"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

sábado, 30 de novembro de 2013

Há vida após a prova alvo - Circuito de Corrida SESP Etapa Gama

Em 17 de novembro aconteceu aqui em Brasília a 3ª etapa do Circuito de Corrida SESP. A Secretaria de Esporte do Governo do DF lançou esse circuito com a proposta de fazer 6 provas com inscrições gratuitas, mas limitadas a 1.000 pessoas.

Essas corridas são preparatórias para a Corrida de Reis, que para 2014 promete bater todos os recordes de inscritos.

Dessa vez a corrida foi no Gama, cidade satélite distante uns 40km do Plano Piloto. Já contei aqui no blog que correr no Gama é especial para mim, pois vivi toda minha infância e adolescência na cidade. Essa foi a 4ª prova que participei por lá. E dessa vez corri forte nas ruas do Gama.



O Evento teve como tema a campanha "Novembro Azul" que alerta a população sobre a prevenção ao Câncer de próstata. Foi uma prova simples, mas bem organizada. O kit, entregue no dia da prova mesmo, mediante a doação de 1kg de alimento, foi composto de camiseta, número de peito e chip descartável. E o kit pós prova foi um suco de caixinha, água, frutas, uma bananada e a medalha.

Parte dos Kaymbras marcando presença no Gama
Corrida no Gama é garantia de encontrar com os amigos dos Kaymbras do Cerrado. Como sempre fizemos a festa na ruas da cidade.

O percurso foi o mesmo de sempre, em volta do Setor de Industria da cidade. Começa com uma longa subida, aí vem uma parte meio plana, depois 1,5km de descida e o fim em subida novamente. Dá um pouquinho mais que 5km. Quem se inscreveu para os 10km deveria dar duas voltas. É um percurso um pouco difícil.


MINHA PARTICIPAÇÃO
(e não é que veio um recorde!!!)

Depois de uma semana com treinos em SP onde priorizei o volume, decidi dessa vez investir na intensidade. Já fazia algum tempo que não forçava o ritmo. Queria testar o condicionamento nos 5km.

A largada às 9h, mesmo com céu nublado, foi sob clima quente e abafado. A chegada seria num portal na entrada do Centro Olímpico da cidade, mas começamos a prova na pista ao lado, sem portal mesmo. Com isso a prova teria apenas o registro do tempo bruto.

Decidi tentar largar o mais a frente possível, mas não fui na estratégia kamikaze. O 1ºkm foi no meio do bolo de corredores, tentei manter um ritmo constante na subida, o tempo foi ótimo (4m15s). Durante a o 2ºkm a subida constante me fez perder um pouco a velocidade (4m27s), mas eu ainda estava confiante. Passei pelo 1º posto de hidratação pegando água só pra me molhar mesmo.

Na parte plana da prova achei que conseguiria acelerar, mas o 3ºkm foi o mais lento (4m28s). Durante essa  parte uns 5 corredores passaram por mim, nem tentei acompanhá-los. Mas, quando veio a descida, já durante o 4ºkm, voltei para o ritmo do início (4m15s). Tentei melhorar a postura e aumentar as passadas. Com essa melhora fui retomando as posições.

Um pouco antes da subida que finalizava a prova, passei pelo 2º posto de hidratação, dessa vez bebi pelo menos a metade da água e me molhei com o resto. Era hora de gastar toda a energia que restava. Na subida ainda vi corredores diminuindo o ritmo, alguns deles iriam iniciar a segunda volta. Fazendo bastante força, consegui repetir no 5ºkm o mesmo ritmo do 1º (4m15s, novamente). No meu relógio foi 21m40s na marca dos 5km.

Mas, a prova não tinha terminado. Consegui passar mais um corredor nesse finzinho, mas o sprint foi um pouco fraco, eu já estava no meu limite. Concluí a prova com 22m16s, meu novo recorde pessoal.

No registro de GPS o percurso deu 5,16km e o tempo 4seg a menos

Eu e a Rosy parabenizando a Vânia por mais um troféu
Os resultados estão disponíveis no seguinte link. Fiquei em 22º de 193 homens que concluíram a prova de 5km.

Na prova principal, a de 10km (e "vários" metros), nossa comemoração ficou por parte do 1º lugar no geral feminino para a Vânia, minha amiga e colega de treino no Grupo Personal DF. Ela mandou super bem e ganhou a prova com folga. Parabéns Vânia.

Bom pessoal é isso aí! Mais uma vez foi muito legal correr no Gama. Com recorde então, melhor ainda .

Abraços e um bom fim de semana a todos


Ps.: Continuarei com os posts até "zerar" as pendências de novembro.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...