"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Fim de semana no esporte - SUP, Funcional e Corrida na BR

Olá amigos! Depois de um mês longe do blog quero começar esse post desejando um

  FELIZ 2014 A TODOS 

Pois é, o ano começou um pouco atrasado aqui no “Confissões de um Confessor”, né.

Para falar a verdade, durante o mês de janeiro fiquei repensando sobre a continuidade do blog. Alguns fatores me ajudaram a decidir continuar. Prometo explicar os motivos em outro post. Aliás, estou devendo vários posts. Participei de provas e treinos bacanas nos últimos meses que ainda valem a pena serem registrados por aqui.

Mas hoje o assunto é outro, quero contar para vocês como foi começar fevereiro num fim de semana de muito esporte, diversão e superação.


SABADÃO NA ORLA VOCENOESPORTE

Quem acompanha o blog há mais tempo sabe que faço treinamento funcional com foco em fortalecimento e prevenção de lesões na Orla Vocenoesporte, um projeto do meu meu amigo e treinador Murilo Uessugue. Nesse sábado tive a oportunidade de participar de um aulão de SUP (stand up paddle) com  um campeão da modalidade, o Rafael Maia.

A prática do Remo em Pé tem se tornado febre aqui na cidade e, pelo que tenho notado, em todo Brasil. Realmente é uma atividade muito divertida e, segundo o Murilo, ainda traz benefícios interessantes, inclusive para corredores. O SUP é um esporte aeróbico que pode complementar a corrida trabalhando principalmente força, equilíbrio, concentração, e a musculatura do abdômen, das costas, dos braços e até das pernas. Além de ajudar a melhorar a postura e nos conectar de uma forma especial com a natureza.

A aula de sábado foi ótima. Inicialmente a turma recebeu todas as instruções de segurança, conheceu os equipamentos e tipos de pranchas e recebeu algumas demonstrações da técnica. Tudo isso ainda fora da água. Aprender com quem realmente entende é outra coisa. Valeu Rafael!!!

Depois foi hora de cada um escolher sua prancha e entrar no lago. Eu caí algumas vezes na água até pegar o jeito . Mas até isso foi legal, pois o calor estava forte na manhã ensolarada de sábado. Já remei de caiaque algumas vezes lá na Orla, mas a sensação de liberdade ao flutuar em pé sobre o lago é muito mais bacana.

Bom pessoal, para quem quiser experimentar basta entrar em contato com a galera da Orla Vocenoesporte  e agendar uma aula com o Rafael. Adianto que vale muita a pena. Lá eles também alugam pranchas e todo o material para a prática segura do esporte. Dica: Fala que ficou sabendo da aula aqui pelo blog que ainda pode rolar um descontinho. Aproveita e curte também a fanpage no facebook para ficar sabendo de próximos eventos: https://www.facebook.com/vocenoesporte .

Ah! E antes que eu esqueça, após a aula de SUP ainda aconteceu o já tradicional DESAFIO FUNCIONAL. É uma aula em grupo, onde todos se divertem em um circuito executando exercícios funcionais. O desafio é uma atividade recreativa, gratuita e aberta a todos. Acontece nos sábados às 10h30. Basta agendar com a galera também.

Alongamento no Desafio Funcional - Foto Alex Seabra


MADRUGADA DE DOMINGO NA BR060


Para completar o fim de semana com chave de ouro, participei com mais 4 amigos de um treino para uma prova que só pelo nome já dá para ter uma ideia do que vai ser: 

4º Desafio 200k Brasília - Goiânia da Solidariedade

É isso mesmo pessoal, trata-se de uma corrida de revezamento onde teremos que correr os 200Km que ligam Brasília à Goiânia. A prova é organizada pela Endurance Run, a largada será na noite de 22 para 23/fev. Tem como objetivo arrecadar fundos e materiais esportivos para ESCOT - Escolinha de Atletismo Talentos na Ruas (www.escot.org.br).

Serão 15 equipes participando (11 com dez corredores e 4 com cinco).

Esse desafio promete ser  muito divertido. Além da galera da nossa equipe, tenho vários amigos nas outras.
116km de muito sobe e desce

Participo da equipe do Grupo Personal DF juntamente com o Edimar, o Éric, o Gesiel e o Thiago. Nós decidimos fazer esse treino simulando parte da prova. O objetivo era avaliar nossa performance correndo num horário bem diferente do usual, fazer um reconhecimento de parte do percurso e testar os equipamentos de segurança.

Fizemos 14 dos 24 trechos previstos para o dia da prova. Corremos do Estádio Nacional de Brasília até o Restaurante Jerivá, próximo à cidade de Abadiânia, totalizando 116km.

Foi um treino muito bom. Cheguei a fazer 3 dos 4 trechos que estão reservados para mim no dia da prova. Foi bom para entendermos o que teremos que enfrentar. Eu diria que serão basicamente 3 grandes dificuldades:

  • Altimetria desafiante em alguns trechos;
  • Muito calor após as 9h da manhã;
  • e, a maior de todas, que é saber dosar o ritmo para conseguir se recuperar entre um trecho e outro.
Valeu amigos!!! Foi uma bela previa do que enfrentaremos

Porém, não são as dificuldades que marcam um revezamento como esse. Na verdade, pelo simulado já percebi 2 coisas marcantes: 
  1. A beleza do cerrado, principalmente ao amanhecer; 
  2. e, principalmente, a união entre os participantes. 
Que venha o grande dia (ou madrugada, largaremos à meia-noite)

Éric contemplando o amanhecer na BR060


Bom pessoal é isso aí. Foi ou não foi um fim de semana agitado?


Abraços a todos - estou muito feliz de voltar a postar no blog.

9 comentários:

  1. Oi, Danilo.
    Feliz 2014!
    Eu tirei um mês de férias e voltei a postar no blog apenas ontem. Estamos na mesma vibe. São muitas redes sociais e pouco tempo para administrar. Estou numa fase de menos é mais, sabe amigo. Mas, continuo apaixona pelo que faço. Só resolvi que precisa de equilíbrio.
    Ainda bem que te achei no IG e já estou conferindo as novidades por lá. Demais as suas provas. 2014 começou com tudo. Parabéns!
    abraço e bons treinos
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Helena!!! Muito boa essa sua filosofia de "menos é mais". Estou precisando seguir essa ideia também .

      Abrçs

      Excluir
  2. Baita início de Fevereiro, Danilo!
    Arrasou :)

    Eu tenho vontade de experimentar Stand Up Paddle, mas não conheço nenhum empresa aqui próximo.
    Nossa, adorei essa corrida, gosto dessas coisas desaviadoras :) Tenho certeza que irão arrasar!
    Conheço o trajeto só de carro e é lindo!

    Beijos
    Poli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O SUP é muito legal mesmo Poli, vale a pena tentar achar.
      Pois é o desafio vai ser grande. Pelo treino que fizemos semana já percebi que a recuperação depois da prova será demorada.
      Abçs

      Excluir
  3. Danilo, blz?
    Surgiu uma vaga na minha assessoria e vou encarar o desafio. Vc pode me mandar um mail pra gente trocar uma ideia, aproveitando que vc fez o simuldo? fh.m@icloud.com
    Complementando, sempre pratico SUP, onde vc fez eles alugam normalmente tb? É realmente muito bom e ajuda mto na percepção e controle corporal, hoje nao caio mais, até me surpreendi.

    Abraço

    Fernando / fhmartins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando. Que legal que você vai participar também.
      Esse desafio será muito bacana. Se prepara que correr na BR é complicado. Vou te mandar um email para trocarmos ideia.
      Sobre o SUP lá na Orla, eles alugam sim. Se você já souber remar legal, é só ligar lá para reservar uma prancha.

      Além do aluguel, você também pode contratar aulas com o Rafael, o cara é muito fera.
      Abçs

      Excluir
  4. Feliz Ano Novo!
    Bom ler seus texto e me inspirar a continuar na luta.
    Qualquer dia apareço nesse desafio funcional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Simone, pode ter certeza que você foi uma das pessoas que mais me animaram a continuar com o blog.
      Sobre o desafio, aparece sim. Me avisar quando você for, para eu ir também.

      Abção

      Excluir
  5. Funcional é maravilhoso, amigo, eu gosto muito de fazer. O SUP, por aqui, também, tem sido um modismo ... Ainda não me atrevi a fazer rsrs ... (tenho medo de água, sou traumatizada ...). Não esquenta, amigo, quando der, a gente vai se lendo, não é mesmo ? Beijo, boa semana pra ti.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...