"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

sábado, 9 de novembro de 2013

Golden Four Asics 2013 Brasília - meu relato


Dessa vez vamos inverter a lógica do relato começando pelo tempo. É isso mesmo pessoal, a meta era fazer um sub 1h45 e veio algo muito melhor: 1h43m59s.

No fim da prova até postei no meu instagram:

Pensem num "mininu filiz" 

Passados alguns dias da etapa de Brasília da Meia Maratona da Asics, posso falar que a felicidade pelo resultado ainda é grande. Mas vamos com calma, que esse relato tende a ser mais um daqueles enormes (rsrsrs).

Essa minha demora em fazer os relatos, às vezes é boa para eu digerir um pouco o que aconteceu. Confesso que fiquei um pouco sem saber como abordar a experiência que foi correr esses 21km. Uso o blog como uma forma de colocar minhas ideias em ordem, acredito até que eu seja o maior leitor do "Confissões de um Confessor". E relendo minhas participações na Golden Four Asics (Brasília 2012 e Rio 2013) percebi um ciclo se fechando.

Tentarei botar pra fora tudo que me veio à cabeça durante esses dias. Vamos começar fazendo um "breve" histórico. E Para facilitar a leitura de quem não gosta muito do meu bla bla, vou dividir o post em alguns blocos (vai pulando aí o que não achar interessante, rsrsrs):
Na 1ª prova ainda bem gordinho

De Obeso Mórbido a Corredor

A minha história não é muito diferente da de outros corredores. Quem acompanha o blog há mais tempo sabe que sou um ex-obeso mórbido. Há pouco mais de dois anos eu pesava 150kg e correr uma meia maratona era algo que nunca imaginaria. Uma simples caminhada de 10min já era muito difícil. Quando decidi mudar de vida, rapidamente perdi muito peso. Foram 50kg em um ano.

No ano passado comecei a correr. O início foi nos 5km, e aos poucos fui aumentando as distâncias. Os treinamentos passaram a ser mais sérios e quando vi já estava apaixonado pelo esporte e pelo universo das provas.


O treino de luxo - Golden Four Asics 2012 Brasília

Como foi difícil parar com 13km de prova
A empolgação com as provas me fez participar no ano passado de 33(!!!), isso porque comecei a correr somente no fim de março. 

Tanta sede ao pote, e o treinamento sem orientação, me redeu uma pequena lesão no tendão. A ideia de correr a 1ª meia maratona na G4Asics Brasília 2012 não seria mais possível. Comecei a correr com o Grupo Personal e os treinadores me alertaram sobre a falta de volume e pouca estrutura física para suportar a distância.

Mas, eu estava tão afim de participar da prova, que decidi fazer um treino de luxo no evento. Corri 13km e fiz o resto do percurso caminhado - Tempo 2h41m55s.
Foi legal participar, mas fiquei com aquele gostinho de quero mais (veja aqui o relato completo).


A ESTREIA - Golden Four Asics 2013 Rio de Janeiro

Correr no Rio foi bom de mais
Os primeiros 21km correndo de ponta a ponta foram em abril desse ano. Novamente na Golden Four Asics, mas agora no Rio de Janeiro. Foi uma experiência única. Me emociono até hoje quando leio o relato que escrevi na época.

Além da estreia nos 21km, foi a primeira prova que corri "sozinho". Até aquele dia corrida para mim era sinônimo de festa com os amigos, sempre tiveram outros correndo a prova junto. Coube a minha esposa a tarefa de, ao final da prova, suportar o marmanjo aqui todo emocionado e falando o tempo todo sobre a corrida. 
Concluí em 1h49m13s. E, além da medalha, ganhei um beijo da esposa para comemorar .

Em 2013 a Paixão pelas Meias:
Após a Golden do Rio tive certeza que minha prova preferida era a Meia Maratona. Correr 21km é uma experiência muito bacana, é uma prova que exige estratégia, não dá para correr no seu máximo o tempo todo, como fazemos nos 5 ou 10km. Participei do K21 em Pirenópolis que foi mais caminhada do que corrida. Depois consegui melhorar o tempo na distância correndo a Meia de Floripa. Tive ainda os 25km da Maratona Ecocross, onde mais uma vez caminhei bastante. E, por fim, veio a Meia de Buenos Aires, onde fui no Run For Fun, viajei com os amigos para conhecer a cidade e ainda nos divertimos correndo 21km. Para quem ainda não participou de uma Meia Maratona, recomendo muito. Com o treinamento certo pode ter certeza que você será feliz com a experiência.

Golden Four Asics Brasília 2013 - a Expo:
Foto Bruno Salles / Boliche - do Álbum da Asics
Tenho que confessar: Sou muito fã do Circuito Golden Four Asics. Acho a proposta do evento muito bacana e reconheço um cuidado especial dos organizadores ao proporcionar uma prova impecável.

O evento de entrega dos kits foi uma ótima oportunidade para rever amigos. E ainda aproveitei para comprar um tênis na feira, usando um desconto dado a quem doava um tênis velho no stand do Banco Santander.

Fiquei quase o dia todo na Expo, saí só para almoçar e para buscar um amigo no aeroporto. Aliás, parabéns ao Nelton Araújo pela palestra sobre o percurso, ele parecia saber mais de Brasília do que nós que somos daqui (rsrs).


A minha participação – km a km 
(algumas pessoas me falaram que gostam do relato com detalhes, sempre separo o detalhamento nessa seção do post. Caso não goste pule para o resultado, um pouco mais abaixo)
Momentos antes da largada
Bom pessoal, depois de muito bla-bla-bla, vamos ao relato da corrida. A Golden Four é aquela prova que você sente uma certa tensão nos corredores antes da prova. Muitos estavam ali em busca do seu RP (recorde pessoal). Era o meu caso também.

A previsão de tempo era de uma manhã com temperatura amena e céu nublado. Mas, São Pedro não ligou muito para os planos de quebra de recorde da galera, e decidiu mandar um domingo de céu azul, sol forte e um pouco de vento. Não estava tão quente, mas o friozinho do ano passado ficou só na saudade.

Fui para a prova com três planos:
  • Plano A - Sub1h45m - Iria me segurar um pouco no início, tentar correr bem no eixão e soltar as pernas na descida final.
  • Plano B - Sub1h40 - Pelas minhas projeções, e usando outras provas como referência, achei que daria para buscar essa marca. A ideia seria sentar a bota a partir dos 15km - Esse plano contei para poucos.
  • Plano C - Sub1h47 - Dessa vez não queria só participar. Melhorar o RP da meia de Floripa seria o mínimo. Se não viesse pelo menos o recorde, confesso que ficaria muito chateado. 
3km - Ainda inteiro
Na hora da saída desejei boa sorte para os amigos e fui  procurar um bom lugar para largar. A Praça do Buriti estava lotada de corredores, Pelo o que eu soube foram algo em torno de 3.700 inscritos. Apesar da quantidade de gente e do pessoal não respeitar muito as separações por ritmo, a largada foi tranquila, passei pelo portal com 1m10s.

O começo no Eixo Monumental, uma avenida bem larga, facilitou a cada um buscar seu ritmo no início.

Com o "plano A" na cabeça tentei aproveitar a descida inicial, mas sem forçar muito. Na entrada do Eixão Sul, peguei a única subida mais íngreme da prova, uma rampa de uns 100m. Passei bem pela subida e pela placa de 3km. Fui até mais rápido que o planejado. Até ali estava com 13m46s.

Conheço muito bem o percurso da prova, já participei de várias provas por ali e ainda tinha feito um treino por lá uns 20 dias antes. Então, sabia que era no Eixão que definiria meu resultado. Os quase 6km da ida são em leve descida, mas se eu forçasse muito o ritmo não conseguiria fazer bem a volta. Fui controlando as passada pela sensação de esforço. Cheguei a ver um pouco à frente os marcadores de ritmo que levavam o pessoal que fecharia a prova em 1h40, pensei em segui-los, mas achei melhor continuar no "Plano A" por enquanto.

15km - Ensaiando uma acelerada
Chegando na placa de 9km, pouco após o retorno do Eixão, e com 43min de prova, começaria a parte difícil. A volta não chega a ser subida o tempo todo, mas se você errar no ritmo e ir muito rápido pode ficar sem pernas para o fim da prova. No posto de hidratação tomei um gel e fui correndo como dava.

Perdi um pouco a concentração no começo da volta, pois ficava olhando muito para o outro lada da pista. Tinham vários amigos correndo e fui tentando achá-los no meio da multidão. Minha volta do Eixão acabou não sendo muito boa, fiz um pace médio de uns 5:12/km nesse trecho. Na saída do Eixão, passei pela placa de 15km com 1h14m.

Ao passar pela Catedral, ensaiei uma acelerada para ver se seria possível passar para o "Plano B". Mas, na mesma hora percebi que não rolaria. Era melhor tentar garantir o sub1h45. Corri a descida da Esplanada dos Ministérios mais solto, não forcei muito até porque não dava. Ao passar pela Praça dos Três Poderes comecei a fazer as contas. Estava uns 30seg adiantado.

18,5km - Cadê minhas energias? 
Porém, os últimos kms foram complicados. Lá pelos 18,5km tinha uma pequena subidinha, ao passar por baixo de um viaduto, que me deixou quase sem energia. Fiz força, mas não conseguia mais acelerar. Aí comecei a escutar um pessoal que vinha de trás, gritando e incentivando. Achei estranha tamanha animação naquela altura da prova, mas eu estava tão cansado que não tentei olhar pra trás.

Meu ritmo caiu e aos poucos algumas pessoas me passaram. E aquele pessoal animado que vinha gritando chegou mais perto. Quando passaram por mim entendi a causa da "gritaria". Eles eram um casal de marcadores de ritmo. Iam levando a galera que queria fechar a prova em 1h45m.

Na hora que vi os coletes bateu um certo desespero. Eu tinha certeza que estava pelo menos uns 30seg adiantado, não era possível que iria "morrer na praia". Eles passaram e abriram uns metros de distância. De longe vi que, aos poucos, os pacers se separaram. A moça que corria puxando uns balões acelerou um pouco. Mesmo tentando não conseguia acompanhá-los. Só depois percebi que na verdade ela estava marcando o ritmo para fechar em 1h45 no tempo bruto.

Eu já estava ficando desanimado, mas ao chegar à placa que indicava que faltavam 500mts, vi o Gegê, meu treinador. O cara vinha de uma semana puxada de trabalho e ainda está no meio de um treinamento firme para uma prova de 50milhas que iria participar.Mesmo assim, correu a prova conseguindo cravar 1h30m. Ele pegou a medalha e voltou para dar força aos alunos que ainda estavam correndo. Quando escutei o Gegê gritando meu nome e falando para eu acelerar, não sei de onde veio a força extra, mas fui. Cumprir a ordem e acelerei

Passei vários corredores que tinham me passado, inclusive o marcador de ritmo. Entrei na reta de chegada gastando o restinho de energia que tinha. Atravessei pelo portal pulando e gritando, (saiu até um palavrão, rsrs).

 "EU CONSEGUI!!!!"


Veja aí, no finzinho do vídeo, eu chegando logo após a menina com os balões

RESULTADO

1h43m59s - Não tinha como eu ficar mais feliz. O "Plano A" foi realizado com sucesso (o "B" acho que era loucura, mas vamos tentar ano que vem )

Assim como no Rio, foi emocionante. Passando a linha de chegada e, depois de receber os cumprimentos de algumas pessoas que estavam ali na dispersão, lá estava minha esposa me esperando no alambrado, novamente ela me recebeu com um beijo. Pronto o ciclo estava fechado.




AMIGOS

Festa boa tem que ser com os amigos né! E nessa prova a galera foi em peso, vejam aí algumas fotos:


Galera tietando o Adriano Bastos na Expo

Amigos do Run Forrest Run  - A próxima meta com essa turma será a Maratona de Porto Alegre

Gegê e a foto mais bacana da Expo. No dia seguinte o cara voou também na pista

Silvestre do Correr é Pura Paixão - amigos virtuais virando amigos reais

Do blog Estrupícius Radioativus e do podcast Por Falar em Corrida - espero que tenha gostado Enio


Os amigos dos Kaymbras do Cerrado - Desculpem minha falta na comemoração pós prova galera



Galera do Grupo Personal DF. Muitos estreando na distância e todos muito felizes com a prova. Parabéns amigos


Ciclo Fechado

Então é isso pessoal, o ciclo está fechado. O que começou com um treino de luxo no ano passado, agora termina com um Recorde Pessoal muito suado e muito comemorado. E que venham novas metas. Desculpem mas uma vez o post enorme, mas tinham muita coisa para botar para fora .

Abraços a todos



Ps.: E para aqueles que conseguiram chegar até aqui e ainda quiserem ler mais sobre a Golden Four Asics Brasília, vejam aí os relatos de alguns outros blogs:
A MAGIA DA GOLDEN FOUR ASICS -- por Caique do "E aí Corredor"
A impecável Golden Four Asics Brasília - 2013 -- por Dionísio Silvestre do "Correr é pura paixão"
Meia-Maratona Golden Four Asics Brasília 2013 -- por Rodrigo Augusto do "Corredor de Rua MS"
03/11/2013 - Golden Four Asics BSB -- por Corredor Anônimo do "O Corredor Anônimo"
Correndo na Capital, Golden Four Asics Brasília -- por Antonio Colucci do "Colucci e as Corridas"
Golden Four 2013 - Etapa Brasilia -- por Dalton Ferreira do "Esportes Cuiabá"
Asics Golden Four Brasília 2013: O que dizem os números? -- por Nilo Rezende do "Companheiros de Corrida"
Golden Four ASICS Brasília -- por Enio Augusto do "Estrupícius Radioativos"
Golden Four Asics Brasília 2013 - A Prova -- por Roberto Sinay do "Corredores de verdade"
Golden Four Asics Brasília, os 21km da Asics -- por Drica Peixoto do "Correndo na Viagem"
2 finais de semana 2 provas – G4 e 110 anos do Atletismo Esperia -- por Yeda do "Blog de uma corredora"

23 comentários:

  1. Parabéns! Um dia quero fazer esta prova. Parece mesmo boa para recordes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito boa mesmo Adolfo. Mas, acho que a etapa de POA reuni mais características que contribuem para o recorde. Principalmente por ser plana e com clima mais frio.

      Abçs e obrigado pela visita

      Excluir
  2. Sempre se superando Danilo, parabéns por mais esse ciclo completado. E tenho certeza que já está preparado para os próximos... Bons treinos e boas corridas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Samuel! Sim estou com novas metas em mente. Já já posto por aqui. Bons treinos e corridas para você também.

      Abçs

      Excluir
  3. A busca pela perfeição nunca termina.
    Belo relato.
    Belo tempo. Parabéns! Só te vi na largada e em alguns momentos da corrida, a camisa laranja hehe.
    Eu só não gostei da subida que você alertou. Depois dali minha prova não rendeu mais nada, nem as descidas.
    Mas foi tudo como você falou. Guia perfeito. Gostei muito. Voltarei, com certeza (quando puder).
    Parabéns pelo recorde!
    A luta continuaaaa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Enio! Foi um evento muito bacana. A subida do eixão é trecho realmente muito complicado da prova. Espero que quando volte tenha mais tempo para um treino.

      Abçs

      Excluir
  4. Danilo, sensacional....arrebentou de novo....ano que vem estarei em Brasilia com certeza...um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Runner,
      Vem sim, tenho certeza que vai gostar muito da prova, vale a pena.

      Abçs

      Excluir
  5. Chorei muito irmao lendo seu relato!! Li todinho. Suas palavras relatam a paixão que vc tem por esse esporte. E me da a sensação de que tudo é possível quando queremos muito algo, um querer que vem lá de dentro! Parabens pela conquista ! Muito lindo ver essa história de superação, que orgulho tenho de vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Di. Fico muito feliz com seu comentário. Saiba que palavras assim são como combustível para minha motivação.
      Você também é uma guerreira e orgulha muito nossa família.
      Bjão

      Excluir
  6. Danilo,

    Sensacional a postagem, parecia que eu estava correndo novamente a prova!!!

    É emoção a flor da pele o tempo todo, parabéns guerreiro pela firmeza de propósito nesse pouco tempo de corrida, pela evolução na qualidade de vida, pelo novo RP nos 21 Km.

    Na véspera da prova, quando acessei o "Confissões de um Confessor" tive a grata surpresa de assistir aquele vídeo motivacional e acabei contaminado pelas suas palavras de muita garra.

    Obrigado Danilo, a sua alma guerreira vem nos ensinando muito sobre motivação e superação.

    Ultra abraço e que venham novos desafios!!!

    Dionisio Silvestre
    http://correrpurapaixao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Dionisio, obrigado pelas belas palavras!
      A Golden Four já foi muito boa pela prova em si, e pelo recorde que alcancei. Mas, foi melhor ainda pelos encontros virtuais e, no nosso caso, real também.
      Desejo bons treinos e sucesso para você nas próximas metas.
      Abraços

      Excluir
  7. Obrigado Danilo pela visita ao meus blog. Parabens pelo ótimo tempo e espero que possa um dia aparecer aqui em Cuiaba para participar de uma corrida conosco. Abraço, dalton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dalton, obrigado pela visita também. Esse ano quase fui aí em Cuiabá para participar de uma etapa do Circuito Cross Parques. É um circuito aqui de Brasília que teve uma etapa por aí. Tenho parentes que moram por aí, quando for visitá-los com certeza pretendo aproveitar para participar de uma prova.
      Abçs e bons treinos

      Excluir
  8. Parabéns Danilo, pelo excelente tempo, pelas superações e pelo post!
    Sempre me emociono lendo relatos de maratonas e meia maratonas!
    Senti muito por não ter podido correr a Golden 4 esse ano, seria a minha 3a meia.
    Mas ano que vem certeza que correrei!
    Abraço e bons treinos,
    Dani.
    Blog Dani Corredora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani, obrigadão foi um evento muito legal, pena você não ter podido participar. Ano que vem vou tentar ir nas 4 etapas.

      Abçs e bons treinos

      Excluir
  9. E aí Danilo Confessor, muito bacana seu blog e que maravilha de prova, pelo que entendi passar de 1h47 para 1h43 é mto bom !!! recompensa de todo esforço.

    Quanto à prova, ela é traiçoeira, ela convida a todos para o RP, mas quem vai seco na descida inicial pode se dar mal lá para frente.

    Valeu pela indicação de leitura desta prova no nosso blog !!! vamos seguir conversando.

    Abração

    Rodrigo Augusto
    corridaderuams.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadão Rodrigo, foi um recorde conquistado com muita luta, conseguir baixar dos 1h47 para 1h45 era minha meta. Sobre a prova, você tem razão, o percurso é traiçoeiro. Eu ainda acho que uma prova plana num clima mais frio é melhor pra fazer recordes. Mas, é muito legal soltar as pernas nas descidas também. Para o ano que vem vou tentar treinar mais na altimetria da prova.

      Bons treinos e boas provas para você

      Abraços

      Excluir
  10. Muito massa Danilo.
    Pode ter certeza que o incentivo do Gege foi fundamental. Sempre temos um estoque guardado e aquele incentivo nos ajudam a usar esse estoque.
    Estou super feliz contigo, meus parabéns e que venham muitas outras conquistas como essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Luiz,
      Pois é, no fim da prova quando achamos que não tem mais energia sempre tem algo ainda pra dar né. O Gegê realmente apareceu na hora certa.
      Abraços e ótima estreia para você no domingo.

      Excluir
  11. Olá Danilo, foi muito bom ter passado por aqui para conhecer um pouco de sua grande história de superação!
    Quero aproveitar para lhe dar os parabéns pelo blog. Li a matéria sobre a Golden e pude entender o que significou você ter alcançado a marca de 1h43min nesta prova.
    Tenho certeza que, aquilo que você estipulou "sigilosamente" como o seu "Plano B" está muito mais perto de ser alcançado do que podemos imaginar.
    Agora, o que mais me chamou a atenção mesmo foi a sua história de vida e os depoimentos de superação. É mesmo de arrepiar!
    Espero poder conhece-lo pessoalmente em breve!
    Continue firme na corrida!
    Um grande abraço e, mais uma vez, Parabéns!
    Nilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilo, obrigado pelos elogios. O plano "B" com certeza vai virar plano "A" no ano que vem =)
      Estou sempre procurando provas diferentes e gosto muito correr em Goiânia. Com certeza iremos nos "esbarrar" por aí. Manterei contato.
      Abração

      Excluir
  12. Danilo,
    Felicidade maior que esta talvez não há, pelo menos para um corredor. Parabéns, amigo. Estou muuuuuito orgulhosa de ti. Belo tempo!! Só alegria...
    Abraços e bons km's.
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...