duas provas que participei no fim de semana (!!!). Mas isso fica para amanhã. Hoje tenho que voltar para o STJ. Agora para trabalhar mesmo (rsrs)

Abraços e boa semana para todos.


Ps.: E lembrando - FALTAM APENAS 4 DIAS PARA A GOLDEN FOUR ASICS (já estou ansioso, rsrs)

8 comentários:

  1. Parabéns pela prova e principalmente por incentivar tantas pessoas. Feliz pela lembrança e citação. No encontramos na Golden! \0/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Simone. Parabéns a você também, a prova foi puxada. Nos vemos lá na G4 =)
      Abçs

      Excluir
  2. Nossa, amigo, claro que está bom, diminuíste consideravelmente o tempo, não é mesmo ??? E parabéns pela reportagem, depois vou ali ver ... Por aqui nunca tivemos eventos desta natureza, que lástima (será que vou ter que ir até o teu Tribunal pra correr ? rsrs... ). Beijo e bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs, realmente é uma corrida muito bacana! Pena não ter aí também. Ano que vem se der apareça por aqui, garanto que você vai gostar.

      Abçs

      Excluir
  3. Edvaldo Ferreira - vencedor da prova de 5 km -X Corrida do Judiciário

    Danilo, obrigado!
    Não foi fácil meu retorno ao mundo da corrida. Depois de mais de 10 anos parado, passei de 65kg, antes de 30 anos de idade, para 78 kg, após os 40 anos. Minha primeira tentativa de retorno aos treinos foi em 2010 quando fiz 30 min nos 5km. Na sequência, tive uma sucessão de lesões de joelhos em 2010 e 2011 onde ficava quase um ano parado até o joelho sarar "naturalmente". Continuei acreditando e não desisti... Em 2012 consegui firmar na corrida, fazendo 10km em 52 min no Circuito Caixa (11/11/2012). Depois disso, fui gradativamente, adotando o treinamento de qualidade (intervalados, tempo run, tiro em rampa) com a meta de correr 5 km abaixo de 20 min. O meu esforço foi recompensado, pois em menos de uma semana venci duas provas alvos: ONJT- Olimpiadas Nac. da Justiça do Trabalho (prova de 5KM) e X Corrida do Judiciário, mesmo não estando 100% devido a uma sinusite.
    Boas corridas!

    Edvaldo Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal sua história Edvaldo, fico honrado de te incentivar de alguma forma. Bons treinos pra você. Nos vemos nas provas por aí =)

      Abçs

      Excluir
  4. Nossa, Danilo, que evento bacana. Achei seu resultado excelente, principalmente não se tratando a prova alvo. Que venha as emoções da Golden Four. Estou na torcida. Força, campeão!!
    Parabéns para o Edvaldo e a menção a ti (grande incentivador de muitos, pode ter certeza). \o/
    abraços
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Helena, foi bem melhor do que eu tinha planejado, mas ficar a poucos segundos do recorde é um pouco frustrante. Pelo menos melhorei bastante o tempo do ano passado. A prova alvo está chegando \o/

      Abçs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...